terça-feira, 23 de março de 2010

Perfil comparativo de Roseana e Alexandra

Vinte e poucos anos separam o nascimento de Roseana e Alexandra.

Desde criança Roseana conviveu no centro do poder político maranhense. Passou sua infância e adolescência no Palácio dos Leões desfrutando dos ilimitados poderes de seu pai, um dos mais ilustres representantes dos ditadores militares Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.

Sempre considerou os Leões como se fosse uma extensão de sua casa no Calhau, uma espécie de quintal da casa grande.

Na década de 80 se tornou assessora especial do pai presidente da República e na de 90 entrou para a vida pública como deputada federal, governadora do Maranhão duas vezes e senadora pelo PFL do Maranhão.

Em abril de 2009 voltou ao governo do Maranhão pela portas dos fundos dos Leões através de quatro votos dados por ministros do TSE que desrespeitaram a vontade soberana de quase 1.400.000 eleitores que votaram em Jackson Lago em outubro de 2006.

Alexandra veio de uma família humilde de Brasília e se tornou primeira-dama do Maranhão a partir de abril de 2002. Formada em Direito pelo CEUMA, Alexandra logo se notabilizou por possuir uma personalidade forte e pelo seu enorme carisma.

Comandou a Secretaria Extraordinária de Solidariedade Humana, onde pode desenvolver trabalhos com idosos, jovens, mulheres e portadores de necessidades especiais.

Dinamizou o Mutirão da Cidadania e criou o Mutirão da Cidadania contra a Fome, atendendo populações quilombolas e indígenas.

Nos bairros mais carentes de São Luís e junto às populações de baixa renda e desassistidas do interior do Estado, Alexandra se identificou e se sensibilizou com o drama vivido por milhares de maranhenses.

Através de experiência própria e da convivência com políticos como Sarney, Roseana, Lobão e outros, pode perceber e avaliar o mal que a dominação da oligarquia Sarney causou aos maranhenses.

Apoiou decididamente o governador Zé Reinaldo no rompimento com o grupo Sarney e foi seu braço direito na aproximação com líderes históricos da oposição maranhense. Teve atuação destacada na campanha eleitoral de 2006, quando ajudou a derrotar Roseana Sarney.

Veja agora algumas diferenças básicas entre o modo de agir de Roseana e Alexandra:

1) Ao contrário de José, Roseana e Fernando Sarney, Alexandra sempre declarou todos os bens que possui junto à Receita Federal;

2) Alexandra nunca teve um cartão de crédito internacional como Roseana tinha cujo titular era um banqueiro, Edmar Cid Ferreira, que faliu o Banco Santos, causando prejuízos a milhares de pessoas. Esse cartão foi muito utilizado em Atlantic City e Las Vegas;

3) Quando primeira-dama, Alexandra não alugou imóveis próprios para funcionamento de serviços públicos do estado, como fez agora Roseana ao alugar dependências do Jaracati Shopping (de propriedade de seu marido Jorge e de seu pai José) para sediar as instalações de uma grande unidade do Shopping do Cidadão; e

4) Nem Alexandra e nem Zé Reinaldo tem empresas e contas bancárias registradas ilegalmente no exterior;

Roseana deverá ser candidata ao governo do Maranhão pelo PMDB e Alexandra será candidata a deputada federal pelo PSB.

Será uma campanha interessante e todos que gostam de política devem ficar atentos ao desenrolar da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário