sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Notas

Marina presidente

Muita gente no Maranhão está interessada em participar do Movimento Marina presidente. Só que existe um grande entrave a esta participação popular que a coordenação nacional da campanha de Marina vai ter que superar. O Partido Verde no Maranhão é uma sub-legenda do grupo Sarney alugada para o deputado federal José Sarney Filho. Zequinha, como é conhecido erm São Luís, vai conduzir o PV/MA para uma alinça regional com o PMDB e apoiar a candidatura de sua irmã Roseana ao governo do Estado.

Ninguém será manipulado por Zequinha para apoiar Marina e Roseana, porque o candidato a presidente do grupo Sarney será o candidato apoiado por Lula. Se esta questão não for superada logo, a campanha de Marina no Maranhão vai desandar e só receberá apoio formal do PV sarneysista.

Isto se Zequinha, obedecendo ao pai, não cristianizar Marina Silva para apoiar Dilma ou Ciro. Quem viver, verá!

Sarney e o PSB

Na CPI dos anões do orçamento, no início dos anos 90, dois deputados federais escaparam fedendo das investigações por conta de suas notórias ligações nebulosas com empreiteiras. Na época os dois escaparam da CPI graças a um acordo entre duas grandes lideranças políticas nacionais: José Sarney e Miguel Arraes. A filha do primeiro e o neto do segundo acabaram de fora da CPI e tiveram seus mandatos preservados.

Os dois hoje são governadores e caso a situação eleitoral aperte no Maranhão não será surpresa se o governador pernambucano quiser meter sua colher no PSB do Maranhão para ajudar o grupo Sarney. Olho vivo!

Em 1994 Miguel Arraes quis interferir no PSB maranhense que apoiava a candidatura de Epitácio Cafeteira ao governo do Estado. Na época o candidato a vice de Cafifa era o deputado estadual do PSB, Juarez Medeiros. Se não fosse a reação enérgica do então deputado federal maranhense, José Carlos Saboia, que ameaçou denunciar o acordo de Arraes e Sarney na tribuna da Câmara Federal,o governador pernambucano teria intervido no PSB maranhense.

Mídia amiga

Os jornais de hoje de São Luís publicaram um release, provavelmente da Secretaria Estadual de Saúde, apresentando Ricardo Murad como o paladino da justiça. No texto Ricardo disse que quer fiscalizar irregularidades que estão sendo cometidas na distribuição de leite em 89 municípios maranhenses com IDH mais baixo.

O release esconde a verdade dos fatos: na realidade Ricardo quer incluir municípios com prefeitos ligados a ele no programa e sua secretaria engavetou uma sindicância que apurava irregularidades cometidas pelo Laticínio São José na distribuição de leite.

A sindicância foi iniciada ainda no governo de Jackson Lago, a pedido do Conselho de Segurança Alimentar (Consea/MA). A reunião de Ricardo com o Consea/MA e uma representante do governo federal, responsável pelo financiamento da maior parte do programa, foi dura e Ricardo foi obrigado a escutar pesadas críticas contra sua atuação com secretário por mais de duas horas e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário