Estava assistindo a TV Mirante hoje depois do almoço, quando fui surpreendido por um VT de um sindicato de trabalhadores do serviço público maranhense.
O VT foi uma espécie de “foguete” de 15 segundos convocando a categoria para uma passeata a ser realizada amanhã. O trajeto é no centro da cidade e terminará em frente ao Palácio dos Leões.
Achei o fato de o anúncio ter sido veiculado na TV Mirante, de propriedade dos três irmãos Sarney, muito estranho, bem diferente da prática dos dois primeiros governos de Roseana Sarney, de 1995 a 2002.
Depois lembrei que o marqueteiro de Roseana é o genial Duda Mendonça e que mais da metade dos sindicalistas da CUT filiados ao PT/MA defende a coligação do partido de Lula com o PMDB de Roseana Sarney.
Aí matei a charada. Policiais civis, funcionários públicos estaduais e professores estão ensaiando detonar uma greve por melhorias salariais, adaptação do estatuto do magistério e outras reivindicações.
Uma das principais críticas de Ricardo Murad durante o governo Jackson, foi a lei do cão e a falta de habilidade de assessores de Jackson no trato das mobilizações de policiais, funcionários públicos e, principalmente, professores.
E que Roseana fez? Entregou a Secretaria de Educação para um petista, o professor Anselmo Raposo, apostando alto na sua capacidade de negociação; e têm mantido conversações quase diárias com os petistas que apóiam sua candidatura, inclusive muitos sindicalistas.
Se Roseana conseguir dialogar com as categorias mobilizadas e aceitar parte de suas reivindicações, em um jogo armado antecipadamente com os “companheiros” petistas, sua imagem em plena campanha eleitoral após a copa seria altamente positiva e Duda Mendonça exploraria a diferença de Jackson e Roseana no trato com funcionários.
A família Sarney aposta alto que a memória popular é vaga e o fato de Jackson em toda sua trajetória de homem público sempre ter se posicionado a favor dos trabalhadores, quem apareceria bem na foto de 2010 seria Roseana, que sempre foi uma conservadora do PFL e depois Democrata e nunca se importou de fato com o direito e luta dos trabalhadores.
Passeata e greve sendo convocada pela TV Mirante em pleno governo biônico de Roseana Sarney é para boi dormir, não é?
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcos,
ResponderExcluirA grande maioria dos sindicalistas da CUT, mais de 90%, não apoiam a coligação com o PMDB de Roseana Sarney. Ademais, o Sindicato dos Professores é dirigido pelo PCdoB.
No Maranhão o mês de maio será chamado de 'MAIO VERMELHO'
Eri Santos Castrp.