sábado, 27 de março de 2010

Por 87 votos a 85 PT/MA resolve apoiar Flávio Dino

O encontro estadual do PT maranhense decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino, PC do B, por 87 votos a 85 votos e uma abstenção.

A votação foi aberta com cada delegado falando em voz alta seu voto. Chegaram duas versões ao blog: uma de que a tese contra a coligação do PT com o PMDB de Roseana Sarney teria vencido pela diferença de dois votos e uma segunda versão de que a diferença foi de apenas um voto.

Se a votação foi 87 a 85 e uma abstenção, a soma deu 173 votos, significando que dois delegados não compareceram ao encontro.

Dos 175 delegados escolhidos para o encontro do PT, 81 eram dos grupos políticos do deputado federal Domingos Dutra, de Augusto Lobato e de Bira de Pindaré; 80 eram dos grupos de Washington Oliveira e Raimundo Monteiro, de José Antônio Heluy, de Edmilson Carneiro e de Fransuila; e 14 ligados ao grupo de Rodrigo Comerciário.

Como a junção dos grupos de Washington e de Rodrigo somava 95 votos e a tese pró-Roseana só obteve 85 votos, significa dizer que dez delegados preferiram seguir suas consciências e votaram de forma independemnte.

Na hipótese dos dois delegados que faltaram e do delegado que se absteve serem do grupo pró-Roseana, sete delegados votaram contra a tese defendida por Washington Oliveira.

Uma fonte ligada ao PT identificou para o blog quatro delegados do grupo de Washington que votaram na formação de uma coligação popular e democrática com o PC do B e o PSB. São eles o advogado Márcio Embles, ex-assessor da deputada Helena Heluy; o vereador Bilu, de Santa Luzia; Fabão, de São Francisco do Brejão; e Valdinar, vereador de Satubinha.

No final do encontro o grupo político de Washington Oliveira tentou promover uma recontagem dos votos e a confusão tomou conta do encontro do PT.

Logo depois foi confirmada a vitória de tese de apoio à candidatura do deputado Flávio Dino por 87 votos contra 85 votos e uma abstenção. Não foi feita a recontagem porque a votação, como já informei, foi aberta com cada delegado declarando seu voto.

Com a vitória da tese de apoio à formação de uma frente popular e democrática de esquerda confirmada, assistimos à derrota do rolo compressor de Roseana e da direção nacional do PT que mandou seu presidente, José Eduardo Dutra ao Maranhão para se reunir com Roseana e pressionar os delegados petistas.

Para atrair o apoio do PT, o grupo Sarney ofereceu a vaga de vice-governador na montagem da chapa majoritária e três secretarias de Estado de uma lista de seis pastas, inclusive a Secretária de Educação.

A derrota de Roseana e de Washington aponta para a possibilidade concreta da realização de um segundo turno das eleições para governador do Maranhão. Com dois candidatos fortes ao Palácio dos Leões, Jackson Lago e Flávio Dino, Roseana dificilmente conseguirá vencer no 1.° turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário