sábado, 19 de setembro de 2009

Notas

Novas idéias

O Partido dos Democratas do Maranhão está precisando urgentemente de um marqueteiro para orientá-los. Afirmar na televisão que o Partido dos Democratas é um partido de "novas idéias" é um verdadeiro insulto à inteligência dos maranhenses. O Partido dos Democratas foi montado em 2007 para suceder o Partido da Frente Liberal (PFL), criado em 1984 para compor a Aliança Democrática com o PMDB e eleger Tancredo Neves e José Sarney no colégio eleitoral; e o PFL por sua vez é uma dissidência do Partido Democrata Social (PDS) , que foi lançado no pacote de abril de 1977 para substituir a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) criada em 1967 pelos militares. Democratas, PFL, PDS e ARENA são farinha do mesmo saco, constituídos pelos setores mais atrasados, conservadores e representantes da direita e do regime militar brasileiro que dirigiu o Brasil com mão de ferro de 1964 a 1985.

Nomes de peso

Não podemos esquecer que José Sarney se elegeu senador pela primeira vez representando o Maranhão pela Arena em 1970, foi reeleito em 1978 pelo PDS e depois se filiou ao PMDB para disputar o Colégio Eleitoral em 1985. Outro coronel da política brasileira, Antônio Carlos Magalhães, o ACM, já falecido, também foi da ARENA, depois do PDS e do PFL. Quem também foi da ARENA e do PDS são os ex-governadores de São Paulo e de Alagoas, Paulo Maluf e Fernando Collor de Melo. No Maranhão foram da ARENA Vitorino Freire e Henrique de La Rocque; da ARENA, do PDS e do PFL Alexandre Costa e Édison Lobão; só do PDS e PFL Zequinha Sarney, hoje no PV; e Ricardo Murad e João Alberto, ambos atualmente no PMDB; e só do PFL e PMDB, Roseana Sarney.

Propaganda antecipada

Ao mandar retirar dos jornais um convite do deputado estadual Edvaldo Holanda para os eleitores se filiarem ao PTC, o Ministério Público do Maranhão está usando dois pesos e duas medidas. É que no exato momento em que se discute nos bastidores o melhor nome para ser candidato a vice-governador na chapa da oligarquia, a TV Mirante está exibindo um VT promovendo o nome do prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva. Todo o Maranhão sabe que o nome de Silva é o preferido do casal Roseana Sarney & Jorge Murad para ser o candidato a vice-governador em 2010. E ai MP/MA? Vamos tirar a venda dos olhos e fiscalizar os partidos da base aliada da oligarquia também!!

Volta aos Leões

Se o ministro Eros Grau tiver razão e todos os processos de cassação de governadores, prefeitos e parlamentares forem obrigados a passar pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado, então é melhor o Supremo Tribunal Federal anular a decisão do TSE de cassar Jackson Lago e empossar Roseana Sarney. É uma questão apenas de justiça ou então o meio jurídico brasileiro vai entender que na realidade o ministro Eros Grau mudou radicalmente de posição porque existem três processos que pedem a cassação de Roseana Sarney esperando pauta no TSE. Fica a pergunta do deputado Domingos Dutra: Eros Grau é ministro do TSE e do Supremo ou vaqueiro da boiada de Sarney?

Melhores nomes

Continuo achando que a melhor forma de derrotar a oligarquia Sarney em 2010 no Maranhão é lançando dois ou três candidatos ao governo estadual. Citei os nomes de Jackson Lago e do deputado Flávio Dino porque são dois nomes que já estão sendo ventilados. E propus o nome do deputado federal Roberto Rocha, porque é o tucano de maior expressão do estado em condições de disputar o Palácio dos Leões.

Esperando a resposta

Mas depois de conversa com fontes ligadas ao PC do B, fiquei preocupado. Flávio Dino seria candidato a governador em oposição ao grupo Sarney? Se Lula mandar, será que o PT e o PC do B resistirão a uma pressão para apoiar o candidato a governador do Maranhão do grupo Sarney? Recentemente no Senado, Ideli Salvatti (PT/SC), Delcídio Amaral (PT/MT), João Pedro (PT/AM) e Inácio Arruda (PC do B/CE) votaram abertamente pelo arquivamento dos processos contra Sarney no Conselho de Ética. Flávio Dino já afirmou a muitos políticos do interior do Estado que possui livre trânsito com o grupo Sarney no Maranhão. Os verdadeiros democratas do Maranhão só podem acreditar nas intenções de Flávio Dino se ele se posicionar claramente como oposição ao grupo Sarney! Se ele não responder ás notas publicadas na coluna Painel, da Folha de São Paulo da última sexta-feira, a dúvida sobre as verdadeiras intenções de Flávio Dino se transformará em certeza da simpatia ao grupo Sarney. Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário