sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Edson Vidigal cobra nomeação de juizes de paz nas eleições

O candidato ao Senado Edson Vidigal (PSDB), da coligação O Povo è Maior, cobrou hoje em Imperatriz que os municípios do Maranhão comecem a partir das próximas eleições municipais a eleger seus juízes de paz, previstos pela constituição, mas ignorados pelos legisladores. O ministro explicou que em nenhum Estado do país existe o juiz de paz, porque nunca ninguém cuidou de fazer essa lei.

Os juízes de paz são pessoas eleitas democraticamente pela população, que tem como função supervisionar aquilo que poderíamos chamar de mesas de conciliação , algo aproximado das ações dos conselhos de cidadania implantados no governo Jackson Lago.

“Nós temos que buscar a paz dos bairros, a paz da ruas, das cidades porque a paz é o melhor remédio contra a guerra contra os discêncios, contra os desentendimentos e uma forma inicial de se buscar essa paz é através deste conciliador que foi previsto pela constituição, mas nunca instituído por nossas leis”,  afirmou Vidigal

O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça explicou que a partir da eleição deste Juiz, o passo seguinte seria a abertura de mesas de conciliação e discussões em uma bancada formada pela união demoradores, por pessoas indicadas pelo ministério público treinadas sobre a supervisão de alguém justamente eleito pela população, que seria no caso o juiz de paz.

“Essa determinação está na constituição há 22 anos e ninguém nunca resolveu abrir uma discussão sobre o assunto, meu papel no Senado será este, de lutar por leis mais justas e honestas e melhorar aquelas que já foram criadas, eu vou futucar nisso vou levantar e vou abrir uma mesa de discussão para as pessoas terem maior acesso a justiça”, comprometeu-se Vidigal.

O ministro se mostrou confiante na vitória no dia 03 de outubro e ainda fez uma referência a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de ter mantido a candidatura de seu companheiro Jackson Lago (PDT) ao governo.

“Nunca tivemos dúvida que o Jackson é ficha limpa. Quando começamos a campanha em julho eu e o Jackson tínhamos a certeza que o nosso único trunfo era o povo e o seu desejo de mudança para sair da miséria e dos problemas sociais que os atinge.”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário