sábado, 10 de outubro de 2009

Mirante/Mentira boicota Zeca Baleiro

A maior revelação musical dos últimos anos no Maranhão é sem dúvida nenhuma, Zeca Baleiro, nascido em Arari em 11 de abril de 1966.

Nome artístico de José Ribamar Coelho Santos, Zeca é cantor, compositor e músico brasileiro de MPB. Há muitos anos mudou para São Paulo onde sua carreira musical deslanchou.

Zeca Baleiro canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz, Charlie Brown Jr, O Rappa e Babado Novo.

Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras.

Foi morar em São Paulo, onde dividia um apartamento com seu parceiro musical Chico César. Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto para a fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "A Flor da Pele", no qual alcançou projeção nacional.

Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho.

Segundo a Wikipédia em língua portuguesa, a música de Baleiro deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros como samba, pagode e baião com elementos do rock, pop, música eletrônica e um modo muito particular de tocar violão. Suas letras contém, de forma inteligente, humor e poesia.

Zeca Baleiro teve muitas de suas canções incluídas em trilhas sonoras de telenovelas da Rede Globo, Rede Bandeirantes e Rede Record, algumas delas são:

* Bandeira - novela Por Amor;
* A flor da pele - novela Serras Azuis;
* Heavy Metal do Senhor - novela Era uma Vez;
* Quase Nada - novela Estrela-guia;
* Samba do Aproach - novela Da cor do Pecado;
* Palavras e Silêncio - novela Prova de Amor; e
* Balada do céu negro - novela Bang Bang.

Zeca compôs também músicas que se tornaram trilhas sonoras dos seguintes filmes:

* Bicho de Sete Cabeças; e
* Celeste e Estrela

Confira agora a discografia de Zeca Baleiro:

Discos autorais:

* Por Onde Andará Stephen Fry? (1997);
* Vô Imbolá (1999);
* Líricas (2000);
* Pet Shop Mundo Cão (2002);
* Raimundo Fagner e Zeca Baleiro (2003);
* Baladas do Asfalto e Outros Blues (2005);
* Baladas do Asfalto e Outros Blues Ao Vivo (2006);
* O Coração do Homem Bomba - Vol. 1 (2008); e
* O Coração do Homem Bomba - Vol. 2 (2008)

Zeca Baleiro também lançou as seguintes coletâneas e trilhas:

* Brésil;
* Calor do Brasil;
* Metamophoses;
* MPBZ by Marco Mazzola;
* Novo Canto;
* O Melhor do Acústico MTV;
* Palco MPB;
* Zeca Baleiro - Perfil;
* Zeca Baleiro - Lado Z; e
* Reggae Around the World

Em 1997 Zeca recebeu o premio APCA de melhor cantor e em 1998 o premio Sharp de melhor canção, melhor disco e e melhor revelação.

Por ter um aguçado senso crítico e compromisso histórico com a luta pela justiça em sua terra natal, Baleiro vem sofrendo uma espécie de boicote velado dos veículos de comunicação pertencentes à família do senador José Sarney.

Baleiro foi um crítico mordaz da volta da governadora Sarney ao poder estadual através do tapetão do Tribunal Superior Eleitoral.

Numa postura eminentemente democrática, Baleiro foi um dos defensores do mandato popular conferido a Jackson Lago em 2006 por um milhão, trezentos e noventa e três mil, seiscentos e quarenta e sete eleitores.

Sua posição independente e altaneira custou a Baleiro o silêncio dos veículos de comunicação do sistema Mirante/Mentira: as rádios não tocam suas músicas; as emissoras de TV e o jornal da família não citam seu nome e nem produzem matérias sobre a carreira do compositor e cantor maranhensede Arari.

Veja agora o vídeo de Zeca Baleiro cantando "Lenha", sua música mais conhecida, durante a abertura do novo Cultural Bar, na cidade mineira de Juiz de Fora, em seis de março de 2009.

Foi de arrepiar!

Um comentário: