sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Eleitor de carteirinha de Lula

Eu votei nove vezes em Luiz Inácio Lula da Silva.

1.° voto: em 1986 para deputado federal constituinte pelo PT/SP; o presidente biônico do Brasil era José Sarney, do PMDB

2.° voto: no 1.° turno de 1989 nas primeiras eleições diretas para presidente desde o golpe militar de 1964; Sarney ainda era presidente do Brasil e ensaiou um apoio à candidatura malograda de Silvio Santos, flertou com a candidatura de Leonel Brizola, do PDT, e acabou declarando voto em seu jornal “ O Estado do Maranhão” ao candidato do PFL, Aureliano Chaves, cristianizando o candidato oficial do PMDB naquele ano, deputado Ulisses Guimarães;

3.° voto: no 2.° turno das mesmas eleições contra Fernando Collor, do PRN de Alagoas;


4.° voto: em 1994 na eleição em que Lula foi derrotado pela primeira vez pelos tucanos; Roseana e Sarney Filho apoiaram FHC e o ex-presidente Sarney chegou a receber o tucano em sua casa na praia do Calhau. Mais uma vez Sarney traiu o PMDB e não apoiou o candidato de seu partido, Orestes Quércia;

5.° voto: em 1998, votei novamente em Lula na disputa que reelegeu FHC para um segundo mandato. Naquela eleição Sarney conduziu oficialmente o PMDB para apoiar FHC e na precisou trair ninguém. De quebra seu filho Zequinha ainda virou Ministro do Meio Ambiente do tucano:

6.° voto: em 2002 votei em Lula no 1.° turno embora reconheça que o candidato tucano José Serra foi de longe, o melhor e mais bem preparado Ministro da Saúde da história brasileira. No início da campanha eleitoral de 2002, a então pré-candidata a presidente pelo PFL, Roseana Sarney, foi pega com a boca na botija por uma operação da PF que apreendeu R$ 1.350.000,00 em notas de 50 (as famosas oncinhas) no escritório da empresa Lunus, em São Luís. Roseana deu sete explicações sobre a origem do dinheiro e nenhuma convenceu a opinião pública brasileira, obrigando-a a retirar a candidatura. Sarney em represália aos antigos aliados tucanos, aderiu com malas e bagagens à candidatura petista de Lula e passou à condição de “conselheiro-mor” de Lula;

7.° voto: no 2.° turno de 2002, votei em Lula que derrotou Serra, do PSDB. Sarney mais uma vez indicou a maioria esmagadora dos 56 cargos públicos federais no Estado;

8.° voto: no 1.° turno de 2006 quando Lula se reelegeu batendo um dos candidatos mais fracos da história republicana brasileira, Geraldo Alckmin, do PSDB; e

9.° voto: no 2.° turno das eleições de 2006.

Os sete primeiros votos dados em Lula, de 1986 ao 2.° turno de 2002 foram dados de forma consciente, na esperança de dias melhores para o povo brasileiro e fé de que com Lula e o PT a bandalheira em nosso Brasil iria diminuir e a ação nefasta dos grupos oligárquicos tinha seus dias de glória e dominação contados.

Confesso que os dois votos dados a Lula em 2006 foram dados com muito desconforto e desconfiança.

Lula já estava no poder há quatro anos e problemas cruciais para mim e a história política do PT e de Lula não tinham sido enfrentados com o vigor e a determinação necessárias: a questão da falta de água crônica no Nordeste, quando sabemos que seu subsolo é rico em lençóis freáticos; a reforma agrária radical que garantisse terra e trabalho imediato para milhões de famílias; o combate sem tréguas ao analfabetismo; a adoção do programa saúde da família com agentes de saúde distribuídos por todos, sem exceção, municípios brasileiros; a revitalização e acesso obrigatório em todo o Brasil ao ensino fundamental público de qualidade; e a implantação definitiva do Sistema Único de Saúde em todas as unidades da União, com ênfase à Saúde Pública e Gratuita.

Fica a pergunta: se os judeus transformaram rapidamente o deserto em área agrícola de alta produtividade, porque Lula não fez o mesmo no sertão e caatinga nordestina?

Se Cuba erradicou em pouco tempo o analfabetismo e garantiu saúde pública de qualidade e a quase extinção de doenças graves, porque Lula não começou a fazer isso no Brasil?

Se vários países do mundo fizeram um reforma agrária de fato, garantindo terra e trabalho para milhões e garantindo o fornecimento de alimentos de primeira necessidade a preço mais baixos, porque Lula não realizou uma verdadeira revolução verde no Brasil?

O estabelecimento de políticas compensatórias como o Bolsa Família e o ProUni são benéficas por que resolvem os problemas mais urgentes da população carente brasileira.

Mas se não vierem acompanhadas de medidas estruturantes que objetivem a mudança da realidade pela mobilização efetiva das populações necessitadas em busca de seus direitos, ações como o bolsa família e outras se tornarão meros paliativos que poderão viciar o cidadão a viver de favor, como cantava o velho Gonzagão.

O apoio de Lula à oligarquia mais atrasada do Brasil, a comandada pessoalmente pelo ex-presidente José Sarney e sua filha dileta, |Roseana Sarney Murad, talvez seja uma das principais facetas deste comportamento tolo e dito pragmático, na realidade oportunista, de Lula.

Lula reuniu muito apoio em sua caminhada oposicionista por que sempre combateu de frente o Maluf, Delfin, Pitta e Sarney da vida. Enquanto o PT era minoritário, Lula condenou a participação de três deputados federais no Colégio Eleitoral em 1985 e só passou a ser pragmático quando venceu a eleição em 2002.

Ao invés de isolar e se afastar de lideranças como Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho e Fernando Collor, Lula deu sobrevida a este bando de sanguessugas como se precisasse deles.

Inconcebível e inacreditável. Mas é a pura realidade.

Uma pena.

Já decidi que não darei meu 10.° voto consecutivo para o PT. Entre Dilma Roussef e Lina Vieira, ex-superintendente da Receita Federal, fica cristalino como água mineral jorrando da fonte que Dilma mente e Vieira fala a verdade.

Estou na dúvida entre votar em Marina Silva, do PV, mas muito mal acompanhada pelo Deputado Sarney Filho no Maranhão; e Ciro Gomes, do PSB.

Por enquanto são essas minhas impressões sobre a eleição para presidente da República em 2010.

3 comentários:

  1. Prezado Marcos.
    Acompanho seu blog e afirmo que muitas pessoas estão na mesma situação, eu votei sempre em Lula, menos no segundo turno da ultima eleição, vi coisas que me deixou decepcionado. Observando os ultimos acontecimentos, lendo livros como "OS HONORAVEIS BANDIDOS", acho que votar nulo ou em branco é a ultima saída.

    ASS: Nilton Farias

    ResponderExcluir
  2. Nós votamos e eu nunca pensei que ele me achava um merda. Bom ver seu novo texto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua análise. Sinto-me da mesma forma.
    Heraldo Gouveia
    Bancario

    ResponderExcluir