sábado, 3 de outubro de 2009

World Future Council premia ações de segurança alimentar brasileiras

O ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula, Patrus Ananias, recebeu em Hamburgo, na Alemanha, prêmio por trabalho de segurança alimentar e nutricional iniciado em Belo Horizonte

As políticas de segurança alimentar e nutricional implantadas em Belo Horizonte pela Lei Municipal 6.352, de 15 de julho de 1993, receberam o 1º Prêmio Políticas do Futuro (Future Policy Award), concedido pelo World Future Council. As ações foram iniciadas durante a gestão do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, à frente da prefeitura da capital mineira. O ministro esteve, no dia 1º, em Hamburgo, norte da Alemanha, para receber o prêmio.

Em 2007, os conselheiros da organização não governamental fundada em 2004 pelo ativista sueco Jakob von Uexkull escolheram o tema da segurança alimentar em função da crise mundial de alimentos e do crescente número de pessoas com fome ao redor do globo (um bilhão de pessoas em dezembro de 2008, segundo a entidade). Cinco iniciativas da Ásia, África, América Latina, América Central e Europa foram indicadas e o prêmio principal foi entregue ao Brasil.

A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte foi escolhida como exemplo de solução local que pode ser posta em prática por outros governos. Além disso, os conselheiros consideraram que aquela é a mais abrangente legislação para acabar com a fome e garantir segurança nutricional para todos os cidadãos, com resultados impressionantes. Entre eles, apontam que a mortalidade infantil diminuiu 60% nos últimos 10 anos, o número de crianças com menos de 5 anos internadas por desnutrição caiu 75%, e que 40% dos moradores da cidade se beneficiam das políticas municipais.

Embrião – Os 50 conselheiros do World Future Council avaliaram que a estratégia Fome Zero, do Governo Federal, é desdobramento das políticas implantadas na Prefeitura de Belo Horizonte, como o Restaurante Popular e o Programa Abastecer.

No início de setembro, uma equipe da instituição visitou as experiências em Belo Horizonte e conheceu de perto pessoas cujas vidas melhoraram a partir das ações de segurança alimentar e nutricional. A partir do trabalho, foi produzido um vídeo que está na internet (http://tiny.cc/Fol7h).

* texto produzido pela assessoria de imprensa do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário