quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Recebi um E-mail do pesquisador Jorge Rodini do Instituto Engráscia Garcia de pesquisas, de Ribeirão Preto, SP. Ele comentou a pesquisa do Ibope para a presidência da República.

"Esta recente pesquisa IBOPE revela um desgaste na candidatura Dilma , um avanço na de Ciro Gomes, uma melhora na de Marina Silva e Serra mantendo uma liderança inquestionável.

Ciro, ao mostrar-se seguro, parece arrogante. Pode tirar votos de Dilma e Serra no Nordeste , mas sempre desconfiamos que ele vá mostrar seu lado machista em excesso e sua auto-suficiência em demasia..

Marina, de fala mansa , agrada ao eleitorado. Precisa debatar temas nacionais , e mantendo com pano de fundo , o Meio-Ambiente. Tem a vantagem de ter se desgarrado do PT, mantido seu idealismo e conviccões. Sua origem humilde, gênesis acreana e companhia de Chico Mendes revela ser do PT puro, original e não do PT genérico que afasta suas melhores cabeças.

Heloisa Helena com seu discurso aguerrido, porém arcaico , perde o encanto. Dilma emPACa. A ausência de cargos eletivos em sua carreira política é um entrave. No momento é o apoio de Lula que a sustenta. A imagem percebida de Dilma pelos eleitores é de uma candidata que precisa da bençâo de seu chefe.

Serra surfa por possuir recall elevado das últimas eleições e , especialmente, pelo seu desempenho com Ministro da Saúde corajoso que colocou os genéricos nas prateleiras das farmácias.

Lula flutua. Sua alta popularidade, apesar dos diversos deslizes de seus companheiros e dele próprio, concede ao Presidente uma posição altaneira nesta eleição. Sabe que se pudesse ser candidato, estaria eleito. Porém, ao colocar um bigode maranhense em sua biografia, Lula abdicou de vez do PT de Marina , Chico Mendes e tantos outros."

Jorge Rodini

Nenhum comentário:

Postar um comentário