segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Eleições PED/PT/2009: a bem da verdade

Algumas deduções já podem ser tiradas do resultado do processo de eleições diretas do PT/MA para a escolha do novo presidente da legenda no Estado.

1) Nunca houve antes na história dos PED’s do PT/MA ingerência externa tão grande como aconteceu agora em 2009. O governo biônico de Roseana Sarney fez de tudo um pouco para influenciar no resultado do pleito: ameaças de paralisação de obras e suspensão de convênios com municípios dirigidos por prefeitos petistas; promessa de cargos, obras e benesses para prefeitos, vereadores e militantes históricos do PT; e ameaças de cortes de municípios em programas sociais mantidos pela União.

2) No 1.° turno das eleições Augusto Lobato recebeu o apoio de sete dos nove prefeitos petistas eleitos em 2008. No 2.° turno apenas dois destes sete prefeitos mantiveram o apoio a Domingos Dutra e Augusto Lobato e os outros cinco prefeitos admitiram que não conseguiram agüentar a pressão exercida pela Governadora Sarney, o deputado federal Washington de Oliveira e Raimundo Monteiro. Um desses prefeitos disse chorando ao deputado Domingos Dutra que Roseana chegou a retirar do município as máquinas que faziam uma estrada de 12 km, sonho antigo daquela população e uma das principais promessas da campanha petista em 2008.

3) Monteiro não pode esquecer que seu grupo não possui o apoio da maioria dos delegados, que é quem vai decidir o destino político do PT em 2010. Os grupos de oposição à coligação com Roseana Sarney elegeram 95 delegados, enquanto os apoiadores de Monteiro só elegeram 80 delegados.

4) Washington nunca conseguiu se eleger deputado federal pelo PT.

4.1- Em 1994 o PT se coligou a Jackson Lago do PDT e elegeu Domingos Dutra deputado federal, ficando Oliveira na 2.ª suplência;

4.2- Em 1998 Washington não quis se coligar com o PV de Pedro Celestino e faltaram 5 mil votos para o PT alcançar o quociente eleitoral e eleger um deputado federal. Naquela eleição, Domingos Dutra foi candidato a governador pelo PT;

4,3 - Em 2002 mesmo com o advento da maré vermelha nas capitais, Washington teve cerca de 53 mil votos, sendo 22 mil em São Luís e ficou na 1.ª suplência na coligação que elegeu Domingos Dutra, Remi Trinta e Terezinha Fernandes. Depois só assumiu o mandato de deputado por algum tempo quando o governador José Reinaldo Tavares, a pedido do senador José Sarney dividiu a Secretaria Estadual de Saúde em duas bandas e entregou uma delas para Remi Trinta administrar; e

4.4 – Em 2006 Washington aumentou sua votação de 53 mil para 62 mil (diminuiu a eleição em São Luís de 22 mil para pouco mais de seis mil votos), mas amargou novamente a 1.ª suplência na coligação que elegeu quatro deputados federais: Flávio Dino (PC do B). Domingos Dutra (PT), Waldir Maranhão (PSB) e Ribamar Alves (PSB). Mais uma vez Washington só assumiu a Câmara Federal porque sua nova aliada, a governadora biônica Roseana Sarney nomeou o ex-reitor da UEMA, Waldir Maranhão, eleito em 2006 pelo PSB e hoje no PP, para secretário de Ciência e Tecnologia;

Agora em 2010, Washington acredita piamente de que será eleito diretamente no 1.° turno das eleições. Eu também acho que ele tem boas possibilidades de ser eleito, mas só numa situação específica.

Se ele levar o PT a fechar uma coligação de esquerda com o PC do B, PSB e PCB, apoiando a candidatura de Flávio Dino a governador do Estado. Bastaria um simples acordo de Dino e Oliveira para o deputado Rubens Pereira Júnior ser candidato novamente a deputado estadual pelo PC do B e Flávio lançaria Washington como seu candidato a deputado federal. Numa frente de esquerda Washington resgataria toda sua história política de esquerda e com certeza seria muito bem votado.

Mas se Oliveira for encantado pelas promessas de Roseana e de José Sarney, ele afundará o PT de vez no Maranhão levando-o a coligar-se com a oligarquia opressora dos Sarney’s, responsável histórica pela situação de doença, fome, analfabetismo, miséria, falta de terra e desemprego que atinge o povo trabalhador do Maranhão.

Washington não tem mais idade e nem falta de juízo e raciocínio para acreditar nas promessas sarneysistas e tem a plena consciência de que em sua vida partidária recente ele só teve ônus por defender as posições políticas nacionais equivocadas do PT de Lula e José Dirceu.

Os dois só têm olhos para a questão nacional e da perpetuação petista no poder, sem se importar com a dura realidade maranhense.

Chegou a hora de Washington repensar sua vida de militante. Ele mora e vive no Maranhão e é aqui que ele faz política 24 horas por dia.

Despojado das questões materiais como Washington é, ele agora deveria pensar um pouco no seu papel histórico no Maranhão.

O secundarista revolucionário da década de 60 no Ceará, companheiro de Dower Cavalcanti na preparação da Guerrilha do Araguaia; passando pelo caminhoneiro clandestino das estradas maranhenses na década de 70; ao dirigente estadual do PC do B e da organização Maurício Grabois do final dos anos 80 junto comigo e os nossos amigos Bartolomeu, Luciane e Ricardo; ao dirigente estadual do PT das décadas de 90 e do século XXI, não posso acreditar que seu espírito revolucionário tenha sido substituído pelo pragmatismo inconsequente do PT, que quer preservar o poder a qualquer custo para continuar garantindo lucros exorbitantes aos banqueiros; posições de destaque mundial do agronegócio concentrador de terra; e a continuidade de poder político para José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Fernando Collor e outras figuras tarimbadas da classe política mais reacionária e conservadora do Brasil.

Com certeza absoluta não foi esse Washington Luís de Oliveira que eu conheci e aprendi a respeitar como homem, político e irmão.

Aproveitando este texto que é uma espécie de desabafo, a bem da verdade, quero registrar ma informação que só foi confirmada ontem à tarde.

No 1.° turno do PED/MA em Bacabeira o candidato Bira do Pindaré obteve 139 votos contra 20 dados a Raimundo Monteiro e zero para Augusto Lobato.

O líder do PT naquela cidade é o militante Lourenço, que também militou no PT do bairro do Anil, na capital.

No segundo turno das eleições do PT, o candidato derrotado Bira do Pindaré foi à Bacabeira pedir apoio dos petistas de lá para a candidatura de Lobato, mas os petistas da cidade já tinham se reunido e decidido votar em Monteiro no 2.° turno.

Um militante de Bacabeira me disse pessoalmente pelo telefone ontem que os petistas daquela cidade tinham apoiado Lobato para deputado estadual antes e a relação não terminou bem.

O resultado de 172 votos para Raimundo Monteiro contra um dado a Augusto Lobato foi uma decisão majoritária e soberana dos petistas de Bacabeira.

Isso não significa, de maneira alguma, que a eleição de Monteiro foi legítima, devido ao uso escancarado da máquina do governo estadual para corromper mentes e corações petistas, principalmente nas cidades dirigidas por prefeitos petistas.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog e anexei o seu a minha lista de blogs

    ResponderExcluir
  2. Prezado Companheiro,

    Verifiques novamente este pensamento que a candidatura do Rubens Pereira depende de acordos e vontades externas.
    Tenho acompanhado a trajetória do Deputado como profissional de marketing e assessor parlamentar e somente tenho testemunhado a sua coragem e independência nos caminhos a serem seguidos.

    ResponderExcluir