sábado, 10 de abril de 2010

Notas matutinas

Lula não é besta!

Os eleitores de Lula que votarão em Dilma, os eleitores de Lula que não votarão mais no PT (como eu) e os eleitores que nunca votaram em Lula e não vão votar em Dilma têm uma opinião comum; Lula pode ser o que for, só não é besta.

A notícia de que o Vice-Presidente da República, José de Alencar, desistiu da candidatura ao Senado por Minas Gerais, depois de uma longa conversa com o presidente na noite da última quinta-feira, só tem uma única e lógica explicação: impedir Jose Sarney de assumir a presidência da República nas viagens que Lula ainda vai fazer em 2010.

Amanhã Lula viaja para a Europa e José de Alencar já assume em seu lugar.

Lula é esperto, tem muito faro político e senso de oportunidade. Sabe que a volta do presidente dos 80% de inflação ao Palácio do Planalto no exato momento em que o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, luta contra aqueles que querem afrouxar a luta contra a volta da inflação seria uma temeridade.

Mas não é só isso. Colocar no Planalto um político marcado pelas denúncias de irregularidades no Senado e ao mesmo tempo genitor de um empresário apontado como chefe de uma organização criminosa pela Polícia Federal e responsável pela remessa ilegal de divisas para bancos estrangeiros na China, Suíça e em paraísos fiscais não seria de bom alvitre.

Tudo não passou de um sonho lindo de uma noite de verão dos blogueiros e treiteiros, ou melhor, twiteiros do portal Imirante.



Será que Anselmo vai resolver?

A nomeação do professor Anselmo Raposo para a Secretaria de Educação do Estado é talvez a única boa notícia advinda do governo da biônica Roseana Sarney nos últimos meses.

Intelectual de sólida formação, Raposo é respeitado como professor da UEMA e pelo comportamento digno que sempre mostrou em sua vida pública.

Militante do PT e democrata, em outra situação Raposo teria tudo para fazer uma boa administração na Educação estadual.

Mas acho que a escolha de seu nome aconteceu no tempo errado. Para Roseana a nomeação de Raposo é uma espécie de tábua de salvação para dar um pouco de credibilidade ao seu falido e desmoralizado governo e, ao mesmo tempo, para tentar impedir uma greve de professores que poderá refletir muito mal em pleno ano eleitoral.

O X da questão é que a biônica Roseana Sarney estraçalhou o Estatuto do Magistério, conquista histórica dos professores maranhenses.

O que é preciso fazer agora é adaptar o estatuto aos novos tempos, repor as perdas salariais ocorridas, oficializar o piso nacional dos professores e avançar nas conquistas da categoria.

Se Roseana pensou que o professor Anselmo Raposo vai ser secretário para tapar o sol com uma peneira, ela caiu do cavalo. Por mais que os professores maranhenses respeitem Raposo, o movimento não será estancado só com promessas e falatórios. Quem viver verá!



Mudança de tática?

Será que o ex-presidente José Sarney já jogou a toalha na questão da decisão do encontro do PT/MA que optou pelo apoio à candidatura do deputado Flávio Dino (PC do B) ao governo estadual?

Esta história da biônica Roseana Sarney ter nomeado petistas para s secretarias de Educação e Desenvolvimento Social pode ser a contrapartida dela se a banda sarneysista conseguir anular o encontro de 26 e 27 de março.

Ou então ela está acomodando petistas simpáticos a sua candidatura no governo com a intenção de tentar atrair a minoria do PT para sua campanha eleitoral.

Seja qual for a resposta a esta indagação é bom que o deputado Flávio Dino e a maioria do PT maranhense fiquem de olhos bens abertos para o possibilidade, cada vez mais remota, da mudança abrupta da decisão tomada pelo encontro do PT/MA pró Flávio Dino.

2 comentários: