segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A democracia se fortaleceu ontem e metade do Maranhão não aceita mais a dominação sarneysista no estado

A primeira atitude que devo tomar depois do resultado das eleições de ontem no Maranhão é cumprimentar a governadora Roseana Sarney e o senadores Édison Lobão e João Alberto de Sousa por suas vitórias eleitorais.

A democracia é assim. A gente defende nossas idéias, temos nossas paixões políticas, mas depois que a maioria de eleitorado decide e bate o martelo, a democracia se fortalece e a vida segue.

Confesso que essas eleições aqui no Maranhão deixaram um gosto amargo de fel em minha boca. Todos os candidatos em que votei foram derrotados na urna: Aderson Lago, PSDB, para deputado estadual; Alexandra Tavares, PSB, para deputada federal; Zé Reinaldo Tavares (PSB) e Edson Vidigal (PSDB) para as duas vagas ao Senado Federal; Jackson Lago (PDT) para governador; e Marina Silva (PV) para presidente da República.

Na matéria que postei na última sexta-feira, sugeri aos amigos, conhecidos e leitores do blog que por uma questão de ideologia, não quisessem votar em Aderson Lago, por ser ele tucano, que votassem então em Bira do Pindaré, da ala antisarneysista do PT maranhense.

De todos os nomes que sugeri, Bira do Pindaré foi o único que se elegeu para fazer frente aos outros dois deputados estaduais eleitos pelo PT: Francisca Primo e José Carlos Nunes Filho, o Zé Carlos da Caixa. Os dois nunca foram petistas e só entraram no partido da estrela vermelho por conveniência e ligação com o grupo Sarney.

A vitória de Roseana Sarney foi muito apertada.

Roseana teve 1.459.792 votos, Flávio Dino obteve 859.402; Jackson Lago teve 569.412 votos; Marcos Silva 14.685, Saulo Arcangeli obteve 8.898 e professor Josivaldo 2.518 votos.

A diferença pró Roseana Sarney foi de apenas 4.877 votos, pois os cinco candidatos de oposição tiveram juntos 1.454.915 votos.

O resultado eleitoral mostra que o prazo de validade da era Sarney expirou ontem no Maranhão. Se a oligarquia iniciada por seu pai não se oxigenar e mudar os métodos de fazer política, este mandato será, com certeza, o último deste grupo que chegou ao poder em 1966 e dominou o Maranhão por 44 anos, com um breve intervalo de Junho de 2004 (quando José Reinaldo rompeu com Sarney) a Abril de 2009 (quando Jackson Lago foi cassado através de um golpe judiciário).

O uso irrestrito da máquina governamental estadual em favor de Roseana foi decisivo para sua apertadíssima vitória de ontem.

Segundo se comenta nos meios políticos mais de um bilhão de reais foram alocados nas eleições, distribuídos como convênios com municípios.

Nas campanhas eleitorais de Roseana, Ricardo Murad e Luciano Moreira, só para citar três exemplos, foram gastos dezenas de milhões de reais com uma produção caríssima de Rádio e TV (só Duda Mendonça foi contratado por R$ 12 milhões), materiais gráficos (santinhos, cartazes, bandeiras, adesivos, etc), mais de mil carros de som e combustível distribuído no balde em postos de gasolina localizados em todo o Estado.

Enquanto o candidato a governador pelo PDT, Jackson Lago, registrou no TRE/MA a doação de pouco mais de R$ 100 mil, Roseana registrou mais de cinquenta vezes mais e Ricardo Murad e Chiquinho Scórcio, ambos do PMDB, registraram pelo menos dez vezes mais doações do que Lago.

Crimes eleitorais estão sendo investigados pela Polícia Federal como no caso de pagamento ilegal de centenas de contas de energia, água e telefone pertencentes a moradores de bairros populares da capital, numa agência lotérica no centro de São Luís. O deputado Ricardo Murad é o principal suspeito deste crime que é passível com a pena de impugnação do registro de sua candidatura.


Roseana Sarney não poderá disputar um quinto mandato de governadora do Maranhão em 2014 e nesta próxima eleição acontecerá a renovação da elite dirigente do Maranhão.

Cafeteira terá quase 90 anos, Sarney 84, Jackson 79, Castelo 76, Lobão, 76, Zé Reinaldo 74, João Alberto e Vidigal com quase 70, e Roseana, Washington Luís (PT) e Sebastião Madeira com mais de 60.

Das gerações intermediária e da mais nova sobrarão Luís Fernando Silva, na casa dos 50 anos, Ricardo Murad com quase 50 anos, Flávio Dino, Bira do Pindaré (PT) e Roberto Rocha com idade variando de 42 a 46 anos.

E por enquanto são só esses nomes que despontam nas gerações mais novas.

O estilo trator e megalomaníaco de Ricardo Murad fazer política não aponta um futuro promissor para sua carreira política, principalmente no tocante a cargos majoritários.

Luís Fernando talvez seja a maior aposta e esperança de reciclagem política do grupo Sarney. Para confirmar o prognóstico, ele precisaria alçar vôos mais altos em 2012 quando termina seus dois excelentes mandatos de prefeito de São José de Ribamar.

Depois de um ótimo desempenho eleitoral em 2006 quando obteve mais de 500 mil votos para senador, Bira se manteve fiel aos seus princípios, não se rendeu ao grupo Sarney e ontem se elegeu deputado estadual. Jovem ainda, ele tem um futuro brilhante pela frente.

Flávio Dino bateu na trave pela segunda vez ao disputar um cargo majoritário. Deverá disputar a prefeitura de São Luís em 2012 e os quase 30% de votos obtidos ontem para governador vão fortalecer seu patrimônio eleitoral para disputar novamente o Palácio dos Leões em 2014 ou 2018. Sem dúvida nenhuma agora Flávio é o maior nome da oposição maranhense para embates futuros.

Roberto Rocha ainda é muito novo apesar de vários mandatos de deputado estadual e federal. Sua candidatura extemporânea a senador em 2010 poderá causar alguns percalços em sua vida política futura, mas ele tem o tempo a seu favor para corrigir rumos.

Gostaria de finalizar esta matéria fazendo uma homenagem especial ao doutor Jackson Lago. De todos os candidatos que concorreram às eleições de 2010, ele foi o mais prejudicado por ter conduzido toda uma campanha eleitoral sem recursos financeiros e com a situação jurídica indefinida.

Muita gente que gostaria de ter votado em Jackson, deixou de fazer por achar que o registro de sua candidatura seria cassado pelo TSE. Uma parte destes eleitores votou em Flávio Dino e outra parte considerável votou em Roseana Sarney, por achar que no final das contas seu pai conseguiria influenciar novamente os ministros do TSE para cassar o registro do ex-governador.

Jackson é um cidadão exemplar, um modelo de político íntegro e com vida pública ilibada. Confesso que votei nele ontem com orgulho e muito respeito por sua biografia política e pessoal.

Jackson Lago fez muita coisa pelo Maranhão em apenas dois anos, três meses e dezessete dias de mandato.

Foi o depositário dos sonhos e esperanças de quase 1.400.000 eleitores maranhenses em 2006, que pensaram que estavam se livrando da família Sarney.

O governo da Frente de Libertação do Maranhão não soube lidar corretamente com professores estaduais, policiais e funcionários públicos. Esqueceram que contra o governo atuava uma formidável máquina azeitada de comunicação; o sistema Mirante/Mentira de Comunicação.

Além de subestimar o império sarneysista de comunicação, fizeram pior: sob a falsa alegação da liderança de audiência ibopeana, pagou-se dezenas de milhões de reais para a rede de TV inimiga ficar cada dia mais forte e preparar e acalmar o espírito dos maranhenses para a cassação de seu querido governador.

Enquanto isso não se preparou nos 27 meses e meio de governo de Jackson nenhum estrutura alternativa de comunicação para resistir ao golpe judicial que se aproximava.

Existiam plenas condições a partir da posse de Jackson em Janeiro de 2007, de elaborar um plano de incentivo às rádios comunitárias, pequenos jornais, pequenas e médias estações de TV e de Rádio espalhadas pelo Maranhão, meios de comunicação de entidades populares como associações de classe, sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais, igrejas evangélicas, comunidades eclesiais de base, etc.

E para finalizar muitos dirigentes graúdos do governo Jackson Lago não acreditavam no início, lá por 2007 e início de 2008, que a ação de cassação de Jackson iria prosperar e desse no que deu.

Subestimar um inimigo do porte de José Sarney foi fatal a Frente de Libertação do Maranhão e para o governo de Jackson Lago!!!

Devido ao ritmo intenso que tive nas últimas semanas, vou me afastar do blog por uns quinze dias, para cuidar melhor da minha saúde, que está muito irregular.

Voltarei a escrever lá pelo dia 20 de Outubro a tempo de comentar o segundo turno das eleições presidenciais.

Até lá!

5 comentários:

  1. blogdOjosemariacosta
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    PERDEU O MARANHÃO, OU GANHOU ROSEANA SARNEY ?


    O Brasil inteiro caminhou ontem rumo às urnas, em um sentimento de civilidade e progresso, demonstrando um civismo ímpar, onde temos que respeitar a soberania do voto popular.
    Mas, o que ganharemos nós mortais, com a reeleição, da Roseana Sarney, no Estado do Maranhão ? Será que no próximo ENEM, não estaremos mais com três Escolas Públicas, entre as 10 piores do Brasil ? Será que no próximo levantamento do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, dos 10 piores municípios do Brasil, o Maranhão da Roseana Sarney, não colaborará com 04 cidades ?
    Perdemos todos. Aqueles que apostam no desenvolvimento, no progresso , em Escolas profissinalizantes e qualitativas, em saneamento básico.
    Roseana Sarney, é aquela que cala os blogs, a liberdade de expressão, não sabe o que significa o contraditório, é a mimada que berra, grita, bate o pé, e distorce a verdade dos fatos.É aquela que gagueja, por que não tem arguição, não tem história, não tem legado, não há em que segurar-se a não ser ao sobrenome do clã. Que lhes presenteia com os mais horripilantes "modis operantis", as chaves do Cofre Financeiro do Estado do Maranhão.
    Mas, não é o momento de dispensar-nos, da tristeza. O jogo, sempre é jogado, já foi pior, mais obscuro, menas informação, eles ainda agarram-se ao silencio dos porões, e somos nós que temos com a nossa luta, a nossa coragem, a nossa dignidade, revertermos essa tragédia. Temos a obrigação de twitar mais, blogarmos mais, trocarmos informações, cobrar mais dessa patuléia, exigir o prometido, fiscalizar, enfim colocarmos em prática aquilo que chamamos de Cidadania. É o momento de juntarmos os "cacarecos",agarrarmo-nos com inteligencia e não desistir. Ouvimos lorotas, mentiras, fantasias, enrrolação. Mas, o pior de tudo isso mesmo, foi o disperdicio do dinheiro publico. Por que esse é meu, é seu, é nosso que entregamos em forma de pesados impostos, que nos é atirado ás costas.
    Fico em dúvida:
    Se a Rosena Sarney, ganhou as eleições, ou foi o Estado do Maranhão que perdeu.
    Perdeu o povo pobre, necessitado, que será tragado com o Assistencialismo de oportunidade, para calar a voz.
    Perdeu o Estado do Maranhão ou ganhou Roseana Sarney ?

    ResponderExcluir
  2. INDIGNADO COM A OPOSIÇÃO

    Senhores,
    Sabem o que é o resultado dessa eleição? É o egoísmo, o individualismo e a incompetência. Não interpretem minha opinião como partidário de A ou B da oposição, mas faremos uma crítica imparcial dando nome aos bois:
    Mais uma vez subestimaram o Grupo Sarney. Subestimaram sua organização, sua lealdade, sua competência, seu compromisso. “Ah! Mas despejaram o poderio econômico”, sim é daí, tivemos o Governo na mão e também despejamos.
    Jackson Lago foi avisado sobre seus péssimos auxiliares (vários governos dentro de seu governo), foi avisado sobre a possível cassação (toda ação judicial precede uma ação política do qual ele ignorou. Jackson e seus auxiliares achavam que a ação de Escórcio não iria dar em nada).
    Zé Reinaldo, o grande engenheiro da vitória foi traído e abandonado. Traído por Jackson Lago e Roberto Rocha (os quais ele ajudara muito quando Governador) que nas suas individualidades repetiram a estratégia derrotada de todos os anos. Jogaram fora uma vaga de senador das oposições (como bem dissera Ze Reinaldo). Traíram seus grupos políticos, amigos e aliados. Roberto Rocha ignorou todos esses anos, como Deputado Federal, as suas próprias lideranças, devendo aos profissionais que lhe serviam nas campanhas anteriores, a maioria dos mesmos abandonaram seu barco aportando em outros ninhos.
    Flávio Dino emerge como o nome mais forte da oposição. Seguiu a estratégia reinaldista à risca. Se fosse para o segundo turno com certeza seria eleito Governador. Sobra como o líder maior da oposição ao lado de Ze Reinaldo e Domingos Dutra (grande vitorioso e grande traído por essa individualidade oposicionista).
    Roseana conseguiu se resgatar politicamente, vai ter esses próximos anos para fazer um Governo competente, porque a marca das administrações publicas Maranhense e da sua oligarquia é a incompetência, a corrupção ativa e passiva, a confusão entre o publico e privado, tornando este rico estado num dos mais pobres da federação. O nome do Grupo Sarney é ligado ao Coronelismo brasileiro, que agora se aliou à Lula para dar governabilidade a troco da permanência no poder. A democracia brasileira e sua governabilidade é uma troca de favores ilícitos.
    Lobão e João Alberto colheram o resultado da fidelidade e competência política, principalmente João Alberto de Sousa, aliado fiel, não só do Grupo Sarney, mas do seu grupo pessoal, um time de jovens aguerridos, competentes e fiéis à sua fidelidade. Como reconhecimento de sua justeza de caráter.

    Espero que Jackson Lago e Roberto Rocha saiam do cenário, não votarei mais neles, os considero culpados por essa derrota. Espero que a nova liderança oposicionista não seja individualista e que depois dessa surra estratégica (que não foi surra de votos) seja mais aglutinadora (apesar de Dino e Ze Reinaldo terem se esforçado) e que aqueles ex-lideres de oposição (esses que atrapalharam) sumam do cenário, dando espaço para lideranças modernas, jovens, qualificadas e compromissadas com o futuro.
    Vou destacar meus parabéns ao Flavio Dino (seu preparo intelectual, o Maranhão precisa disso), a Ze Reinaldo (pela sua visão estratégica), a João Alberto de Sousa (pela sua lealdade com o seu grupo pessoal e ao Sarney), a Domingos Dutra pela sua resistência, ou seja, parabéns para os que fizeram uma política decente independente do grupo que pertençam.

    ResponderExcluir
  3. blogdOjosemariacosta

    NÃO PODEMOS NOS DISPERSARMOS.
    Amigos.....................

    Não é o momento para dispersarmos. Unidos seremos mais fortes, separados será mais fácil o abate.
    Em um jogo de durabilidade imensa, os nervos tensos, e a alma sedenta por alívio,evidentemente que as agressões, as bordoadas, as decepções, a sensação de termos lutado tanto, e não ter o objetivo alcançado, às vezes dá vontade de desistir. De entregar a partida, de entregar os pontos.
    Sim, tudo isso é válido. Mas, não podemos entregar os nossos sonhos, a nossa luta, a nossa quimera, o desejo de vermos livre do atraso, do tosco, da pieguice.
    Certamente muitos perceberam que a Senzala, está no terraço e pode adentrar a qualquer momento na Casa Grande. Portanto eu, lhes convido a vim conosco e não desanimar.
    Amigos, entendo que outrora já fora pior. Antes as nossas ferramentas eram "parcas", sem qualificativas, a nossa luta quase não tinha rumo, nem voz, nem direção.
    Hoje, temos rumo, temos voz, temos direção a seguir. Temos uma comunidade chamada de juventude, que berra, que grita, que vaia, que não aceita o patrulhamento, que tecla, que bloga, que tuita, que diz não à Opressão.
    Temos que unirmos-nos todos, mostrar que somos persistentes, que não desistirmos jamais e o sonho por progresso e desenvolvimento não acabou.
    Caminhemos de mãos dadas, divergindo sim, mas nunca nos dispersando. Dispersados, é mais fácil não percebermos a corrupção, a censura, por que para alguns interessa o Silêncio dos Porões, onde guarda-se a carnificina do ódio e da vingança
    sanguinária. Os dentes brancos como teclas de piano, o "riso" escancarado e debochado, é a síntese da fome no érario público. É a ânsia de amealhar, para si e enfeitar o seu ego, com partes da parte de um povo pobre, miserável, que se expõe como fossem farrapos humanos.
    Juntos, queremos um Maranhão atrelado á locomotiva do pluralismo de pensamento, do contraditório e da Liberdade de Expressão.

    ResponderExcluir
  4. O Júlio está desabafando as mágoas do Zé Reinaldo e do Flávio Dino.
    Chore, não é fácil perder para quem se acha superior aos outros.
    O Dr. Jackson Lago está muito acima do que estes dois senhores. Tem história, nível, humanidade.

    ResponderExcluir
  5. blogdOjosemariacosta
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010
    SARNEY FUGIU DOS HOSPITAIS DA ROSEANA

    Meus Leitores.........

    O Senador José Sarney, Presidente do Senado Federal, Maranhense por nascimento, Amapaense por oportunismo, está internado no Hospital Sírio Libanês no Estado de São Paulo.
    O Senador, a família e os apaniguados, estão com as chaves do Cofre do Estado do Maranhão, a um pouco mais de 40 anos. Não construíram Escolas, não fizeram nada pela Segurança Publica, tanto que o Estado é um corredor do Crime Organizado, não estão nem aí para Saneamento Básico, tanto é verdade que os banheiros dos maranhenses, é um quadradinho cercado de palha de babaçu, e um buraco no chão, conhecido entre nós de "citrina". É ali, que o maranhense agacha-se, e derrama as suas necessidades. Quem afirma isso é o ( IFDM ) índice Firjam de Desenvolvimento dos Municípios, orgão do governo, que apresenta esse texto.
    A rede hospitalar não existe. Não tem hospital no Maranhão . Ou tem ? Se tem por que o Senador está hospitalizado aqui em São Paulo, e não lá em seu Maranhão ? Ou então, por que não correu ao seu Amapá ? É furreca os hospitais da Roseana Sarney. Estão todos largados, abandonados, senão é verdade, por que o Senador não está internado neles ? Aonde está o Maranhão cantado, versado, rimado, colorido, que a Roseana mostrava em suas enrrolações eleitorais ? Por que essa patuléia toda corre pra cá ( São Paulo ), quando sente uma tontura, uma dor de barriga, uma arretemia cardíaca, como sentiu o Senador ? Por que esses açougues, servem para o povo pobre e trabalhador, e não servem para os Sarneys ? Por que ele não fez pelo menos um Hospital, para ele deitar e morrer em Paz ? Ou se morrer aqui em Sampa, a alma vai de avião, ou só será remetido o esquife e, esta ficará perambulando, por aqui pelo Sul ?
    Uma voz potente do Rádio Brasileiro tocou ontem nesse assunto via twitter: O apresentador MIlton Neves da TV Bandeirantes, para o Brasil inteiro começar a acordar e prestar a atenção, nesses que tratam o Estado do Maranhão como fosse uma Casa Grande, o seu povo valioso como fosse a Senzala, teleguiado pelos risos, pelas carnes moídas, pelos arroz de cuxá ou mesmo os carteados de uma Sinhazinha.
    Aonde estão os teus hospitais, Roseana Sarney ? Por que O Senador, não está internado em um deles ?

    ResponderExcluir