O blog do amigo John Cutrim republicou há poucos minutos postagem elaborada pelo blog Coturno Noturno que faz uma análise crítica da pesquisa Vox Populi, aponta os vícios das pesquisa e lembra como o instituto foi utilizado manipulando números em pesquisas favoráveis a Fernando Collor de Melo nas eleições presidenciais de 1989 e para Roseana Sarney na eleição para governador do Maranhão de 1994.
Leia a postagem do blog Coturno Noturno:
"A pesquisa Vox Populi que acaba de ser publicada é uma tramóia anunciada. Era impossível que, depois de tudo o que este instituto indicou nas pesquisas anteriores, ele não apresentasse a candidata Dilma Rousseff (PT) ultrapassando José Serra (PSDB). Tudo foi organizado de forma meticulosa para que o resultado pudesse ter justificativas até certo ponto plausíveis.
Começando pela amostra de cidades, que repetiu 40% da pesquisa anterior, que havia repetido 100% da pesquisa feita em janeiro. Foi feita uma seleção meticulosa de onde pesquisar.
Na capital São Paulo, por exemplo, foram retirados os bairros onde os tucanos dominam, como Perdizes e Bela Vista, mas foram mantidos Jardim Ângela e Grajaú, tradicionalíssimos redutos petistas.
Em Florianópolis, a entrevista foi feita em um dos bairros mais decadentes da cidade.
Cidades como Capão Leão, no Rio Grande do Sul, foram pesquisadas pela terceira vez consecutiva, neste caso seguindo o mesmo roteiro de entrevistas, os mesmos bairros, as mesmas ruas e talvez as mesmas casas.
Os dados estão depositados no site do TSE para quem quiser ver e comprovar. Já tratando da aplicação da pesquisa, o questionário formulado pelo instituto Vox Populi coloca o eleitor como um boi no brete do matadouro, que só pode andar em uma direção, empurrado para receber a marretada.
Antes da questão crucial da intenção de voto estimulada é feita a pergunta se conhece e como avalia Dilma Rousseff do PT. Ou seja: o questionário estrutura o pensamento do entrevistado, direcionando-o para responder as próximas questões baseado no partido e no prestígio do presidente da República, que são associados ao nome da postulante petista.
Além disso, o instituto escolheu a dedo o período da sua pesquisa, no momento em que estavam no ar os criminosos comerciais do PT, que foram suspensos tardiamente pelo TSE. Havia uma carga maciça de propaganda no ar, veiculados em horário nobre que, como todos sabem, têm muito mais impacto do que o programa partidário. O comercial não tem perda de audiência, pois dura apenas trinta segundos. Já o programa, com dez minutos, ocasiona o desligamento de milhões de aparelhos de TV.
Enquanto os entrevistadores da Vox Populi estavam nas ruas, havia propaganda criminosa sendo veiculada, propaganda proibida, propaganda ilegal. É óbvio que este fato contribui para que diminua o número de indecisos e para que a votação estimulada de quem esteja em evidência se amplie. Sempre, na polêmica história deste instituto, o mesmo truque é utilizado. É usado, inclusive, como arma de vendas para os partidos políticos, que são avisados que pesquisas feitas em períodos assim geram grandes resultados.
Não é para menos que a Vox Populi está fazendo pesquisas para o PT em 10 estados do país, juntamente com a pesquisa presidencial que está publicando hoje! Este instituto é useiro e vezeiro neste tipo de trampa: há vinte anos atrás, ajudou a “produzir” um presidente da república, onde havia apenas um filho maluco da oligarquia nordestina, participando ativamente da maior mentira eleitoral deste país.
Foi com os bons serviços dos levantamentos desta empresa que foi construído o Collor esportista, caçador de marajás, um embuste que custou muito caro ao país.
Quase dez anos depois, novamente, “coincidindo” datas de pesquisa com a propaganda partidária na TV, o mesmo instituto inflou outra candidatura sem consistência, a de Roseana Sarney, que subiu e caiu como um balão furado. (Coturno Noturno)"
sábado, 15 de maio de 2010
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