sábado, 22 de maio de 2010

Villa comenta pesquisa Datafolha

O historiador Marco Antônio Villa acabou de postar um texto em seu blog comentando a pesquisa Datafolha, publicada hoje no jornal "Folha de São Paulo".

"Saiu a tão aguardada pesquisa Datafolha.Deu empate: Serra e Dilma estão com 37%. Marina continua longe, com 12% (o que não é um mau resultado).

A popularidade de Lula está quase no céu: 76%. As explicações ficam ao gosto do freguês. É óbvio constatar o crescimento contínuo da candidatura Dilma. O ponto de interrogação que fica é até onde vai esta curva. Teve o programa de televisão que foi importante (onde Lula enfatizou que ela é a sua candidata).

Contudo, ela mal chega a metade do índice de popularidade de Lula, o que pode indicar que a transferência não é automática (e menor do que os petistas imaginam) e que Serra se mantém bem no estágio atual da campanha.

Nas próximas duas semanas, na televisão, teremos programas pró-Serra e (dependendo do que for exposto, pois o PT certamente vai tentar embargar - ou limitar - estes programas) que devem ter algum efeito nas pesquisas.

A pesquisa reforça a análise de que teremos uma eleição super-disputada, absolutamente distinta das últimas quatro (1994-2006). Teremos segundo turno, óbvio.

E o calor da disputa vai transformar a eleição de 2010 (infelizmente) na mais violenta da história recente do país, como já escrevi diversas vezes.

Qualquer interpretação mais afirmativa é mero chute. As duas candidaturas tem estratégias bem distintas. Dilma tem de colar a sua imagem à de Lula. E só.

Serra tem uma missão muito mais difícil: evitar o confronto desnecessário e ir comendo pelas bordas a situação, especialmente com as alianças estaduais (que terão enorme influência no quadro de uma eleição super-polarizada), que tem recebido muita pouca atenção da cobertura da imprensa.

Em suma, não faltará emoção."

Nenhum comentário:

Postar um comentário