quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Deputado Pedro Veloso morre em SP

O corpo do deputado estadual Pedro Veloso, do PDT, chega hoje à noite a São Luís. Ele faleceu ontem em São Paulo, depois de enfrentar um câncer por mais de um ano. Ele chegou a realizar transplante de medula e voltou a assumir o mandato na Assembléia Legislativa.

O velório acontece amanhã na sede do Poder Legislativo Estadual, no Parque do Rangedor. Em seguida o cortejo seguirá para PIO XII, onde Veloso será sepultado.

Pedro Veloso faleceu aos 52 anos e sua morte causou comoção em Pio XII, sua base eleitoral. Ele obteve também votos em 2006 em municípois localizados nas regiões dos vales do Pindaré e Mearim, além da região do Alto Turi.   

Casado com  Anilde Oliveira e  pai de três filhos - Pedro Felipe, Joice e Ana Larissa - Veloso estava em seu segundo mandato. Disputou três eleições de deputado estadual, ficando sempre como primeiro suplente. Em 1998 foi suplente do PTR, em 2002 pelo PSTC em 2006 ficou na primeira suplência do PDT.

Começou na política ao lado do pai Raimundo Veloso, que foi prefeito de Pio XII. Em 2008 foi candidato a prefeito da cidade, mas não foi eleito porque seu irmão rompeu a unidade da família Veloso e também se candidatou a prefeito, impedindo a vitória de Pedro.

Há cerca de seis meses, ele comentou comigo em uma conversa na padaria São José, no Renascença 2, que a grande mágoa política de sua vida, foi a derrota eleitoral em 2008, motivada pela divisão familiar.

Político corajoso e voluntarioso, Pedro nunca se entregou à doença. Apesar das agruras do tratamento médico, Pedro já estava promovendo reuniões aqui em São Luis e em Pio XII para se preparar para a dura campanha de reeleição a deputado estadual.

Fui testemunha muitas vezes da coragem e determinação de Pedro na defesa do mandato do Governador Jackson Lago nas sessões na Assembléia Legislativa e nas manifestações em frente ao Palácio dos Leões.

Com certeza, Pedro Veloso foi o político com mandato que mais vezes esteve ao lado de Jackson nas manifestações em defesa da democracia maranhense realizadas em frente ao Palácio dos Leões.



Ele ameaçou várias vezes “resolver no braço” as divergências com o deputado estadual Ricardo Murad, cunhado da Governadora Sarney, em resposta às inúmeras provocações e denúncias vazias feitas pelo cunhado de Roseana na tribuna da AL. Esperto, escorregadio e cauteloso, Ricardo sempre fugiu ao debate e do embate com Pedro Veloso.

A luta contra o câncer, descoberto há pouco mais de um ano, não arrefeceu os ânimos e nem tirou brilho da trajetória de Pedro Veloso na política. Mesmo submetendo-se a rigoroso tratamento médico, já estava mantendo reuniões com suas bases políticas com vistas à candidatura a deputado estadual em 2010 pelo PDT, partido ao qual se manteve fiel. Pedro Veloso era antes de mais nada,um homem de palavra.

Dúvidas sobre o suplente de Veloso

A chapa de deputados estaduais do PDT concorreu sozinha em 2006, sem coligar com outros partidos, e obteve 384.069 votos (340.617 votos de candidatos e 43.452 votos de legenda), elegendo seis parlamentares. Os eleitos foram Camilo Figueiredo com 37.488 votos (13. ° deputado mais votado do estado); seguido de Antonio Bacelar com 34.612 votos (18.° lugar geral); Graça Paz com 34.491 votos (19.° lugar geral); Maura Jorge com 34.126 votos (20.° lugar geral); Pavão Filho, com 33,124 votos (21.° lugar geral); e Carlos Braide, com 25.876 votos (30.° lugar geral).

Pedro Veloso foi o primeiro suplente do PDT com 20.271 votos (41.° lugar geral). Com a eleição de Maura Jorge para a prefeitura de Lago da Pedra em 2008, Veloso assumiu o mandato no início de 2009.

O segundo suplente do PDT é Chico Leitoa, que obteve 19.347 votos (43.° lugar geral); seguido de Luiz Pedro com 17.467 votos (48.° lugar geral); Ruben Brito com 15.788 votos (56.° lugar geral); Geovane Castro com 15.316 votos (57.° lugar geral); e Mauro Bezerra, já falecido, com 14.018 votos (65.° lugar geral).

O mandato de Chico Leitoa (2.° suplente) está sob júdice porque ele teve suas contas de prefeito de Timon rejeitadas pelo TCE. Luiz Pedro (3.° suplente) se filiou recentemente ao PTC, de Edvaldo Holanda, Ruben Brito (4.° suplente) saíu do PDT e se fliou ao PPS e Geovane Castro (5.° suplente) se filiou ao PSL.

O sexto suplente do PDT foi Zequinha Coelho com 10.268 votos (79.° lugar geral) que continua no PDT,mas se elegeu prefeito de Estreito em 2008; o sétimo suplente é João Luciano Gomes (é filho de ex-prefeito de Pinheiro, José Genésio), com 8.609 votos (84.° lugar geral) que também saiu do PDT e se filiou ao PC do B; a oitava suplente do PDT é Helena Castro que obteve 5.552 votos (99.° lugar geral) e permaneceu na legenda brizolista.

Como o PDT/MA vai exigir na Justiça Eleitoral a devolução dos mandatos dos deputados estaduais eleitos em 2006 e que trocaram de partidos, como nos casos de Antônio Bacelar e Carlos Braide, comenta-se na AL que o nono suplente do PDT, o advogado Josemar Lima que obteve 2.580 votos (138.° lugar geral) e continua filiado ao partido de Jackson Lago, e a décima suplente, Mara de La Rocque, que obteve 2.364 votos (141.° lugar geral) poderão assumir os mandatos de deputado estadual.

O 11.° suplente de deputado estadual do PDT é o legendário jornalista e deputado federal por vários mandatos, desde 1954, Neiva Moreira.

Aguarda-se com expectativa a definição dos nomes dos suplentes do PDT que assumirão as vagas no lugar de Pedro Veloso, Antônio Bacelar e Carlos Braide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário