terça-feira, 11 de maio de 2010

Governadora biônica quer processar o Jornal Pequeno

A governadora biônica do Maranhão, Roseana Sarney, reagiu de maneira irada à matéria de minha autoria, publicada ontem no Jornal Pequeno.

A matéria fala da denúncia de Rudolf Elmer, ex-diretor do banco suíço Julius Bär, filial das Ilhas Caymans, de que Roseana e seu marido Jorge seriam os verdadeiros proprietários de uma empresa off-shore, de nome Coronado.

A empresa abriu uma conta corrente no banco suíço no dia 27 de setembro de 1993, e segundo a ONG norte-americana Wikileaks, especializada em rastrear dinheiro sujo, a conta corrente da Coronado teria movimentado 150 milhões de dólares entre os anos de 1993 e 1999.

Editorial publicado hoje na capa do jornal “O Estado do Maranhão”, afirmou que: “Mais uma vez um jornal faccioso de São Luís investe contra a honra da governadora Roseana Sarney, repetindo a armação que se tornou rotineira em momentos pré-eleitorais em que ela se dispõe a disputar uma eleição. Tenta repetir a canalhice política que a tirou da corrida presidencial em 2002, métodos repetidos na campanha de 2006.”



Roseana irada vai processar JP


O editorial fala que a matéria não passa de “armação e invencionice”. Diz também que a governadora biônica vai entrar com uma ação de danos morais contra o jornal.

“Agora se valem de um suposto livro escrito por um suíço em alemão, na qual a governadora (biônica) seria citada como detentora de uma suposta conta bancária naquele país”, afirmou ainda o editorial de “O Estado do Maranhão”.

Para quem leu o editorial, parece que a apreensão de R$ 1.340.000,00 nos cofres da Lunus em 2002 pela Polícia Federal, que cumpria mandado da Justiça Federal, foi uma obra de ficção criada só para afastar Roseana das eleições presidenciais daquele ano.

Será que a família Sarney também considerou “canalhice política” a ampla cobertura do caso Lunus feita, pela Rede Globo de Televisão, SBT, TV Bandeirantes, TV Record, Veja, Istoé, Época, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e outros grandes veículos de comunicação do país?

Da mesma forma agora quando o ex-banqueiro Rudolf Elmer, que foi diretor do banco Julius Bär, filial das Ilhas Caymans, escreveu um livro que cita nominalmente Roseana Macieira Sarney e Jorge Francisco Murad como proprietários da empresa Coronado que abriu uma conta naquele banco em setembro de 1993, Roseana vem afirmar que tudo não passa de uma “armação e invencionice”.


O ex-banqueiro Rudolf Elmer


O X da questão é que Elmer possui documentos do banco Julius Bär que serviram como base para ele escrever o livro.

Por que Roseana não processa Rudolf Elmer? Vocês já imaginaram a repercussão internacional de um processo desses? O próprio banco suíço já processou seu ex-funcionário e se deu mal, tamanha a reação dos meios de comunicação dos Estados Unidos e da Europa, perante a tentativa de cerceamento das informações acerca das grandes negociatas que envolveram políticos e empresários conhecidos mundialmente.

3 comentários:

  1. vão processar toda a imprensa brasileira, porque com exeção do jornal da familia, nos demais orgãos de noticia do país eles são figurinhas carimbadas, todo dia manchetes com um da familia.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi pq vc não abriu um tópico sobre a Roseana Sarney ter aposentado o ex-governador Jackson Lago que por 2 anos e pouco vai receber mensalmente mais de 23 mil reais.

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu com este link que foi retirado do ar há 10 dias

    CMI Brasil - Bank Julius Baer: Brazilian Senator Roseana Sarney ...Bank Julius Baer: Brazilian Senator Roseana Sarney estimated USD 150M in Caymans Por Wikileaks 27/03/2009 às 17:07. Brazilian

    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/03/443502.shtml

    ResponderExcluir