segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aliança Papicu entre a oligarquia Sarney e o PT do Maranhão

Essa história de aliança entre o PT e o PMDB em 2010 é na realidade uma capitulação do PT e de Lula ao apetite voraz e incontrolável do PMDB.

Lula e Dilma na realidade são alvos de uma grande chantagem feita pelo cacique-mor, José Sarney e pelos caciques regionais do PMDB.

Por que Jáder Barbalho, no Pará, e Gedel Vieira Lima, na Bahia, não apóiam a reeleição dos governadores petistas daqueles estados?

Por que só no Maranhão não podem existir dois palanques para Dilma?



Washingto, Roseana e Monteiro selam aliança "papicu" no Maranhão


Essa situação esdrúxula desta aliança PT/PMDB, principalmente em sua versão maranhense, me faz lembrar uma história que eu presenciei na campanha eleitoral de 1986, no Ceará.

Em uma reunião que aconteceu em Barbalha, no Sul do Ceará, com trabalhadores rurais filiados ao PC do B, a direção estadual comunista tentava convencer seus filiados a apoiarem a candidatura de Tasso Jereissati, então no PMDB, que estava presente ao encontro.

Tasso era industrial. Sua família era proprietária da empresa que produzia Coca-Cola no Ceará, dona da repetidora da Globo, TV Verdes Mares, de Fortaleza, além de inúmeros negócios.

Ele era o candidato dos jovens empresários de então que queriam reciclar a política tradicional dos três coronéis do PDS/PFL (Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals) que dominavam o Ceará desde a década de 60.

Em determinado momento da reunião do PC do B, um trabalhador com mais de 80 anos, veterano das lutas pela terra no Ceará, pediu a palavra e disse:




“Se o partido tá mandando a gente obedece. Vamos apoiar esse galeguinho de olhos azuis (Tasso), mas essa história na minha terra (ele era de Iguatu) se chama aliança papicu.”

Ninguém dos presentes à reunião entendeu o significado do nome papicu.

Ai na simplicidade de seus cabelos brancos, o humilde camponês explicou melhor em linguagem bem popular e olhando diretamente para os olhos azuis de Tasso Jereissati: “ ...mais uma vez como sempre aconteceu na história, os burgueses ricos entram com a pica e nós, trabalhadores pobres, entramos com o cú...”

2 comentários:

  1. porque LULA cederia a uma chantagem de SARNEY? E qual seria esta chantagem? logo com o LULA que detém 87% de popularidade e aprovação após 8 anos de governo,personalidade do ano no mundo, com uma diplomacia competente. a verdade e outra, o PT do Maranhão está na contra mão da historia, usando de radicalismo, vive no passado, reúne em seus quadros meia duzia de xiitas, ultrapassados que tentam manter o partido no passado do mantra "FORA FMI", participar de eleições apenas para protestar,o importante é participar, e outras aberrações que fizeram LULA perder varias eleições. aprendida a lição, escolheu José Alencar dono da USIMINAS como vice, fez um arco de alianças que incluiu todos os segmentos politicos inclusive da direita ai incluindo varios inimigos do passado que ajudaram a transformar este país no que ele é hoje. sera que LULA conseguiria administrar este país sem estas alianças? seria ele o sucesso e a unanimidade que é hoje sem os seus aliados? o PT do Maranhão ainda precisa aprender esta lição. enquanto isto não acontecer vai continuar sendo igual o PSTU, o PSOL, apenas objeto de protesto, usando a politica de terra arrazada, quanto pior melhor. as urnas darão a resposta a este grupo de radicais que usam como único discurso agredir a familia SARNEY em todas as suas falas, assisti o encontro do PC do B aqui em S.INÊS com Flavio Dino, Zé Reinaldo,Ribamar Alves e outros pré candidatos e me decepcionei com o que ouvi, nada de projetos para nossa cidade ou região, o que se falou ali foi só sobre Roseana, Sarney, oligarquia, muito odio, ira , raiva e ressentimento, assim caminha a oposição que tenta há decadas chegar ao poder apenas com este discurso fragil de serem ANTI-SARNEY. dizer que a refinaria é uma farsa e de uma maldade sem tamanho. ROSEANA segue firme para a reeleição com um plano de governo serio, claro e transparente, mostrando a que veio, dizendo o que fez e o que vai fazer. esta é a grande diferença entre ELA É OS DEMAIS

    ResponderExcluir
  2. Não estamos falando do Tasso nem estamos no Cea´rá dos anos 80. Roseana já mostrou que o PT terá espaço no governo. O próprio Lula está fazendo suas exigências.

    ResponderExcluir