segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Justiça em Santa Luzia

O médico Márcio Leandro Antezana Rodrigues, do PDT, toma posse amanhã, 3.ª feira, 29 de setembro, às 09h0, no cargo de prefeito de Santa Luzia. Eleito em 2008 com 15.466 votos ou 46,98% dos sufrágios válidos naquele município.

Márcio é filho de ex-deputado Oséias Rodrigues, do PDT, e teve o registro de sua candidatura impugnado por uma juíza de Santa Luzia, que deu posse ao 2.° colocado, Ilzemar Oliveira Dutra, do PPS, que obteve 12.630 votos (38,37% dos votos válidos). Dutra é aliado da governadora Roseana Sarney, do PMDB.

Mais dois candidatos concorreram á prefeitura de Santa Luzia no ano passado: Rubenil Targino Silva, do PTN, que obteve 4.781 votos (14,52%) e Rosilene Barros Braide, do PTB, com 42 votos (0,13%).

Originariamente o candidato à prefeitura do PDT era o também médico Oséias Rodrigues. Mas suas contas foram rejeitadas no TCE/MA e sua candidatura impugnada. Ele foi substituído às pressas pelo filho Márcio, mas a juíza da cidade decidiu que a substituição da candidatura a prefeito do PDT de Santa Luzia tinha acontecido fora do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

Os advogados do PDT de Santa Luzia recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que ratificou a decisão da juíza em 1.ª instância. Inconformados pela decisão tomada em São Luís, o PDT recorreu ao TSE em Brasília, que por decisão unânime resolveu afastar Dutra da Prefeitura e empossar Rodrigues, o legítimo vencedor das eleições de 2008 naquele município.

O posicionamento da juíza de Santa Luzia e da maioria do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão é uma lição valiosa para a oposição ao grupo Sarney no Maranhão.

Imaginem o que vai e o que não vai acontecer nas eleições de 2010, quando Roseana Sarney, sobrinha da presidente do TRE/MA, desembargadora Nelma Sarney, tentar renovar seu mandato biônico de governadora do Maranhão pelo voto direto.

Os ex-governadores do Maranhão, Jackson Lago e José Reinaldo Tavares, estarão presentes à posse de Márcio Rodrigues no cargo de prefeito de Santa Luzia.

Logo depois da eleição de 2008, partidários do PDT protestaram nas ruas da cidade contra a impugnação da candidatura de Márcio. O protesto fugiu ao controle da PM e partidários de Dutra aproveitam a baderna na cidade para queimar as instalações do fórum de Santa Luzia, segundo denúncias de pedetistas da cidade.

Na época dos acontecimentos o sistema Mirante/Mentira de Comunicação gerou matérias de TV em rede nacional apontando os pedetistas da cidade como baderneiros e únicos responsáveis pelo quebra-quebra e o incêndio no fórum de Santa Luzia. Segundo a TV de Sarney, os pedetistas atentaram contra a democracia ao se revoltarem por não aceitarem o resultado do pleito.

Passado quase um ano daqueles acontecimentos, a normalidade democrática foi restabelecida em Santa Luzia pelo TSE com a posse do verdadeiro prefeito eleito pelo voto livre do povo de Santa Luzia.

Aguarda-se que a Justiça puna exemplarmente os verdadeiros baderneiros que desrespeitaram a democracia em Santa Luzia.

Seria de bom alvitre que o novo prefeito de Santa Luzia, Márcio Rodrigues, ordene como primeira medida administrativa uma minuciosa e completa auditoria nas contas financeiras de todas as secretárias e repartições públicas municipais. Afinal de contas, seguro morreu de velho!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário