domingo, 22 de novembro de 2009

Resultados parciais do PED do PT/MA apontam para a independência em relação a Sarney

Embora a apuração dos votos do Processo de Eleição Direta (PED) do PT do Maranhão ainda esteja no início, o resultado parcial apurado até há alguns minutos, às 22h55, aponta indícios de que nenhum candidato a presidente do PT terá 50% dos votos mais um, resultado que definiria o nome do novo presidente do PT/MA logo no 1.° turno.

Seis candidatos a presidente do PT foram às urnas hoje; Augusto Lobato, Bira do Pindaré, Rodrigo Comerciário, Raimundo Monteiro, Edmilson Carneiro e Fransuíla Soares.




Lobato, Bira e Rodrigo não apóiam a coligação do PT/MA com o PMDB de José Sarney nas eleições para governador do Maranhão em 2010.



Monteiro, Carneiro e Fransuíla defendem a posição da direção nacional que quer ver o PT/MA apoiando a candidatura de Roseana Sarney ao governo maranhense.



Mas essa posição de Lula e José Dirceu vem perdendo força porque já são vários Estados onde o relacionamento entre o PMDB e o PT caminha a passos largos para um divórcio nada amigável em 2010.




Se o problema acontecesse só no Maranhão a pressão da direção nacional sobre a nova direção estadual eleita no PED de hoje seria irresistível. Mas existem problemas sérios de difícil solução no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Ferais, Brasília, Bahia, Pernambuco e no Ceará, que tornam o impasse no Maranhão ser menos relevante para a direção nacional do PT.

A situação se complicou a tal ponto que a mídia nacional noticiou neste final de semana que o presidente Lula já está aceitando a montagem de dois ou até mesmo de três palanques nos estados para sua candidata Dilma Roussef nas eleições de 2010.

Até agora já consegui a informação do término da apuração em três municípios: Penalva, onde Augusto Lobato obteve 230 votos, contra 87 dados a Raimundo Monteiro e 13 obtidos por Bira do Pindaré; Viana onde Lobato teve 78 votos, Monteiro 44 e Bira do Pindaré 28 votos; e Paço do Lumiar onde Bira teve 50 votos, Monteiro 31, Lobato 23, Edmilson Carneiro 4 e Rodrigo Comerciário 1 voto.




Em São Luís já foram apurados os votos da Cidade Operária onde Monteiro teve 113 votos, Bira 48, Rodrigo Comerciário 42 e Lobato 11 votos.

A apuração de São Luís deve terminar na madrugada de amanhã e o resultado de todo o Estado só deverá ser oficialmente promulgado amanhã, durante o dia.

Pelo jeito a torcida da governadora Sarney e a oferta de empregos, benefícios e convênios com ONGs e entidades populares não surtiram muito efeito.

O maioria dos filiados do PT do Maranhão prefere manter uma posição independente do grupo Sarney, ratificando a postura defendida historicamente por Domingos Dutra na Câmara Federal, e Valdinar Barros, na Assembléia Legislativa.

Esta posição tem o apoio de petistas como Augusto Lobato, Bira do Pindaré, Rodrigo Comerciário, Manoel da Conceição, Jomar e Terezinha Fernandes, Silvio Bembem, Franklin Douglas, Márcio Jardim, Robert Lobato e Marcelo Barros, entre outras lideranças do PT/MA.





Dutra vai ganhar mais uma disputa com Washington no PT/MA



Mais uma vez a posição dos petistas que defendem uma aproximação política ao grupo Sarney devem sair derrotada em mais um Processo de Eleição Direta (PED) do PT. Os representantes mais importantes deste grupo pró-Sarney são o deputado federal Washington de Oliveira, a deputada estadual Helena Heluy e seu filho, José Antônio Heluy, secretário estadual de Trabalho do governo biônico de Roseana Sarney.

Na foto abaixo estão Antônio José (à esqueda), do PT de Chapadinha; o secretário do Trabalho, José Antônio Heluy; a Governadora Sarney; a vereadora do PT de Balsas e candidata a presidente do PT/MA, Fransuíla Soares; Mundico Teixeira; o prefeito de Balsas, Chico Coelho, do PMDB; e Edmilson Carneiro (à direita), candidato a presidente do PT/MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário