sábado, 2 de outubro de 2010

Bomba: Dinheiro encontrado em contas de Fernando Sarney na Suíça foi de pagamento por intermediação na venda da Cemar

O blog do amigo e jornalista Luís Cardoso acabou de publicar postagem onde o empresário Fernando Sarney declarou às autoridades suíças que dinheiro dele depositado naquele país foi conseguido através de comissão paga a ele, Fernando, por serviços de intermediação da privatização da CEMAR, comprada pelo Banco Pontual.

Não podemos esquecer que Fernado Sarney foi presidente da CEMAR de Março de 1983 a Abril de 1990 e que na época da venda da empresa, quando Fernando recebeu milhões de dólares como intermediário do negócio, a empresa era estatal e estávamos em pleno governo de sua irmã, Roseana Sarney.

Isso no Brasil é crime e se chama c orrupção passiva.

Leia a matéria de Luís Cardoso:


"Para evitar incômodos com a justiça suíça, o empresário Fernando Sarney declarou nos autos do processo naquele país que os valores encontrados em conta da Lithia, off-shore, em seu nome e em nome da sua esposa, Tereza Sarney Murad, são fruto de pagamentos por intermediação na Venda da Cemar, durante o governo de sua irmã, Roseana Sarney.

Parte dos valores, cerca de 13 milhões de dólares da conta da Lithia, conforme descoberto em investigações na Suíça, foi transferida para o Lienchenteinstein, um principado independente.



O fato não é crime na Suíça, pois se trata de lobby, profissão regulamentada no exterior, mas no Brasil, onde o caso consta nos autos da Justiça Federal, é crime por corrupção passiva.

A Cemar era empresa pública durante a gestão de Roseana Sarney e foi vendida ao banco Pontual.

No exterior já foram encontrados cerca de R$ 54 milhões em contas do empresário Fernando Sarney."

Nenhum comentário:

Postar um comentário