terça-feira, 13 de abril de 2010

Notas da madrugada

28 anos da guerrilha

Ontem, dia 12 de abril, há exatos 28 anos o exercito brasileiro realizou o primeiro ataque contra guerrilheiros do PC do B que moravam nas proximidades do rio Araguaia, região na época pertencente ao Estado de Goiás, hoje Tocantins.

A guerrilha tinha grande apoio do povo pobre do Araguaia e estava organizada em três destacamentos. Quando o exército invadiu uma área próxima a um dos destacamentos, o líder guerrilheiro mandou um de seus homens entrar na mata e avisar os outros dois destacamentos.

A tarefa coube ao ex-líder estudantil de Fortaleza, José Genoíno, que foi preso no meio do caminho. Foi o primeiro guerrilheiro do Araguaia preso. No final de 1974 a guerrilha foi exterminada e alguns líderes do PC do B conseguiram escapar.


Loba na pele de cordeiro

Quem viu algumas inserções na TV estreladas pela biônica Roseana Sarney na semana passada teve uma péssima impressão da performance da moça.

Ele teve a cara de pau de afirmar que a política no Maranhão é feita com muito rancor e que isso precisa acabar. Ainda segundo ela, seu governo está dialogando com líderes do PDT, PSDB e PSB.

E falou mais: “nós, que somos eleitos (sic) pelo povo precisamos parar com esse clima acirrado...”

1) O que ela está fazendo é pressionar os prefeitos a aderirem a seu governo, fazendo todo o tipo de chantagem e pressão; e
2) Desde quando Roseana foi eleita para governar o Maranhão?


Indicação técnica

Essa informação é da alcova dos Leões. Todo mundo sabe que o candidato escolhido por Ricardo Murad para lhe substituir na saúde era o médico José Márcio Leite. Ricardo engoliu goela abaixo a escolha do médico Luiz Alfredo.

Médico tarimbado e experiente, Alfredo dirigia o Hospital Geral e sempre atuou na administração pública de saúde, sempre participando das equipes chefiadas pelo ex-diretor do Ipem e do Socorrão, o médico Manoel Francisco.

Mas dizem que o que pesou mesmo na escolha de Luiz Alfredo foi o fato de um parente muito chegado a ele ser o atual namorado de Rafaela Sarney Murad, filha única da governadora biônica do Maranhão.

Um comentário:

  1. O FIASCO.
    IMPERATRIZ,ABENÇOADA POR DEUS, MAS NUNCA INGÊNUA POR NATUREZA.

    Presenciou-se o maior golpe de mestre numa coletividade com a inauguração do nosso estádio municipal concebido por obra e graça do governador cassado Jackson Lago. Diria o homem simples da roça: “passarinho faz o ninho e pardal bota o ovo”.
    Tomado de vontade política, Doutor Jackson , planejou, preparou e a governadora vem e faz a festa. É de se indagar: como no caso da ponte. Será que a atual governadora teria a mesma vontade política e arrancar do zero para doar a municipalidade um estádio da magnitude do agora reinaugurado Frei Epifânio D’Abadia?
    Desconsidere que de quebra já surrupiaram a origem do nosso querido frei. De Frei Epifânio D’Abadia, agora o religioso consta no estádio sem sua origem. Somente Estádio Frei Epifãnio. Mas isto não é nada. Chega ser hilariante se não fosse constrangedor a festa de inauguração realizada com um amistoso entre um combinado local contra uma equipe da categoria inferior ou sub-reservas do tradicional time Uruguaio, Penarol.
    O ato festivo expôs a desorganização de um governo loteado entre falanges de interesses. Os responsáveis pela festa determinaram que o ingresso para o jogo inaugural fosse trocado por alimentos o que deixou margem à atuação de especuladores.
    E não é que os cambistas fizeram a festa? O que era para ser um evento de grande repercussão positiva resultou numa mega atrapalhada dignas dos grandes pastelões. Depois de muitas idas e vindas, de muitas improvisações, a multidão compareceu para assistir o que seria o espetáculo da década. E o que assistimos? Um jogo medíocre do nosso combinado local contra uma equipe improvisada representada pelos reservas e jogadores das categorias inferiores do tradicional time da República Oriental do Uruguaio tendo em vista que a equipe principal está disputando arrenhidamente o campeonato nacional daquele país platino.
    Sinceramente, é brincar com a nossa santa ingenuidade. Por que não brindaram nossos torcedores pelo menos com um time misto do Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense ou uma equipe média do ranking nacional? Por que o Penarol? Qual afinidade tem o nosso desportista com um clube tão desconhecido?
    Há que se indagar ainda: Quem o contratou? Por quanto? Considere-se que sendo uma transação internacional há implicações de ordem cambial que perpassam pelo Banco Central. Sabemos que o pagamento de produtos e serviços internacionais não se faz com uma mera transferência bancária. É algo muito burocrático. É de deixar a pulga atrás da orelha.
    Decisões tocadas à porta fechadas, com pouca ou nenhuma luminosidade, por uma meia dúzia de pessoas só poderia gerar uma grande atrapalhada desta. Tudo leva crer que pelo histórico dos organizadores há muito mais a esclarecer.
    Para reflexão: Penarol. Uruguai – Paraíso fiscal - Pode ter muita maracutaia embutida neste balaio de boas intenções. Se enfiar a mão dá chabu. Com a palavra o MPE .

    PS. Peço-lhe, se tiver coragem, publicar meu comentário no próprio blog, sem ser apenas no local destinado aos comentários.
    Grato,
    “IMPERATRIZENSE REBELDE”.

    ResponderExcluir