terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pesquisa CNT/Ibope

Pesquisa do CNT/Ibope divulgada hoje nos meios de comunicação acendeu a luz amarela de atenção e perigo nas hostes petistas. A entrada da senadora Marina Silva (PV/AC) na corrida presidencial atingiu em cheio a candidatura da ministra Dilma Roussef. Na última pesquisa realizada em junho passado o candidato do PSDB, José Serra, liderava com 38% das intenções de votos, seguido pela ministra Dilma Roussef (PT) com 18%. Em 3.° lugar aparecia Ciro Gomes, do PSB, com 12% e em 4.° lugar Heloísa Helena, do PSOL, com 11%.

Na pesquisa realizada nos dias 11 e 12 de setembro em 142 municípios brasileiros e que entrevistou 2.002 eleitores, a situação é a seguinte: José Serra (PSDB) com 34%; Dilma Roussef (PT) e Ciro Gomes (PSB) empatam com 14%; Heloísa Helena, do PSOL, vem em 4.° lugar com 8% e Marina Silva do PV surge em quinto lugar om 6%.

Num segundo cenário eleitoral sem o nome de Heloísa Helena, do PSOL, Serra permanece na liderança com 35%, seguido de Ciro Gomes com 17%, de Dilma Roussef com 15% e Marina Silva com 8%.

A meu ver cinco questões principais estão atravancando a candidatura da ministra da Casa Civil: 1) ela não é carismática. Ao contrário, ela e é antipática e carrancuda; 2) na questão não encerrada com a ex-superintendente da Receita Federal, Lina Vieira, a opinião pública associou Dilma à figura da mentirosa; 3) a imagem do PT defendendo José Sarney com unhas e dentes no Senado Federal foi arranhada; 4) a popularidade de Lula continua alta porque sua imagem já é independente da o PT e de Dilma; e 5) A cara de Marina Silva é o rosto do povo brasileiro sofrido e suas palavras são sinceras e batem direto no coração popular.

Não será surpresa se um plano B estiver sendo formulado por Lula e o PT. Posso até estar equivocado, mas tudo leva a crer que a candidatura de Dilma está naufragando. E o pior é que o PT não tem nenhum nome para substituí-la: Antônio Palloci se queimou na opinião pública no caso do sigilo bancário do caseiro; Marta Suplicy não ganha nem na sua terra natal; o senador Suplicy não tem o perfil para ocupar cargos executivos; e outros nomes do PT só possuem expressão regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário