quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Qual é a tática correta para as eleições de 2010?

No ano que vem o Maranhão vai acompanhar a eleição para a escolha do novo governador do Estado para o quadriênio 2011/ 2014.
Em 2006 o candidato do PDT, Jackson Lago, se tornou governador após vencer a candidata do PFL, Roseana Sarney Murad, no segundo turno das eleições.
Inconformado com a derrota de sua filha, o senador José Sarney forjou um processo e graças a sua influência política a Justiça Eleitoral cassou o algoz de Roseana. Quatro ministros de TSE, capitaneados por um ministro-relator ligado ao senador Sarney, Eros Grau, tiraram o mandato de Jackson Lago e na prática anularam cerca de um milhão e quatrocentos mil votos livres de eleitores maranhenses.
Além de cassarem Jackson, os quatro ministros do TSE determinaram que a candidata que perdeu o 2.° turno das eleições de 2006 tomasse posse em oposição direta ao que determinam tanto a Constituição do Brasil como a do Estado do Maranhão.
Roseana Sarney tomou posse em 17 de abril de 2009 em meio a uma das maiores tormentas políticas vividas pelo Senado Federal, dirigido desde 1.° de fevereiro deste ano por seu pai, o senador pelo Amapá, José Sarney.
O 1.° semestre de 2009 virou o Senado Federal pelo avesso. Foi um verdadeiro festival de atos secretos; nepotismo; orçamentos milionários descobertos; favorecimento para negócios financeiros de um neto de Sarney (filho de Zequinha); contratações de um filho e do namorado de uma filha de Fernando Sarney; cessão de passagens aéreas gratuitas e da casa oficial da presidência do Senado para jogadores de pif-paf, amigos de Roseana; e contratação de parentes de Marli Sarney e Jorge Murad, além de um funcionário do Senado por R$ 12 mil mensais para trabalhar como mordomo da casa de Roseana em Brasília.
O Senado se tornou uma “casa do pai José”, uma espécie masculina da “casa da mãe Joana”.
Aqui no Maranhão, o governo do Estado está sendo desgovernado por Roseana Sarney há cinco meses. Na prática quem manda é o secretário de Saúde, Ricardo Murad, cunhado de Roseana e irmão de Jorge Murad.
É o mesmo Ricardo que “rompeu” com Sarney em 1993 e falou cobras e lagartos da cunhada e do irmão nas campanhas eleitorais de 1994 e 1998.
(Ouça as palavras de Ricardo Murad sobre Roseana Sarney)

Ele passou uma chuva na oposição ao grupo Sarney perambulando por diversas siglas e tentando enganar os eleitores maranhenses no PSD, PSDB, PDT e PSB. Em 2006, Murad retornou á casa paterna e desde então está no PMDB de Sarney.
Cada secretário de Roseana transformou sua pasta em máquina eleitoral visando a reeleição em 2010. Milhões de reais já foram gastos em dispensas de licitação ilegais. As secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública se tornaram comitês eleitorais dos deputados-secretários.
No setor de saúde a realização de exames laboratoriais foi terceirizada em favor dos grandes laboratórios privados e hospitais públicos estão sendo entregues para serem administrados por entidades desconhecidas no Maranhão.
É uma verdadeira farra com o dinheiro público.
A governadora Roseana Sarney em uma demonstração inequívoca de que não possui qualquer compromisso com a população de São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Caxias e outros municípios, seqüestrou verbas liberadas pelo governo Jackson Lago através de convênios legais, legítimos e regulares para colocar em prática um bizarro plano de Ricardo Murad, batizado de “Viva Saúde”, que prevê a construção de 65 hospitais de 20 e 50 leitos cada em dez meses de administração.
É a festa dos empreiteiros escolhidos a dedo pelos Murad.
Por outro lado, o governo estadual através do Procurador Geral do Estado, Marcos Lobo, com o apoio de Ricardo Murad e Raimundo Cutrim, forja processos contra os principais líderes da oposição como Jackson Lago, José Reinaldo Tavares e Aderson Lago com o claro objetivo de torná-los inelegíveis e afastá-los da eleição do ano que vem.
Como se diz no boxe, a oligarquia quer ganhar as eleições de 2010 por WO no tapetão do TRE/MA presidido pela cunhada do ex-presidente José Sarney.
Com a ruína moral e a completa falta de credibilidade política do grupo Sarney no Maranhão, a oposição precisar acertar a estratégia eleitoral para o ano que vem da mesma forma que acertou em cheio em 2006.
Partir para a eleição do ano que vem com um candidato único da oposição contra Roseana Sarney ou Edison Lobão é um erro que não pode ser cometido. Mesmo enfrentando uma grave doença terminal, a oligarquia Sarney ainda é forte, possui a maior rede de comunicação do Maranhão, está com a máquina do governo estadual na mão e disputará o governo do Estado no ano que vem com um (a) forte candidato (a) próprio (a).
A história recente das eleições de 2002 e 2006 não pode ser esquecida. Em 2002, antes de retirar sua candidatura para apoiar Jackson, Roberto Rocha, do PSDB, tinha cerca de 8% auferidas em pesquisas. Naquela eleição Jackson Lago (PDT) obteve 42,52% dos votos, contra 51,05% de José Reinaldo (PFL), 6,02% de Raimundo Monteiro, do PT, e 0,40% de Marcos Silva, do PSTU.
Não podemos esquecer que em 2002 Ricardo Murad se candidatou a governador pelo PSB. Ele obteve cerca de 7% dos votos que foram anulados pela Justiça Eleitoral porque Ricardo, como cunhado de Roseana, era inelegível. Na época das eleições, Ricardo já tinha retornado ao grupo Sarney e foi candidato laranja do grupo Sarney, pois sabia que não poderia concorrer naquele pleito.
No 1.° turno de 2006, Roseana Sarney (PFL) obteve 47,20%, contra 34,35% de Jackson Lago (PDT), 14,26% de Edson Vidigal (PSB), 3,44% de Aderson Lago (PSDB), 0,44% de João Bentivi (PRONA), 0,23% de Saturnino (PSOL) e 0,05% de Aragão (PSDC). No 2.°turno das eleições, Jackson obteve 51,81% dos votos contra 48,18% de Roseana, um pouco a menos do que 52,05%, que foi a soma dos três candidatos (Jackson + Vidigal + Aderson) contra Sarney no 1.° turno.
Agora para 2010 não seria errado supor que as intenções iniciais de voto de Jackson Lago deverá ficar entre 30 e 35%, considerando-se apoios ganhos no interior do Estado, principalmente na região Sul, e perdas no eleitorado da capital.
Além da questão puramente matemática, deve-se levar em conta a questão política. É muito importante e vital para o futuro da democracia no Maranhão que a base aliada de Lula que apóia a candidatura de Dilma Roussef no Maranhão (PT, PC do B, PMDB, PTB e PR) se divida no Estado nas eleições para governador.
Vocês já imaginaram uma coligação PT/ PC do B/PMDB/DEM/PV/PTB/PR apoiando Roseana Sarney para governadora? Seria a chapa dos sonhos de Sarney.
Como o PT está dividido em dois grupos distintos, mas naturalmente poderia se coligar ao PC do B e ao PSB, entendo que a candidatura do deputado Flávio Dino a governador poderia garantir a realização do segundo turno no Maranhão.
Como o próprio Jackson Lago é dono de um patrimônio eleitoral elevado, na faixa de 30 a 35%, acho que o PSDB poderia também apresentar um candidato próprio que bem poderia ser o deputado Roberto Rocha.
Muita água vai rolar ainda debaixo da ponte, pois ainda faltam 13 meses para as eleições de 2010. O desempenho dos candidatos a governador nos programas de TV e de rádio do horário gratuito e nos debates e a formação das chapas majoritárias e proporcionais, definirão o rumo das eleições do no que vem.
Apresentando as candidaturas de Jackson Lago, Flávio Dino e Roberto Rocha, a oposição tradicional e histórica ao grupo Sarney terá reais chances de vitória em 2010.
Lançar apenas um candidato a governador pela oposição só prolongará a vida útil da oligarquia Sarney e será, na prática, cometer dois erros: 1) vestir uma camisa de força no PT, facilitando a entrega da sigla de Lula no Maranhão para a ala sarneysista capitaneada por Washington de Oliveira e Helena Heluy, e 2) desconhecer o pragmatismo das posições políticas do PC do B, que em Brasília defendeu arduamente a permanência de José Sarney na presidência do Senado Federal.
O debate está aberto e correndo solto nas hostes oposicionistas à oligarquia Sarney. A hora de debater e avaliar a conjuntura política eleitoral do Maranhão é agora. Um debate franco e democrático é vital para o futuro político do nosso Estado.


Postado por Marcos Nogueira às 17h00 de 17 de setembro de 2009

4 comentários:

  1. Caro amigo Marcos,
    Li e fiquei muito satisfeito com o seu blog. Você tem um papel - e já são mais de 20 anos - histórico no Maranhão na luta pela democracia e contra a oligarquia que oprime este estado. Certamente o seu blog terá papel relevante na vitória das forças democráticas do Maranhão nas eleições de 2010. E para que possamos ter novamente a satisfação de ver derrotada a estirpe sinistra (esperemos que para sempre...).
    Longa vida ao blog.
    Abraços.
    Marco Antonio Villa.

    ResponderExcluir
  2. parabéns companheiro e muito sucesso com seu blog que já adicionei ao meu.

    EDUARDO TELLES

    blogeduardotelles@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Marcão pelo Blog!
    Faço parte de sua torcida organizada.Não tenho dúvidas de que você é a melhor memória viva da história política do nosso país. Falar da realidade de nosso estado (Maranhão), uma consulta básica aos seus profundos, sensatos e ilimitados conhecimentos, é uma alternativa quase que obrigatória.
    Obrigada por comungar e solidarizar suas informações conosco da imprensa brasileira.
    É óbvio que serei sua seguidora e terei seu blog na minha relação de favoritos.
    Beijos
    Jane Lobo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!

    É sempre bom ler o conhecimento de pessoas q viveram e participam das conjunturas políticas pelas quais passamos.

    O Maranhão não é feudo. É o um Estado que possui comunicadores que prezam pela liberdade. Você, Marcos Nogueira, faz parte desse time e tem o apoio da maioria do povo que quer ver-se livre das mazelas impostas pelos intrépidos que constituem o mal.

    2010 está próximo. E se Deus quiser, reiteremos a sábia escrita do professor Marcos Antonio Villa em comentário acima, e enfim "poderemos ter novamente a satisfação de ver derrotada a estirpe sinistra".

    Sucesso nessa árdua odisséia!

    Jairo Palhano.

    ResponderExcluir