sábado, 2 de outubro de 2010

Flávio Dino faz visita ao presidente do TRE para garantir eleições limpas no MA

Acompanhado dos advogados da coligação Muda Maranhão, Sálvio Dino e Carlos Lula, o candidato ao governo do estado, Flávio Dino, fez na tarde de ontem uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Raimundo Cutrim.

O objetivo do encontro foi garantir que as eleições no estado ocorram dentro da legalidade. A procuradora regional eleitoral Carolina da Hora também participou da reunião.  Flávio pediu providências da justiça eleitoral em face de indícios de compras de votos e de abusos de poder econômico. “Queremos eleições limpas”, resumiu Flávio.



Da esquerda para a direita a procuradora Carolina da Hora, os advogados Sálvio Dino e Carlos Lula, o candidato Flávio Dino e o presidente do TRE/MA, desembargador Raimundo Cutrim


Durante o encontro, o advogado Sálvio Dino expressou as principais preocupações da coligação em relação às eleições de 3 de outubro. Compra de votos, transporte ilegal de eleitores e casos eventuais de violência devido ao acirramento do processo eleitoral foram elencados pela coligação Muda Maranhão como os pontos críticos a serem receberem uma atenção especial da Justiça Eleitoral.

“Temos uma preocupação em relação à compra de votos devido ao histórico dessa prática em nosso estado. Isso pode acontecer de forma velada com a contratação de fiscais, por exemplo”, relatou. De acordo com o advogado, há rumores na cidade de que elevada soma de dinheiro estaria circulando no estado com o objetivo de comprar votos. “Temos essa preocupação e pedimos que a justiça eleitoral acompanhe”, complementou Sálvio Dino.

Na seqüência, o advogado manifestou sua preocupação coma possibilidade de ocorrer, no dia da eleição, o transporte ilegal de eleitores. Sobre esse ponto, a procuradora regional eleitoral Carolina da Hora esclareceu que a Polícia Rodoviária Federal fará o monitoramento para coibir qualquer tentativa de transportar o eleitor no dia da votação, contrariando a legislação. “Seria muito bom se todas as coligassem nos procurassem para que a gente pudesse esclarecer o trabalho que está sendo realizado”, disse a procuradora.

Outra preocupação da Coligação Muda Maranhão diz respeito a eventuais excessos praticados por cabos eleitorais. “O importante é que haja o disciplinamento das manifestações para evitar casos de violência”, sugeriu Sálvio Dino.

A preocupação tem uma explicação: em 2008 o comitê do então candidato a prefeito de São Luís, Flávio Dino, localizado na Beira-Mar, foi invadido por manifestantes contrários à sua candidatura. Este ano, segundo o advogado, cabos eleitorais também contrários à candidatura de Dino se posicionam de forma ostensiva em frente ao mesmo comitê.

Também presente ao encontro, o advogado Carlos Lula disse que o desejo da Coligação Muda Maranhão é apenas o cumprimento da lei, o respeito à legislação para que as eleições deste domingo transcorram dentro da normalidade. A procuradora eleitoral disse que o Ministério Público está atento e pediu que população fique tranqüila.

Coligação pede que eleitor seja fiscal

Dino aproveitou a ocasião para pedir que cada eleitor seja um fiscal de sua candidatura. “Como diz o slogan de nossa campanha, a eleição é de todos nós e por isso é importante que as pessoas filmem, fotografem e denunciem qualquer situação que considerarem anormal”, recomendou o candidato do PC do B.

Depois da visita ao TRE, Flávio cumpriu sua agenda de campanha com caminhada na Vila Operária e carreata pela Cidade Olímpica. Hoje de manhã, ele participou de uma grande caminhada na cidade de Imperatriz. Hoje Flávio faz carreata em vários pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário