sábado, 2 de outubro de 2010

Ibope sempre errou votação de Jackson Lago

As pesquisas realizadas pelo Ibope sobre intenção de votos dados ao candidato a governador Jackson Lago (PDT) sempre subestimaram seu potencial eleitoral. Comparativamente, o instituto tem sido generoso com a principal adversária do pedetista. Em 2006, eleição na qual Jackson Lago saiu vencedor com pouco mais de 51% dos votos válidos no segundo turno, as pesquisas foram-lhe desfavorável até a véspera do pleito.
 
A pesquisa do Ibope divulgada em 14 de agosto de 2006, apontava Roseana Sarney (PFL) com 70% das intenções de votos contra apenas 21% de seu principal concorrente Jackson Lago, (PDT). Uma diferença de 49% das intenções de voto entre ambos. No dia 29 de outubro, Jackson Lago foi eleito com mais de 51%.

No primeiro turno de 2006, Roseana Sarney iniciou a campanha com 60%, oscilou para 70%, mas no final das contas, nas urnas, obteve apenas 34% dos votos válidos, percentual 17% inferior aos 51% apontados pelo IBOPE, às vésperas da eleição.

“Desta vez eles foram mais comedidos com os números”, comentou o pedetista, após a publicação da primeira pesquisa do instituto relativa às eleições majoritárias de 2010. Segundo a pesquisa divulgada no dia 28 de agosto, Jackson Lago tinha 25% das intenções de votos no Maranhão, enquanto que a candidata do PMDB apareceu com 47%, o mesmo índice aferido pelo levantamento publicado na quinta-feira passada.


Os últimos números do Ibope antes do primeiro turno deste ano atribuem a Jackson Lago, candidato da coligação “O Povo é Maior”, apenas 18% das intenções de votos. O percentual é muito inferior às votações obtidas pelo pedetista em todas as disputas que participou nas eleições majoritárias.

O histórico das pesquisas do IBOPE em 2010 mostra Roseana Sarney, (PMDB), estacionada em 47% das intenções de voto do inicio ao fim da robusta e milionária  campanha do primeiro turno.  Os exemplos mostram que os eleitores maranhenses  não devem deixar se influenciar pelos números apresentados pelas pesquisas. O verdadeiro resultado da vontade popular só será  revelado pelas urnas.

Confira o gráficos do IBOPE em 2006:


2 comentários:

  1. muito bom!!!
    Tentar prever quem vai ganhar as eleições ou não no fundo parece ter a intenção de influenciar na escolha dos eleitores.
    Gostei do post.

    ResponderExcluir
  2. Poderias publicar essa analise...

    INDIGNADO COM A OPOSIÇÃO

    Senhores,
    Sabem o que é o resultado dessa eleição? É o egoísmo, o individualismo e a incompetência. Não interpretem minha opinião como partidário de A ou B da oposição, mas faremos uma crítica imparcial dando nome aos bois:
    Mais uma vez subestimaram o Grupo Sarney. Subestimaram sua organização, sua lealdade, sua competência, seu compromisso. “Ah! Mas despejaram o poderio econômico”, sim é daí, tivemos o Governo na mão e também despejamos.
    Jackson Lago foi avisado sobre seus péssimos auxiliares (vários governos dentro de seu governo), foi avisado sobre a possível cassação (toda ação judicial precede uma ação política do qual ele ignorou. Jackson e seus auxiliares achavam que a ação de Escórcio não iria dar em nada).
    Zé Reinaldo, o grande engenheiro da vitória foi traído e abandonado. Traído por Jackson Lago e Roberto Rocha (os quais ele ajudara muito quando Governador) que nas suas individualidades repetiram a estratégia derrotada de todos os anos. Jogaram fora uma vaga de senador das oposições (como bem dissera Ze Reinaldo). Traíram seus grupos políticos, amigos e aliados. Roberto Rocha ignorou todos esses anos, como Deputado Federal, as suas próprias lideranças, devendo aos profissionais que lhe serviam nas campanhas anteriores, a maioria dos mesmos abandonaram seu barco aportando em outros ninhos.
    Flávio Dino emerge como o nome mais forte da oposição. Seguiu a estratégia reinaldista à risca. Se fosse para o segundo turno com certeza seria eleito Governador. Sobra como o líder maior da oposição ao lado de Ze Reinaldo e Domingos Dutra (grande vitorioso e grande traído por essa individualidade oposicionista).
    Roseana conseguiu se resgatar politicamente, vai ter esses próximos anos para fazer um Governo competente, porque a marca das administrações publicas Maranhense e da sua oligarquia é a incompetência, a corrupção ativa e passiva, a confusão entre o publico e privado, tornando este rico estado num dos mais pobres da federação. O nome do Grupo Sarney é ligado ao Coronelismo brasileiro, que agora se aliou à Lula para dar governabilidade a troco da permanência no poder. A democracia brasileira e sua governabilidade é uma troca de favores ilícitos.
    Lobão e João Alberto colheram o resultado da fidelidade e competência política, principalmente João Alberto de Sousa, aliado fiel, não só do Grupo Sarney, mas do seu grupo pessoal, um time de jovens aguerridos, competentes e fiéis à sua fidelidade. Como reconhecimento de sua justeza de caráter.

    ResponderExcluir