segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Honoráveis Bandidos também está em 1.° lugar na lista publicada ontem no "O Estado de São Paulo"

O que todo o mundo literário esperava foi confirmado ontem pelo jornal “O Estado de São Paulo” em sua lista dos livros mais vendidos do Brasil nesta semana que passou, publicada na edição de domingo.

Com a confirmação do Estadão o livro HB de Palmério Dória e Mylton Severiano é o livro de não ficção mais vendido do Brasil nas cinco listas de maior credibilidade do país: as revistas semanais Veja e Época e os três maiores jornais diários do Brasil: “Folha de São Paulo”, “O Globo”, e “O Estado de São Paulo”.

O livro conta a saga da família Sarney que ocupou o poder no Maranhão depois do golpe militar, em 1965. Pela primeira vez o livro HB conta a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada de poder regional pela família Sarney, no Maranhão, e do controle quase total, do Senado Federal, pelo patriarca que virou presidente da República por acaso, transformou o Maranhão em quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes.

O livro fala também do monopólio que o empresário Fernando Sarney possui no setor elétrico brasileiro e a influência nas grandes obras do país, como a Ferrovia Norte Sul, em construção no Tocantins, e até na própria Petrobrás, através do conselheiro da empresa estatal, Silas Rondeau, ligado a Fernando e indicado para o cargo pelo senador José Sarney.

O livro é imperdível e sua leitura obrigatória para quem quiser conhecer com detalhes a história recente do Brasil e do Maranhão.

HB é a melhor pedida para um presente de bom gosto neste natal. Incentiva um hábito saudável e fundamental para o desenvolvimento do Brasil, que é a educação através da leitura.

Mas dar HB de presente neste natal para a pessoa que se ama, para seu filho que está no Ensino Médio ou na Universidade, para um colega de trabalho ou de estudos, para os parentes e para seus amigos ocultos, representa também uma atitude firme na defesa das necessárias mudanças em nosso Estado.

Para a oligarquia que está incrustada no Palácio dos Leões por decisão autocrática de quatro ministros do TSE, que não respeitaram a vontade soberana de quase um milhão e quatrocentos mil eleitores que elegeram Jackson Lago em outubro de 2006, o Maranhão é tratado como um feudo particular da família que trata nossa gente como vassalos e administra o Estado tal qual uma capitania hereditária em pleno século 21.

O Maranhão é um estado com riquezas naturais exuberantes.

Banhado por rios perenes e uma terra de excelente qualidade, Maranhão possui uma malha ferroviária sem igual nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, e o porto mais bem situado do Brasil, bem mais próximo aos mercados europeu, norte-americano e asiático, via Canal do Panamá.

É um Estado rico habitado por uma gente que trabalha muito todos os dias, mas, que em sua maioria, é pobre e miserável.

O Maranhão é o campeão nacional de tudo que é negativo no Brasil: analfabetismo, desemprego, miséria, baixo padrão alimentar, saúde pública de péssima qualidade, desnutrição infantil, concentração da propriedade da terra, baixa escolaridade (tempo médio de permanência na escola), futebol abandonado e de péssima qualidade, baixíssimo número de pessoas com acesso à internet; e alto número de migrações forçadas para outros Estados, principalmente para as áreas de garimpo e trabalho escravo, devido à falta de terra para plantar e oportunidades de trabalho no interior do Estado principalmente na zona rural dos municípios.

Vamos juntos ajudar a mudar esta realidade.

Um dos primeiros passos para isso é comprar o livro “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney” para presentear alguém neste natal e colaborar no processo geral de conscientização e democratização da boa informação e da verdade sobre a realidade nua e crua do nosso querido Maranhão.

O livro estará à venda dentro de alguns dias na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão, na Rua do Sol 413, Centro de são Luís e pelo telefone 88380274.

O livro custa R$ 29,90, mas na aquisição de um número maior de exemplares de HB, acima de dez unidades, para dar de presente ou para revender em São Luís e no interior do Maranhão, será dado um desconto crescente na proporção do número de exemplares desejados.

Um comentário:

  1. Que continuemos com a exaltação dessa obra, que veio para alertar e mostrar alguns fatos, que os pseudos meios de comunicação daqui escondem.
    É como se o muro de Berlim estivesse caindo e somente agora, pessoas de todo o Brasil estão podendo ter acesso a realidade do Maranhão, ocultada por anos.
    Essa cortina de ferro sarneyzista está acabando, tarde mas está acabando.

    ResponderExcluir