quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sarney quer fazer filme com Silvio Tendler

O blogueiro Eri Castro acabou de postar a informação de que o presidente do Senado quer contratar o cinesata Silvio Tendler para filmar sua vida.

Eri Castro escreveu "Conversei agora pouco com Sílvio Tendler e ele me confidenciou que só houve uma sondagem por parte do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), com relação à produção de um documentário sobre a sua vida.




Tendler está muito ocupado em projetos que se arrastam por mais de 10 anos e que indubitavelmente tomará seu tempo pelo menos por mais uma década. O cineasta Sílvio Tendler foi supervisor do filme 'Jackson Lago: o timoneiro da nau libertária', do qual sou o seu produtor executivo."

A seguir reproduzo na íntegra uma nota publicada na livraria da Folha de São Paulo de hoje:

"O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), quer ver sua história nos cinemas, a exemplo do que vai ocorrer no começo de 2010 com a cinebiografia do presidente Lula.

A Livraria da Folha apurou que Sarney convidou o cineasta carioca Silvio Tendler para o projeto. O documentarista já fez produções sobre os ex-presidentes da República João Goulart (1918-1976) e Juscelino Kubitscheck (1956-1961). Atualmente, Tendler filma a história de Tancredo Neves (1910-1985). Foi nas filmagens para esse trabalho sobre Tancredo que surgiu o contato entre o senador e o cineasta.

Já existe um documentário sobre o presidente do Senado, feito por Fernando Barbosa Lima (que morreu no ano passado), mas o resultado desagradou Sarney, segundo a Livraria da Folha apurou.


A ideia é que o filme sobre Sarney seja lançado em 2010, aproveitando que, no próximo dia 24 de abril, o senador completa 80 anos. Ele nasceu em Pinheiro (MA) e foi presidente do Brasil entre 1985 a 1990.

A exemplo de Lula, Sarney quer ter interferência na obra audiovisual. Atualmente, a trajetória do presidente do Senado é alvo de interesse no mercado editorial, onde "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney" figura entre os livros mais vendidos no país. Está em quarto lugar na lista divulgada no último sábado pela Folha. Nesta semana, a expectativa é que suba posições, como se observou em levantamentos divulgados nesta terça por outras livrarias.

Na semana passada, o livro foi lançado em São Luís (MA), na sede do Sindicato dos Bancários, com direito a tumulto e pancadaria. O autor Palmério Dória teve de andar acompanhado de uma equipe de seguranças. Sarney já disse que não viu, não leu e não se interessa pela obra, que fala até das intimidades sexuais da família Sarney. Com certeza, "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney" não vai inspirar um filme aprovado pelo senador."


Sarney tem uma preocupação constante em limpar sua biografia. Ele quer passar para a opinião pública a imagem do estadista que garantiu a redemocratização do país; do intelectual da Academia Brasileira de Letras que não liga para o poder e nem se preocupa com coisas menores como a nomeação de seus netos, irmão e parentes para cargos públicos; do político bom sangue que não está nem aí para os negócios da OCRIM de seu filho Fernando com a administração pública do Brasil, Amapá e Maranhão, principalmente no setor elétrico e na construção de grandes obras.

O filme, com certeza, concorreria com grandes chances de ganhar pelo menos duas estatuetas do Oscar: o de efeitos visuais e o de melhor filme de ficção científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário