quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O PT vai de Sarney

A visita ao Maranhão ontem do ex-chefe da Casa Civil do Brasil, José Dirceu, deixou transparente a posição do partido de Lula no Maranhão: vai se coligar em 2010 com o PMDB de Roseana Sarney e ponto final. Zé Dirceu afirmou ontem que o vai definir a posição do PT no Maranhão para 2010 será o processo eleitoral interno do PT, que acontece no próximo dia 22 de novembro.

Sete chapas concorrem as eleições do PT/MA: três que apoiam a coligação com o grupo Sarney: a de Raimundo Monteiro, apoiado por Washington de Oliveira; a de Edmilson Carneiro, apoiado pelo secretário estadual do Trabalho, José Antônio Heluy; e a da petista Fransuíla Soares, de Balsas.

Uma chapa defende a candidatura própria do PT a governador, que é a de Rodrigo Comerciário, ex-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Luís.

Já as chapas comandadas por Augusto Lobato, com o apoio do atual presidente do PT, Domingos Dutra,e dos ex-deputados Jomar Fernandes e Terezinha Fernandes; a de Bira do Pindaré, com o apoio de Manoel da Conceição e dos ex-secretários de Jackson Lago, Silvio Bembem, Márcio Jardim e Franklin Douglas: e a chapa de Domigos Dutra, que não tem candidato a presidente do PT, são radicalmente contrárias à coligação com o grupo Sarney.

O grande problema enfrentado por Dutra, Lobato e Pindaré é o apoio ostensivo, e dizem até financeiro, dos governos estadual e federal às chapas do PT que querem coligar com Roseana em 2010.

Se o grupo de Washington for o vencedor das eleições internas do PT em 22/11 ficaremos na expectativa do posicionamento do PC do B e do PSB para 2010: Flávio Dino será candidato a governador do Maranhão sem o apoio do PT? O PSB se coligará ao PC do B sem o PT?

A visita de José Dirceu ao Maranhão ontem colocou a sucessão de Roseana em banho maria. Como a candidatura de Dilma Roussef foi abalada pela entrada de Marina Silva na disputa presidencial, entendo que tanto Lula como Sarney e Michel Temer vão acelerar as negociações para o apoio oficial do PMDB à Dilma, inclusive fechando o nome de Temar como candidato a Vice-Presidente.

O apoio oficial do PT ao grupo Sarney no Maranhão não só dará um tempo maior no horário político eleitoral gratuito como dá uma tintura reciclada à oligarquia Sarney, com a credibilidade em baixa devido aos seguidos escândalos de corrupção e nepotismo no Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário