sábado, 13 de fevereiro de 2010

Oposições demonstram maturidade

É com muita alegria e esperança que tenho acompanhado o avanço das conversações entre os principais nomes da oposição maranhense.

O artigo publicado pelo ex-governador José Reinaldo recentemente onde ele afirmou que as oposições maranhenses se acertarão para as eleições de 2010 deixou a oligarquia em polvorosa.

O fato dos deputados federais Roberto Rocha (PSDB) e Flávio Dino (PC do B) estarem conversando é muito salutar, pois colocaram o Maranhão como tema principal da agenda política de 2010.

Rocha continua apoiando a candidatura de José Serra ou Aécio Neves e Dino é um soldado da campanha de Dilma Roussef. Ambos vão montar palanques no Maranhão para seus candidatos a governador, mas existem amplas possibilidades para um acordo inédito e histórico em relação ás eleições para governador.

É um claro sinal de maturidade política das oposições. A questão de uma candidatura única das oposições, como defende o ex-governador Jackson Lago, ou duas ou mais candidaturas, como defendem José Reinaldo e Flávio Dino, é de menor importância, embora eu ache que a tendência é se lançar mais de uma candidatura.

Jackson, Zé Reinaldo, Flávio Dino, Roberto Rocha, Domingos Dutra, Edson Vidigal, Julião Amin, Sebastião Madeira e Marcelo Tavares devem se acertar em breve em prol do futuro do Maranhão.

Flávio Dino está tentando atrair o PT /MA para uma coligação formal em torno de sua candidatura. A aliança PC do B/PT é fundamental para impulsionar a candidatura comunista. A maioria das lideranças do PT defende esta tese e sabem que se coligarem com Roseana vão jogar 30 anos de lutas na lata do lixo.

Para atrair os petistas, o grupo Sarney oferece uma vaga na chapa majoritária, de preferência a candidatura ao Senado. Sem nomes de peso para a disputa, o PT faria o papel de figurante de 5.ª categoria na disputa.

O deputado Flávio Dino já deixou claro que se o PT fechar com ele, o suplente de deputado federal Washington Luiz de Oliveira teria chances reais de se eleger deputado federal sem precisar dos favores de José Sarney para assumir uma cadeira na Câmara, como aconteceu em 2003 e está acontecendo agora.

Todas essa conversações que acontecem agora entre membros da oposição apontam uma tendência evidente de todos se unirem na mesma candidatura no 2.° turno das eleições.

Não tenho bola de cristal, mas Jackson Lago ou Flávio Dino no 2.° turno derrotará Roseana Sarney.

Um comentário:

  1. Gostaria que essa união da oposição durasse durante o governo deles, depois que chegam lá, é um roubando o outro e negando tudo o que diziam perseguir.

    ResponderExcluir