domingo, 8 de novembro de 2009

Ação facista de jovens do PMDB do Maranhão

 
 
Passados quatro dias depois do lançamento do livro “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney”, realizado no Sindicato dos Bancários do Maranhão, só hoje, no domingo, estou podendo postar minhas observações sobre o evento marcado por um ataque fascista de pseudoestudantes secundaristas ligados ao PMDB do Maranhão.

 Além do cansaço que senti depois de praticamente vinte dias de trabalho sem descanso, uns pequenos problemas de saúde e uma pane no meu computador, estou de volta para efetuar alguns comentários:

1) Quem é democrata e quer debater idéias não comparece ao lançamento de um livro munido de ovos, pedras e uma torta doce para jogar no rosto de outra pessoa;

2) A ação nefasta de um bando de estudantes ditos secundaristas foi organizada diretamente pelo senhor João Alberto de Sousa, Vice-Governador do Maranhão, e financiada pelo senhor Ricardo Murad, secretário estadual de Saúde e cunhado da governadora Sarney;

 3) Quando a baderna começou uma senhora de nome Marta, presente no evento, se sentiu mal e resolveu ir embora imediatamente após o início da confusão. Ela se dirigiu à Rua dos Afogados, onde tinha estacionado seu carro e ficou surpresa quando viu cinco (5) viaturas da Polícia Militar do Maranhão estacionadas naquela Rua;

4) Policiais militares de uma viatura que estava estacionada em frente ao Sindicato dos Bancários faziam duas perguntas de forma insistente a todos que saiam do local: sobre o paradeiro de estudantes que teriam se tornado reféns dos organizadores do evento e se ainda existiam autoridades dentro do sindicato;

5) Menos de dez minutos depois do início da baderna, o blogueiro Décio Sá postou em seu blog do Imirante que embora ele estivesse em Fortaleza, ele sabia que alguns estudantes que tinham ido protestar contra Jackson Lago e José Reinaldo Tavares no lançamento do livro “Honoráveis Bandidos” tinham sido “covardemente agredidos” por integrantes do PDT e que Jackson e José Reinaldo tinham fugido “covardemente” do auditório do Sindicato dos Bancários;

6) Como houve uma verdadeira avalanche de comentários negativos à postagem de Sá, o Sistema Mirante – Mentira de Comunicação resolveu brincar de jornalismo bonzinho contra jornalismo marrom. Escalou o blogueiro Marco D’Eça, que tentou esconder o sol com uma peneira muito furada, postando o seguinte comentário:

“Por Marco D’Eça:

O secretário de Esporte e Juventude do Governo do Estado, Roberto Costa, é o exemplo acabado de que “pouca cabeça e muito poder” acaba sempre em bobagem.

Suas ações, quase sempre atabalhoadas – quando não truculentas – acabam criando problemas nos serviços por onde passa. Nesse quesito, ele até supera o antecessor em sua pasta, Weverton Rocha (PDT).

 Pior: sem o verniz ideológico que aquele representa.
 Aliás, Costa e Rocha são contemporâneos de movimento estudantil. E sempre usaram o poder para manipular estudantes e aliciar pseudo-lideranças estudantis interessadas em “uns trinta dinheiros”.

 Assessores de Rocha sempre estiveram próximos de Costa, assim como os aliados de Costa vieram do mesmo balaio de Rocha.

Garoto novo, com responsabilidades acima da sua capacidade de interpretá-las, o desempenho de Roberto Costa na SESPJV é pífio e marcado por trapalhadas.

É um dos calcanhares-de-Aquiles do governo recém-empossado.

Exemplo: as idas e vindas de sua insegurança na decisão de mandar os jovens estudantes para a Olimpíada Estudantil em Minas Gerais. Foi preciso a intervenção do Ministério Público para que ele percebesse a besteira que fazia.

Outro exemplo: a tentativa malograda de tentar impor um serviçal no Conselho estadual da Juventude, rechaçada por todos os setores ligados ao órgão.

Agora, Roberto Costa se superou, ao financiar estudantes truculentos em uma ação que teve como único resultado apenas chamar atenção para um evento que seria vazio por si só.

Coisa de idiota.

Os líderes do grupo ao qual está ligado o secretário de Juventude sempre pregaram a tolerância e a convivência democrática com as diferenças.

Alguns fatos, ensinam, passam sozinhos, sem a necessidade de sufocá-los. Como passaria este que a turma de Roberto Costa deu holofote desnecessário.
 
Coisas que a cabeça tapada de alguns, infelizmente, não consegue assimilar”;

7) Embora tenha descansado um pouco na quinta, sexta e ontem, fui a campo para coletar algumas informações muito interessantes. O agenciador da bagunça foi o ex-líder secundarista de triste memória, Ruy Pires. Ele recebeu a missão de tentar empastelar o lançamento do livro HB, a mando de João Alberto e com financiamento de Ricardo Murad;

Pires contatou Islane Vieira, presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Luís, UMES, que arregimentou outros secundaristas ligados à UMES; e Ana Paula Ribeiro, ex-presidente da Fesma (Federação de Estudantes do Maranhão), que arregimentou alguns jovens moradores do bairro do São Raimundo.

O mais interessante é que Islane e Ana Paula receberam alguns milhares de reais para promover o quebra-quebra no Sindicato dos Bancários e só repassaram trinta ou quarenta reais para cada um dos vinte arruaceiros que promoveram a baderna;

9) O senhor Augusto Santos estava esperando os baderneiros na delegacia de plantão na RFFSA. Ele é funcionário de um dos terminais de integração da Prefeitura de São Luís. Ana Paula Ribeiro também trabalha no Terminal da Integração do São Cristóvão das 00h00 às 06h00;

10) As informações se completam: ação organizada a pedido de João Alberto, financiada por Ricardo Murad; e cinco viaturas estrategicamente estacionadas numa rua próxima à Rua do Sindicato dos Bancários.

Está na cara que foi uma ação planejada dentro do Palácio dos Leões e tem as impressões digitais de João Alberto de Sousa e Ricardo Murad, useiros e viseiras na arte da truculência e de promover e financiar proezas como essa.

O objetivo fascista da ação ficou límpido e transparente: impedir a liberdade de expressão e calar dois jornalistas sexagenários que escreveram uma obra-prima sobre esses Honoráveis Bandidos que saqueiam sem dó o Maranhão;

11) O que foi muito mal feito para tentar calar a boca de homens e mulheres livres serviu também para dar uma dimensão muito maior ao lançamento de um livro sobre corrupção no país e no Maranhão. Até agora, as 22h30, do dia nove de novembro de 2009, um pouco mais de 98 horas após o ataque fascista do PMDB do Maranhão, um vídeo com imagens da baderna já registrou 32.091 acessos no site youtube.com.br.

Os autores do livro HB autografaram cerca de 150 livros no primeiro lançamento do livro, que aconteceu no dia 24 de setembro em São Paulo; aqui em São Luís no dia 04 de novembro, autografaram cerca de 550 livros e anteontem, em Macapá, Palmério Dória autografou 84 livros durante lançamento ocorrido na capital do Amapá.

Na revista Veja que já está nas bancas de jornal do Brasil o livro “Honoráveis Bandidos” aparece pela sexta semana consecutiva na lista dos livros de não ficção mais vendidos do país, publicada pela principal revista da Editora Abril.

No final do mês de setembro, HB surgiu pela primeira vez em 9º lugar; na semana seguinte passou para 6.º lugar e ficou nesta colocação durante três semanas; na semana passada HB já era o 5.º livro mais vendido do Brasil e nesta semana já é o quarto livro mais vendido do Brasil

HB está vendendo mais de 1.500 livros por dia em todo o país. Um verdadeiro sucesso de vendas, apesar do vaticínio do crítico literário (sic) Pergentino Holanda, que previu há 15 dias um fracasso de público para o livro que já se tornou um best-seller.

Obrigado pela propaganda que todos vocês do sistema Mirante - Mentira e aliados fazem de “Honoráveis Bandidos” diariamente nos veículos de comunicação da família Sarney

Vejam agora o vídeo sobre a ação fascista dos jovens do PMDB do Maranhão, a mando dos capos João Alberto de Souza e Ricardo Murad, denominados a partir de hoje como “HB’s” de nível intermediário na hierarquia da OCRIM comandada pessoalmente por Fernan do Sarney



4 comentários:

  1. Com esta atitude convarde dos ladrões do dinheiro público no Maranhão, fica claro o tamanho do desespero que toma conta desta máfia, em relação a este livro, que detalha cada golpe que esta bando pratica. Soube que este mesmo bando com o dinheiro do Governo do Estado fez um livro, a intensão era vendê-lo, mas infelismente, ninguém quis comprar e eles saíram distruibuindo e jogando como é o caso que mostra no vídeo.
    Parabéns M. nogeuria pela idealização do evento.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jornalista,repudio qualquer tipo de violencia.O livro deveria SIM,ser vendido em todas as livrarias de São Luís,como no resto do País.Agora,apenas um detalhe:não ví no vídeo,como em nenhuma aparição pública,os "verdadeiros governadores";tais como Aderson,Aziz,e outros,porque?ví o Haroldo Sabóia,um antigo adverário do Sarney,mas q se participou do Gov.do Dr.Jackson,foi num cargo pífio.Essa é a pergunta,que não cala,na classe formadora de opinião,tenha certeza.meu caro.

    ResponderExcluir
  3. Só existe uma solução para isso e o povo do Maranhão sabe qual é.
    Desejo boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Resposta a ul leitor que se apresentou como anônimo:
    O companheiro Aderson Lago estava sim no Sindicato dos Bancários durante o lançamento do livro "Honoráveis Bandidos" na última quarta-feira.

    Eu inclusive quis chamá-lo para falar em nome do PSDB do Maranhão e como candidato a governador de 2006, assim como chamei o governador legítimo do Maranhão, Jackson Lago; o ex-governador José Reinaldo Tavares; o presidente do PT- MA, deputado Domingos Dutra; a ex-secretária de Segurança Ciudadã do Maranhão, Eurídice da Nóbrega Vidigal, representando seu marido Edson Vidigal, que também foi candidato a governador em 2006; e o presidente do PSTU do Maranhão, Marcos Silva.

    O ex-deputado Aderson Lago, que também foi candidato a governador do Maranhão em 2006 pelo PSDB do Maranhão, não quis falar porque achou que o evento já estava muito longo.

    Marcos Nogueira

    ResponderExcluir