sábado, 9 de outubro de 2010

O silêncio de Lula

O historiador Marco Antônio Villa, professor da Universidade Federal de São Carlos/SP publicou este artigo na última quarta-feira, 06 de Outubro, na página 3 do primeiro caderno do jornal Folha de São Paulo:

"Lula perdeu. A soberba fez mais uma vítima. O presidente, com supostos 80% de aprovação, não elegeu sua sucessora no primeiro turno, como propalou nas últimas semanas. Toda a agressividade presidencial foi em vão.

As ameaças foram aumentando na mesma proporção que os institutos de pesquisa apresentavam o favoritismo da sua candidata.

Não custa imaginar como agiria discursando na festa da vitória que não houve. O silêncio de Lula nos últimos dias, caso raro, foi o mais extenso deste ano.
A oposição recebeu um claro recado das urnas. Há espaço para uma candidatura propositiva e oposicionista.

A maioria simples que o governo obteve foi graças ao apoio dos oligarcas (Sarney, Barbalho, Collor, entre outros), das centrais sindicais pelegas, dos velhos movimentos sociais sustentados com recursos públicos, das pesquisas que a cada dia jogavam uma ducha gelada na oposição e estimulavam o eleitor indeciso a votar na candidata oficial, da máquina estatal e de seus programas assistencialistas, e, finalmente, de Lula, que literalmente abandonou a Presidência para fazer campanha.
Apesar de tudo, o governo não obteve a vitória que imaginava. O segundo turno era tudo o que Lula não queria. Agora sua candidata vai ter as mesmas condições que Serra. Continuar falando por ela como fez no primeiro turno vai pegar muito mal.

O criador tem de dar alguma autonomia à criatura. Confundir apoio com tutoria, indica ao eleitor que Dilma não consegue caminhar com as próprias pernas.

A oposição terá nova chance. Não tem desempenhado bem o seu papel. Acreditou na fantasia de que somente 4% da população achava o governo ruim. E, depois dos resultados da eleição de domingo, é mais fácil crer no chapeuzinho vermelho do que nas pesquisas eleitorais.

O eleitorado apontou que a oposição tem de fazer política. Deve criticar (quem disse que o eleitor não gosta de crítica?) e propor alternativas. Chamar Dilma para o debate e não Lula. Afinal, é ela a candidata.

A verdadeira eleição, espero, começou na noite do último domingo. Até então, o que tivemos foi um mero simulacro. Debates monótonos, um amontoado de propostas desconexas, muito marketing e pouca política.

Foi o tipo de campanha que marqueteiro adora. Agora deve começar a eleição que interessa ao país. Longe daquilo que Euclides da Cunha, em 1893, chamava das 'insânias dos caudilhos eleitorais e do maquiavelismo grosseiro de uma política que é toda ela uma conspiração contra o futuro de uma nacionalidade'."

6 comentários:

  1. Arthur Virgílio denunciará Vanessa e Braga por compra de voto
    Segundo a assessoria jurídica do PSDB, as provas que o senador tem, contra os adversários na disputa pela vaga ao Senado, são "robustas e incontestáveis"
    http://www.acritica.com/manaus/Amazonia-Manaus-Amazonas-Eleicoes_2010-Politica_0_349165192.html

    Senador Arthur Virgílio apresenta cartões e denuncia compra de votos
    http://www.d24am.com/noticias/politica/arthur-virglio-apresenta-documentos-e-cartes-bancrios-para-denunciar-que-braga-e-vanessa-compraram-votos/8824

    Senador Arthur Virgilio está denunciando no Facebook um mega crime eleitoral no Amazonas com provas
    http://www.facebook.com/profile.php?id=1452123221#!/SenadorArtur451

    ResponderExcluir
  2. Gostei do BLog, convido a você visitar o meu e seguir-me, caso deseje, forte abraço! Cordialmente:
    www.fernandofts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Senhor Marcos Nogueira, bom dia. Os senhores analistas deixaram-se contaminar pela torcida pró-serra. Serra, meu bom jornalista, é um "ex-seminarista criado pela vô". Cheio de vontade e de suposta sabedoria. A propósito, senhor bom jornalista, cadê a propalada competência técnica do senhor Senhor José "bolinha de papel" Serra.? Na verdade, senhor Jornalista, o PT venceu o obscurantismo, o Opus Dei, TFP e as variáveis em torno

    ResponderExcluir
  4. O silêncio de Marquinhos (sábado, 9 de outubro de 2010)(domingo, 14 de novembro de 2010).

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos Nogueira somos da AgÊncia Baluarte estamos propondo fazer uma parceria de links o seu link já está no nosso obrigada

    http://agenciadenoticiasbaluarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos gosto de suas análises, parabéns por esta ótima publicação, estou aproveitando a oportunidade de comentar aqui para apresentar e deixar em aberto um convite para pessoas criativas e com vontade de ganhar dinheiro trabalhando com ética em parceria com a revista do Maranhão compartilhe esta idéia e indique a pessoas das suas relações ou a políticos, empresas ou qualquer outro tipo de pessoa que julgue que a revista poderia interessar, atuamos sob uma ótica alternativa, interativa e vibrante, através de nossos autores reproduzimos conteúdo informativo para divulgar nossos parceiros, com artigos, comentários considerados relevantes sobre assuntos que tem alguma vinculação com a região, sobre a vida em sociedade. Qualquer dúvida aqui vai o link: www.maranhencidades.com.br

    ResponderExcluir