segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Treze anos sem Renato Russo

O Brasil perdeu um de seus maiores cantores há 13 anos. Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, aos 36 anos. Na minha modesta opinião, foi a voz masculina mais bonita que o Brasil já ouviu.

Excelente músico, dono de uma capacidade criativa e sensibilidade aguçada, Renato compôs verdadeiros poemas com melodias lindíssimas. Como intérprete, Renato se consagrou ao gravar um CD com músicas em italiano onde se destacam La Forza Della Vita, La Soletudine e Strani Amore.



Renato Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960. Conhecido como Renato Russo, foi cantor, compositor e músico. Participou das bandas Legião Urbana e do Aborto Elétrico.

É considerado por muitos críticos o maior compositor do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), onde tocou por quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira.

Em 1982, formou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro e 14 Bis.

Infância e adolescência

Até 1967 ele morou na Ilha do Governador, no Rio de janeiro. Naquele ano mudou-se com a família para Nova York, pois o pai, funcionário do Banco do Brasil, foi transferido para a agência do banco daquela cidade, em Forest Hills, no distrito de Queens.

Aos nove anos, em 1969, Renato e sua família voltaram para o Brasil, indo morar na casa de seu tio Sávio, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Em 1973 a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília, passando a morar na Asa Sul.

Em 1975, aos quinze anos, teve uma das fases mais difíceis de sua vida quando ele foi diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. A doença prendeu Renato em uma cama, praticamente imóvel, por seis longos meses.

Carreira musical

Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Felipe Lemos (Fê) (bateria) e Flávio Lemos (baixo elétrico) e do sul-africano André Pretorius (guitarra). O Aborto Elétrico foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial (formado por Fê e Flávio, junto ao guitarrista Loro Jones e ao vocalista Dinho Ouro-Preto).

Após o fim do Aborto Elétrico, Renato começa a compor e se apresentar sozinho, tornando-se "o Trovador Solitário". A fase solo durou poucos meses, até que o cantor se juntou a Marcelo Bonfá (baterista do grupo Dado e o Reino Animal), Eduardo Paraná (guitarrista, conhecido como Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (tecladista, conhecido como Paulo Paulista), formando a Legião Urbana, tendo Renato como vocalista e baixista.

Após os primeiros shows, Eduardo Paraná e Paulo Paulista saíram da Legião. A vaga de guitarrista foi assumida por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro-Preto, que fica até o início de 1983. O novo guitarrista foi Dado Villa-Lobos (que criou a banda Dado e o Reino Animal com Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, Loro Jones e o tecladista Pedro Thompson). A entrada de Dado consagrou a formação clássica da banda.

Legionário urbano

À frente da Legião, que contou com o baixista Renato Rocha entre 1984 e 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, sendo reconhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica (alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religião Urbana/Legião Urbana. Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico.

Uma das músicas de sua autoria mais conhecidas é "Faroeste Caboclo". Com uma poesia mordaz e bem humorada, Renato conta a história de um João qualquer que se envolve na marginalidade em Brasília. A letra é lindíssima e a melodia contagiante que mistura rock e punk em mais de nove minutos de pura harmonia musical.

Veja agora um vídeo com Renato Russo cantando Faroeste Caboclo. A animação do vídeo foi feita pela designer gráfica Dea Martins, em 2006. Até ontem à noite este vídeo já registrava 1.605.156 exibições no You Tube.





Doença e morte

Renato Russo morreu em 11 de outubro de 1996, pesando apenas 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela AIDS (era soropositivo desde 1989), mas jamais revelou publicamente sua doença. Seu corpo foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado e Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim do grupo Legião Urbana. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Russo. Mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta vendagens expressivas de seus discos.

Discografia:

1) Discos solo:

• The Stonewall Celebration Concert (1994) - (250 mil cópias vendidas):
• Equilíbrio Distante (1995) - (1 milhão de cópias vendidas):
• O Último Solo (1997) (póstumo) (500 mil cópias vendidas):
• Série Bis: Renato Russo - Duplo (2000) (coletânea):
• Série Para Sempre: Renato Russo (2001) (coletânea);
• Série Identidade: Renato Russo (2002) (coletânea);
• Presente (2003) (póstumo) (150 mil cópias vendidas);
• O Talento de Renato Russo (2004) (coletânea); e
• O Trovador Solitário (2008) - (póstumo). Este é o único álbum do cantor não lançado pela gravadora EMI. Foi lançado pelo selo Descobertas/Coqueiro Verde.

2) Discos com a Legião Urbana:

2.1) Álbuns de estúdio:

• Legião Urbana (1984);
• Dois (1986);
• Que País É Este? 1978/1987 (1987);
• As Quatro Estações (1989);
• V (1991);
• O Descobrimento do Brasil (1994);
• A Tempestade ou O Livro dos Dias (1996); e
• Uma Outra Estação (1997) – (póstumo).

2) Coletâneas:

• Música para Acampamentos (1992) (coletânea de gravações ao vivo); e
• Mais do Mesmo (1998) (póstumo).

3) Trilhas:

• A Era dos Halley (2007) (especial de TV gravado originalmente em 1985; em que a Legião Urbana participa com uma versão embrionária da Canção do Senhor da Guerra) (póstumo)

4) Álbuns ao vivo:

• Acústico MTV Legião Urbana (1999) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo);
• Como É que Se Diz Eu Te Amo (2001) (gravado ao vivo em 1994 na turnê de "O Descobrimento do Brasil") (póstumo); e
• As Quatro Estações ao Vivo (2004) (gravado ao vivo em 1994 na turnê de "As Quatro Estações") (póstumo).

5) Videografia:

• Acústico MTV (1999) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo);
• Renato Russo Entrevistas (2006) (DVD lançado pela MTV com entrevistas guardadas durante 10 anos) (póstumo); e
• Acústico MTV Série Bis DVD + CD (2007) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo).

Eu sinto muita falta da presença de Renato nos palcos do Brasil. Que saudades!

* Informações extraidas da Wikipédia em lingua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário