domingo, 21 de março de 2010

Limites da conveniência

Recebi este texto em meu email do IG. Ele foi escrito pelo jornalista Márcio Jerry, do PC do B. Assino embaixo.

"O PT também está rachado no Maranhão. A divisão se dá entre petistas que querem apoiar a eleição de Roseana Sarney (PMDB) e os que tentam tirar
o poder de uma oligarquia familiar. Esses se articulam em torno da candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB), parlamentar de destacada atuação no Congresso e, também, na base governista.

É um conflito que se repete em outros estados. O PT não cedeu na Bahia. Mas deve ceder em Minas, em nome do acordo nacional com o PMDB.

A resistência no Maranhão é à oligarquia Sarney, que completa 45 anos. Ela nasceu com a eleição de José Sarney para o governo do estado, em 1965, com apoio do marechal Castelo Branco. Sarney foi peça importante de sustentação da ditadura quase todo o tempo. Sim, quase: foi udenista até a UDN acabar; arenista até a Arena acabar; pedessista até o PDS acabar, mas abandonou o regime militar antes que acabasse. Esperta atitude.

No dia 27, os petistas vão decidir. O PT e o PMDB fizeram um casamento de conveniência. Relação de conveniência tem limites. Esse caso estabelece o limite. O Maranhão, para a nossa desdita, é o enclave mais atrasado do Brasil. Herança da oligarquia que sufoca o progresso econômico-social e mancha o lábaro estrelado.


--
Márcio Jerry

Um comentário:

  1. Pisando em terreno novo. De antemão, digo: que tal esperar pela decisão do PT que, aliás, já sabemos qualé (?): apoiar Roseana. Não há vaga para governador para o Dino. Mas há para senador. Bom para ele que, pela simpatia que os Sarney têm em relação a sua família, ainda vai abocanhar um cargo. Agora, pensemos no Jackson... snif!

    ResponderExcluir