sábado, 2 de outubro de 2010

Deu na revista Veja: Eis os métodos dos aliados dos Sarneys, a família do lulismo no Maranhão

Leiam a matéria do articulista Reinaldo Azevedo, da Veja On Line, sobre as ameaças que a repórter especial da Folha de São Paulo, Elvira Lobato, sofreu esta semana por parte de aliados de Roseana Sarney e Ricardo Murad no Maranhão.

Por conta das ameaças de morte que recebeu em seu celular, Elvia Lobato voltou ao Rio de Janeiro, onde reside, anteontem, quatro dias antes do prazo previsto por ela, já que ele cobriria o processo eleitoral no Maranhão até o dia cinco de Outubro.

Imagine o que não teriam feito com Elvira Lobato se o ex-presidente José Sarney não assinasse uyma coluna semanal na Folha de São Paulo todas as sextas-feira?

Leiam a íntegra da matéria de Reinaldo Azevedo, da Veja on line:

"Um blog e jornais ligados à candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão tentaram intimidar repórter da Folha que investigava indícios de compra de votos no Estado. A repórter Elvira Lobato estava em São Luís apurando informações de que apoiadores da campanha de Roseana estavam supostamente pagando contas de eleitores pobres em troca de voto nela.

O dono de uma lotérica havia relatado que um homem chegou com centenas de contas de luz, água e telefone para pagar. Desembolsou R$ 10 mil em espécie. Como o dinheiro não foi suficiente para quitar todas as contas, saiu e voltou com mais R$ 10 mil. Mesmo assim, faltou dinheiro. O homem então deixou na lotérica uma pilha de boletos não pagos dizendo que iria buscar mais dinheiro para saldá-los.

A repórter foi até a lotérica anteontem e conferiu os dados e fotografou contas de várias pessoas. Com os nomes e endereços dos donos das contas, ela chegou a suas casas. Nas ruas do bairro, onde moram pessoas de baixa renda, havia cartazes de Roseana e de Ricardo Murad -cunhado da peemedebista, ex-secretário de Saúde e candidato a deputado estadual. A procuradora Carolina da Hora Mesquita abriu procedimento administrativo para apurar se as contas foram pagas em troca de votos.

BLOG

No mesmo dia, o “Blog do Décio” -pertencente ao jornalista Aldenísio Décio Leite de Sá e hospedado no site do jornal “O Estado do Maranhão”, pertencente à família Sarney- postou nota com o título: “Folha prepara novo factóide contra Roseana”. O blogueiro publicou foto da jornalista, com o número do celular dela. A repórter começou então a receber telefonemas e mensagens com insultos e ameaças.

“O jornal Folha de S. Paulo está preparando um novo factóide para tentar atingir a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB). A repórter do jornal Elvira Lobato esteve reunida hoje pela manhã com Aderson Lago e Aziz Santos [assessores de Jackson Lago, adversário de Roseana] para colher deles algumas informações no sentido de embasar suas matérias”,
escreveu o blogueiro. Uma das mensagens enviadas ao celular da repórter dizia: “Você envergonha a classe (…). Bandida, deixe o Maranhão em paz!”

A repórter esteve com assessores de Lago em busca de notícias sobre a queda de helicóptero usado na campanha. Os assessores disseram à repórter ter ouvido relatos de compra de votos. O post de Décio Sá foi reproduzido na íntegra pelo jornal “Tribuna do Maranhão”, de Timon (MA), e por diversos outros blogs de linha governista no Estado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário