quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Faltam três dias para PT do Maranhão decidir apoio a Roseana Sarney em 2010

Faltando apenas três dias para a realização do 2.° turno das eleições para a escolha do novo presidente do diretório regional do PT do Maranhão, crescem as expectativas em relação ao quadro sucessório de Roseana Sarney em 2010.

A escolha do novo presidente do PT/MA será uma espécie de fiel da balança da sucessão maranhense.

Se o grupo liderado pelo deputado federal Washington Luís de Oliveira, que apóia o sindicalista e ex-superintendente do INCRA, Raimundo Monteiro, para presidente do PT, ganhar a eleição domingo, poderá se formar uma grande coligação composta por PMDB, PT, DEM, PV, PTB, PP e outras siglas menores que teriam o maior tempo de TV e de Rádio na propaganda eleitoral gratuita.

Sem o PT, a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PC do B) a governador poderia ser inviabilizada por falta de tempo na TV e rádio e falta de estrutura de apoio federal, uma vez que no caso da coligação PMDB/PT, a candidata de Lula e do PT a presidente da República, Dilma Roussef, só teria um palanque no Maranhão.

Mas se o candidato Augusto Lobato, apoiado pelo atual presidente do PT/MA, deputado Domingos Dutra, e pelos dois candidatos a presidente que chegaram em 3.° e 4.° lugares no 1.° turno do PED/MA/2009, respectivamente Bira do Pindaré e Rodrigo Comerciário, for o vencedor, o PT do Maranhão poderá trilhar por dois caminhos: lançar candidatura própria ou se coligar com outros partidos de esquerda como o PC do B, PSB, PCB e outras siglas menores.


Rodrigo, Lobato e Bira juntos contra Roseana Sarney




Nesta segunda hipótese teríamos então três candidatos fortes a governador do Estado: a do grupo Sarney, provavelmente a própria Roseana ou a de Édison Lobão; a de Jackson Lago pela coligação PDT, PSDB, PPS e outros partidos; e a de Flávio Dino, pelo PC do B, coligado ao PT, PSB, PCB e outros.

Na reta final da campanha do 2.° turno do PED/PT os dois candidatos a presidente estão ultimando os contatos com as bases petistas no interior do estado.

Enquanto Monteiro enfrenta uma longa série de viagens ao interior do Estado, contando com o apoio, a simpatia e as promessas de benesses feitas pela governadora Sarney, que chamou ao Palácio dos leões todos os prefeitos do partido do presidente Lula, Lobato recebe adesões e apoios hoje à noite no restaurante base do Rabelo.

Entre outras presenças, estarão hoje à noite no Rabelo o deputado federal José Eduardo Cardozo (SP), candidato a presidente nacional do PT pela tendência Mensagem ao Partido e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Ricardo Azevedo, do mesmo grupo político de Cardozo.

Lobato recebeu o apoio de Bira do Pindaré, de Rodrigo Comerciário, dos deputados Domingos Dutra e Valdinar Barros, além de lideranças históricas e tradicionais do PT maranhense.

Veja agora os principais apoiadores da candidatura de Augusto Lobato:

3 comentários:

  1. Olá gostaria de acrescentar que o compaheiro Monteiro é fiel aos filiados do Partido dos Trabaladores e uma decisão do PT apoia o PMDB ou O Grupo do PSDB vai ser Debatido com todos os Fiados e o nosso Partido saberá tomar a melhor decisão dos rumos da nossa legenda que com certeza será levado em conta o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil um abraço gostei da reportagém mais os Filiados do PT sabem que o lobato e um lobo em pele de Cordeiro. Por isso em nome da Resposabilidade e Militancia coerente e Etica votem no Companheiro Monteiro nº 380 e até a Vitória viva o PT e o Brasil...

    ResponderExcluir
  2. ao companheiro rogério.
    é deves ser um sarneysta,ou mal informado ao falar tais palavras pois está na cara que Monteiro não assuniu que apoiaria sarney sem pensar duas vezes,só pra conquistar uns votinhos daqueles que ainda tem duvida sobre sua decisão, e tambem não deves conhecer Lobato, este sim tem pessonalidade, e será sem duvida o melhor dirigente que este partido merece, em cantanhede, vamos assim como no primeiro turno vencer com 100% dos votos, lobato nele.

    ResponderExcluir
  3. "DIGA-ME COM QUEM TU ANDAS E TE DIREI QUEM TU ÉS"
    Será de uma incoerência gigantesca o PT do MA apoiar a quadrilha do SARNEY, anos de luta não podem ser jogados na privada, esse tipo de atitude é que vem minando a imagem que o partido contruiu ao longo de décadas e que algumas lideranças, inclusive o Presidente Lula, estam destruindo em troca de favores políticos.

    Marcelo Lira
    Imp-MA

    ResponderExcluir