sábado, 17 de abril de 2010

Roseana Sarney faz escola

Muita gente achava que a convivência iniciada há alguns anos entre o presidente Lula e o grupo Sarney poderia influenciar positivamente na mudança das práticas políticas utilizadas por Roseana e Cia. no Maranhão.

Ledo engano!

Aconteceu exatamente o inverso. O PT e Lula estão utilizando as mesmas armas e táticas eleitorais de baixo nível que o grupo Sarney sempre utilizou no Maranhão para continuar detendo o poder político no Estado.

Vocês lembram a campanha eleitoral de 2006? No início daquele ano os meios de comunicação da família imperial maranhense veicularam com o máximo estardalhaço possível pesquisas de intenção de votos aonde Roseana chegou a ter inacreditáveis 72% de intenção de voto.

Ela praticamente estava sendo nomeada governadora sem a necessidade de eleições com participação popular. Quando saiu o resultado das urnas no final da 1.° turno a realidade era bem outra: Roseana 47%, Jackson 34%, Vidigal 14% e Aderson 3%, forçando o indesejável 2.° turno plebiscitário para a oligarquia Sarney.

Passados quatro anos a história se repete em âmbito nacional. Pesquisa publicada pelo Instituto Sensus no começo desta semana apontou empate técnico entre José Serra e Dilma Roussef. Ele com 32,7% das intenções de voto e ela com 32,4%.

Os dois se descompatibilizaram dos cargos que ocupavam no início deste mês e o tucano sempre esteve em 1.° lugar em todas as pesquisas feitas por diversos institutos de opinião.

E que aconteceu no país desde as últimas pesquisas que justificasse esse avanço espetacular de Dilma?

Nada, absolutamente nada. Dilma esteve em Minas Gerais para tentar pegar uma carona nas comemorações do centenário do nascimento de Tancredo Neves e se deu mal, muito mal!

Fora isso, José Serra inaugurou o maior trecho da principal obra dos tucanos dos últimos anos em São Paulo, o Rodoanel, tirando milhares de caminhões das avenidas da capital paulista; e o ex-governador mineiro, Aécio Neves, compareceu ao lançamento oficial da candidatura de Serra a presidente em Brasília e prometeu se empenhar na eleição presidencial.

Como se vê nada aconteceu que justificasse um aumento real de Dilma nas pesquisas de opinião e nem um aumento na vantagem de Serra sobre a petista.

E a credibilidade da pesquisa Sensus fica mais abalada ainda quando sabemos que a entidade que supostamente teria contratado o Instituto, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada de São Paulo, não registrou a pesquisa em tempo hábil e seu nome apareceu como contratante da pesquisa só depois que ela já tinha sido divulgada.

E hoje foi divulgada nova pesquisa do Instituto Datafolha. Nela Serra continua em 1.° lugar com 38%, seguido de Dilma com 28%, Marina Silva com 10% e Ciro Gomes com 9%. Votos brancos, nulos e não sabe somam 7% e 8% ainda estariam indecisos conforme os números do Datafolha.

A pesquisa Datafolha pode até não estar correta, mas aparenta ter maior credibilidade que a pesquisa da Sensus, ao auferir a vontade popular em um momento que a campanha eleitoral ainda está morna.

Sem grandes novidades na conjuntura política brasileira não existe justificativa para alterações substanciais nos números da cada candidato a presidente da República.

E no Maranhão?

Falando em pesquisas, até agora o Sistema Mirante/Mentira está calado e não divulgou uma pesquisa sequer de opinião sobre os números da eleição para governador do Maranhão.

Esconder os números atuais seria uma tática de Duda Mendonça? Ou será que logo depois do término da série de VT’s institucionais da biônica em sua versão 2010: a “Roseana paz e amor”, será publicada pesquisa onde ela ressurgirá das cinzas, renascida tal qual fênix, com uma substancial vantagem sobre Jackson Lago e Flávio Dino.

É bom todos ficarem de olhos bem abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário