domingo, 6 de dezembro de 2009

Começa apuração dos votos do 2.° turno do PED/MA/2009

A eleição de segundo turno para a escolha do novo presidente do PT do Maranhão aconteceu durante todo o dia de hoje e foi marcada pela alta abstenção dos eleitores petistas de São Luís, que compareceram em número muito menor do quer o registrado no último dia 22 de novembro, no 1.° turno.

Até às 21h45 já tinham sido apuradas 37 urnas em todo o Estado e a chapa do candidato Raimundo Monteiro, ligado ao deputado federal Washington Luís de Oliveira, tinha 1.141 votos, conterá 1.046 votos conferidos a Augusto Lobato, candidato apoiado pelo atual presidente do PT/MA, deputado federal Domingos Dutra.

Em São Luís neste mesmo horário, 21h45, Monteiro vencia Lobato por apenas um voto: 781 a 780. O resultado da capital foi muito apertado, enquanto Monteiro abriu uma vantagem de mais de 200 votos no 1.° turno, em 22 de novembro.

Já na eleição para a escolha do presidente do diretório municipal de São Luís, Fernando Silva, assessor da deputada estadual Helena Heluy, estava ganhando do candidato Joabi, apoiado por Lobato por 748 votos contra 706.

Nas eleições para presidente do diretório regional ainda faltam apurar muitos municípios, mas a diminuta vantagem de Monteiro na capital aponta para uma provável vitória de Lobato, que tem no interior suas principais bases de apoio.

A definição do nome do novo presidente do PT deverá influir na formação das coligações majoritárias em 2010 para a disputa do cargo de governador do estado e das duas vagas ao Senado Federal.

Roseana, Sarney e Lula sonham com uma coligação estadual que reúna o PMDB e o PT no mesmo palanque. Defendem essa posição além do candidato Raimundo Monteiro e os candidatos derrotados no 1.° turno, Edmilson Carneiro (5.° colocado) e Fransuíla Soares (6.ª e última colocada), os deputados Washington Luís de Oliveira e Helena Heluy, o secretário estadual do Trabalho, Luís Antônio Heluy e o sindicalista e ex-presidente do diretório municipal do PT de São Luís, Fernando Magalhães.

Apóiam Augusto Lobato e se posicionam radicalmente contra qualquer aproximação com o grupo Sarney, os candidatos a presidente derrotados no 1.° turno do PED/2009, Bira do Pindaré (3,° colocado) e Rodrigo Comerciário (4.° colocado), os deputados Domingos Dutra e Valdinar Barros e petistas históricos como Manoel da Conceição, Jomar Fernandes, Terezinha Fernandes, prefeito Arnaldo, de Altamira do Maranhão,Franklin Douglas, Silvio Bembem, Márcio Jardim, Chocolate, Eri Castro e Robert Lobato entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário