sábado, 14 de novembro de 2009

Engenheiro do Ita comenta o apagão

E-mail de um amigo Engenheiro do ITA sobre o último apagão!!!
 
"O maior apagão da história. Já é anunciado como o 4º e de pequena monta.
 
Dilma sumiu. Nas últimas oito semanas não deixou de aparecer em nenhum encontro desde aulas de bordado inglês à formatura de jardim de infância. Hoje, sumiu, escafedeu-se, foi para outra dimensão. Não deve acreditar no poder do "teflon". Mal sinal, mostra não ter fé e sem ela a coisa desanda.

Mas, como temos que conviver com a desgraça seguimos em frente. O Simão vai ter um prato cheio amanhã. A entrevista inicial foi na Bandnews às 17h00, estava indo para casa e já peguei iniciada. Um cidadão de formação humilde e de forte sotaque do oeste paulista estava sendo entrevistado.

De repente descubro ser o prefeito de Itaberá em toda a sua simplicidade e franqueza:

- Então o Sr. não foi prejudicado pelo apagão?

“ Não!!, sentimos oscilações, mas a nossa cidade não foi atingida por nenhum apagão. Pude acompanhar tudo pela televisão e pelo rádio e fiquei até de  madrugada atendendo telefonemas e respondendo a mesma coisa. Não tive nenhuma informação adicional porque nem fazia sentido incomodar as pessoas se tudo estava normal em Itaberá e também nas cidades vizinhas que mantive contatos.”

Mais 2 horas e agora vem o relato oficial na GloboNews e ao vivo na BandNews com o Lobão e uma entrevista com o presidente da Itaipú.

A culpa foram os raios e ventos ENTRE Ivaiporã e Itaberá e de Itaberá a Tijuco gerando uma falha tripla. O presidente de Itaipú no alto de sua sapiência técnica sai com a grande pérola,  dizendo que o homem ainda não conseguiu dominar o clima e como todos podem notar as mudanças climáticas estão causando danos que não podem ser previstos e emendou:

"Temos que nos conformar".

Aí veio a "buemba, buemba" em nova entrevista com o prefeito Walter Sergio de Souza Almeida: "Tivemos muitos problemas, a população ouviu estrondos e há relatos de bolas de fogo na subestação. Não quero mais falar sobre isso"...

No Estadão, ainda às 19 horas  saiu a seguinte nota:

"Durante a entrevista, Lobão disse que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) confirma a ocorrência dos fenômenos atmosféricos na região de Itaberá, no interior paulista. O prefeito da cidade, Walter Sergio de Souza Almeida (DEM), porém, afirmou que não "sabia que o ocorrido tinha a ver com Itaberá."

"Aqui não faltou luz e só aconteceu uma pequena falha", disse Almeida. Segundo relato do prefeito e de moradores do município, as condições do tempo estavam normais ontem à noite.

Mais cedo, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o apagão não foi provocado pelo mau tempo.

Acho que achamos a Dilma. Ela está na outra Itaberá aquela onde choveu, cairam raios de padrão australiano e tornados padrão Greensburg, Kansas.

Outro assunto que faz qualquer engenheiro ficar corado de vergonha é chamar de falha tripla um sistema que possui 2 linhas de transmissão paralelas e seguindo a mesma rota, sendo que a mesma linha foi interrompida 2 vezes. Isso é falha dupla (forçando a barra)  e não pode ser considerada contingência. Engenheiros de redes sabem muito bem que isso é a falácia de usar balanceamento como contingência, só dá m... se não for dimensionada de acordo, pois é um canal multilink agregado aos mesmos pontos de presença.

Se a Internet fosse gerida por esse povinho não ficava de pé 24 horas.

O outro problema que coraria o meu velho Prof. e chefe Antonio Salles Campos Filho é que a malha de controle está sem compensação. Em software de redes isso é trivial, não há convergência e o sistema oscila como foi observado. Adicionalmente, não houve a compensação de métrica com a demanda de cada circuito. Se não havia energia deve-se calcular a métrica de distribuição mais adequada e fechar as rotas de menor importância em passos. Entretanto, o sistema mostrou que tenta distribuir o que sobrou para todo mundo como se pudesse e tudo alarma nas subestações terciárias, quaternárias e assim os alarmes vão se realimentando e tudo se desliga... até Angra desligou. Falta um belo BGP misturado com Spanning-Tree no sistema.

Em suma:

a) Não foi nada disso;

b) Se caiu raio não devia derrubar, se ventou não devia derrubar se fosse assim o Canadá, EUA, China, Japão não teriam energia elétrica entre Julho / Novembro.   A Indía nas monções ficariam só com velas. E não adianta dizer que a energia é mais distribuída porque no Canadá e na China a matriz geradora é bem concentrada;

c) O sistema não tem contingência. Usam balanceamento em canais paralelos alimentando as mesmas subestações ou até subestações diferentes, mas em rotas geográficas idênticas. Falha grosseira e denota total falta de investimentos;

d) O software e sistema de controle está ultrapassado e com tempos de resposta inadequados. As linhas estão congestionadas e com pouca capacidade de aguentar variações. Estão operando em valores próximos dos limites e a instabilidade realimenta a malha de controle. É inconcebível o sistema ter chegado por proteção a desconectar Angra I e II, assim como, geradoras menores de SP;

e) O sistema mais seguro do mundo e que nunca mais iria dar apagão deu apagão no mês seguinte à declaração. Propaganda é o nome disso, farsa e deboche é o nome do que estão tentando justificar;

f) O relatório apresentado de falha tripla é uma total incoerência. Se fossemos sérios, os engenheiros deste país deveriam em nota oficial desmentir isso para impedir que sejamos vistos como imbecis perante o mundo. Isso foi falha simples, em circuito sem contingência, sobrecarregado e com sistema de automação inadequado em tempo de resposta e malha de controle.

Pronto, fim da farsa e vamos ver quando o portal da dimensão Itaberá volta a abrir, vomitando a Dilma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário