terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Volta ao batente

Depois de quase dois meses sem postar no blog, estou de volta, ainda em marcha lenta, para escrever sobre a política maranhense.

No tempo que estive parado para recarregar as baterias, aconteceram dois fatos que merecem destaque.

O primeiro é a constatação óbvia que o governo do baralho da governadora biônica Roseana Sarney, que completa dez meses no próximo dia 17 de fevereiro, conseguiu a incrível proeza de ser pior, muito pior, do que os sete anos e três meses do que seus mandatos anteriores, conquistados nas urnas em 1994 e 1998.

O segundo fato é que caiu por terra a vontade de Roseana de ganhar as eleições de 2010 por WO ou falta de concorrente. Perdeu na Justiça Eleitoral o processo que solicitava a perda dos direitos políticos dos ex-governadores Jackson Lago e José Reinaldo Tavares.

A oligarquia Sarney mobilizou todas suas forças para impedir a qualquer custo a candidatura do deputado federal Flávio Dino a governador do Maranhão. FD conseguiu não só o apoio oficial de seu partido, o PC do B, como já mantém conversações adiantadas com os vários grupos que formam o PT maranhense com o objetivo de montar uma coligação de esquerda composta por PC do B, PT e PSB.

Ainda relativo ao segundo fato, a polícia política de Roseana quer porque quer impedir as candidaturas a deputado dos oposicionistas Aderson Lago (PSDB), Othelino Neto (PPS) e Weverton Rocha (PDT). Para tal, move mundos e fundos para tentar desmoralizá-los perante a opinião pública maranhense.

Roseana queria ser candidata a governadora sem Jackson, Zé Reinaldo e Flávio Dino na disputa por cargos majoritários.

Pela tendência da conjuntura política maranhense nós teremos pelo menos três candidatos a governador com chances reais de vitória: Roseana, Jackson e Flávio Dino.

Uma coisa eu tenho certeza. Se os três forem candidatos (o PDT se coligar com o PSDB e o PPS; o PC do B se coligar com o PT e o PSB: e o PMDB se compor com os Democratas. PV, PTB, PP e outras siglas menores) nós teremos a realização do 2.° turno.

E no 2.° turno Roseana perderá para Jackson ou para Flávio Dino, pois os eleitores dos dois oposicionistas no 1.° turno não votarão no grupo Sarney de maneira alguma. Quem viver verá!


Notas noturnas

Farra no SUS

O Ministério Público Estadual parece um urso hibernando. Não sei por que o MPE não se mobiliza para acabar com essa farra promovida por Ricardo Murad e empresas privadas (laboratórios, empresa de administração, etc) com os recursos do SUS no Maranhão.


Enganando quem?

Esta história do governo pagar as contas de energia e de água do baixo consumo é uma balela, não passa de esmola. O que o maranhense quer mesmo é que a tarifa de energia cobrada pela Cemar deixe de ser o dobro da cobrada em Brasília, em São Paulo e no Amapá. Basta de enganação; Zuleido Veras, da Gautama, e a OAS receberam 300 milhões de reais em 2000 para duplicar o Sistema Italuís e tomaram Doril. Veras ressurgiu em 2006 na campanha eleitoral doando dinheiro para a campanha de Roseana Sarney.

Pouca vergonha

Até quando a Caema vai continuar infernizando a vida dos moradores de São Luís. A prefeitura coloca asfalto e poucos dias ou horas depois vem a Caema e abre um buraco no asfalto novo. Isso é coisa de moleque!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário