sábado, 5 de dezembro de 2009

Sorteio do grupo do Brasil para a 19.ª Copa do Mundo teve gosto de fel

O sorteio dos grupos de seleções nacionais para a 19.ª Copa do Mundo de 2010, a ser realizada na África do Sul, em junho e julho do ano que vem, não foi muito bom para o Brasil.

Cabeça de chave do grupo G, o Brasil vai enfrentar a Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

A Coréia do Norte só participou de uma copa do mundo, a de 1966 realizada na Inglaterra. Protagonizou uma das maiores zebras da história do futebol mundial ao desclassificar a Itália na 1.ª fase.

Depois nas quartas de final os coreanos do norte terminaram o 1.° tempo do jogo contra Portugal de Eusébio, Torres, Coluna & Simões vencendo por inacreditáveis 3X0. Na segunda etapa os lusos conseguiram virar o placar e ganharam o jogo por 5X3, com uma atuação soberba de Eusébio.

Nas eliminatórias desta copa os norte-coreanos conseguiram eliminar as seleções da Arábia Saudita e do Irã.

Já a Costa do Marfim é hoje a melhor seleção do futebol africano. O time está recheado de jogadores que atuam em times europeus, capitaneados pelo excepcional atacante do Chelsea, Didier Drogba. Será o segundo jogo do Brasil e com certeza uma pedreira!

O último jogo do Brasil na fase classificatória da Copa do Mundo de 2010 será contra nossos irmãos lusitanos. Só enfrentamos Portugal uma vez em copas do mundo e a lembrança é bem amarga.

Foi em 1966 quando perdemos por 3X1 num jogo marcado por três acontecimentos:

1)a pior performance de um goleiro do Brasil em copas do mundo: o pernambucano Manga, na época goleiro do Botafogo, cortou um lançamento na pequena área para frente, exatamente na cabeça de um atacante lusitano; depois saiu caçando uma bola rasteira e soltou a bola duas vezes; e num terceiro lance, Eusébio fez um gol de cabeça e a bola passou entre as mãos de Manga;

2)o nosso Pelé foi literalmente caçado em campo pelo zagueiro português Vicente. O juiz da partida assistiu tudo e não puniu o agressor que tirou Pelé da partida; e

3)a atuação magnífica do atacante luso Eusébio. Angolano de nascimento, Eusébio foi o artilheiro da copa do mundo da Inglaterra com nove gols.

Depois da copa do mundo de 1966 o Brasil jogou poucas vezes contra Portugal. Eu lembro de um jogo em 1972 pelo torneio do sesquicentenário da independência do Brasil, quando ganhamos por 2 a 1 e das duas últimas partidas realizadas recentemente: uma vitória de Portugal por 2X0 em Londres, já na era Dunga, e uma acachapante vitória brasileira de 6 a 2 em Goiânia.

Vejam agora um vídeo narrado em espanhol que conta a vitória portuguesa na copa do mundo de 1966, na Inglaterra.


Um comentário:

  1. OI MARCÃO, MAS UMA VEZ SOU OBRIGADO A DISCORDAR DO AMIGO QUANDO O ASSUNTO É FUTEBOL. NÃO VEJO ESSA CHAVE DO BRASIL COM GOSTO DE FEU COMO SE FERE, ACHO QUE O GOSTO AMARGO DEVE ESTAR NA BOCA DOS ADVERSÁRIOS, SENÃO VEJAMOS: O BRASIL É O MAIOR GANHADOR DE COPAS, OCUPA QUASE SEMPRE O POSTO DE PRIMEIRO NO RANKING DA FIFA, TEM TODA UMA TRADIÇÃO. JÁ PORTUGAL, QUE TEORICAMENTE É O ADVERSÁRIO MAIS DIFICIL NESSA FASE NUNCA VENCEU COISA NENHUMA, NEM MESMO QUANDO CONSEGUIU FORMAR BONS TIMES FOI MUITO LONGE, SÓ SE CLASSIFICOU NA REPESCAGEM POQ QUE PEGOU UM ADVERSÁRIO RUIM, O ATUAL TIME PORTUGÊS, COM EXECEÇÃO DE CRISTIANO RONALDO, É MEIA BOCA, A DEFESA É FRAQUISSIMA.
    COSTA DO MARFIM É UMA ESPÉCIE DE CAMARÕS DE COPAS ANTERIORES E CERTAMENTE VAI JOGAR NUMA TREMENDA RETRANCA.
    PORTANTO, NÃO VEJO MOTIVOS PARA TANTA PREOCUPAÇÃO.
    DO AMIGO SÉRGIO.
    AH! TRICOLOR SÓ O FLUZÃO OS OUTROS SÃO TIMES DE 3 CORES.

    ResponderExcluir