quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O retrato de um déspota

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, passou por um sério constragimento hoje na reunião do Consea/MA (Conselho de Segurança Alimentar do Maranhão). Ele chegou mais de uma hora atrasado e ao entrar na reunião foi logo dizendo: "vamos resolver as coisas logo porque eu só tenho dez minutos para esta reunião".

A reunião foi convocada para sanar alguns problemas que vem ocorrendo no programa do leite, bancado principalmente pelo governo federal, que entra com R$ 25 milhões por ano. Ainda no governo de Jackson Lago foi solicitada uma auditoria para fiscalizar desvios no programa, praticados pelo Laticínio São José.

O programa atende hoje cerca de 90 municípios com IDH mais baixo, com ênfase para comunidades quilombolas. Logo no início da reunião, Ricardo reclamou que "os meus prefeitos não estão sendo atendidos" e propôs a inclusão dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A reunião acabou tumultuada quando Murad quis impedir que os representantes das secretarias estaduais votassem no que não foi atendido. O Consea criticou a postura de Flavia Abdala, gestora do programa do leite e ligada à Secretaria Estadual de Saúde, que arquivou uma sindicância que apurava irregularidades cometidas pelo Laticinio São José, aberta ainda na época do governo Jackson a pedido do próprio Consea/MA.

Dos dez minutos prometidos por Ricardo, a reunião acabou se prolongando por duas horas e meia. O todo poderoso Murad teve que escutar pesadas críticas dos movimentos populares à sua prática arrogante e imperial. Não conseguiu colocar "seus" municípios na programa do leite e deixou uma péssima impressão junto ao Consea/MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário