sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PSB vai exigir devolução de mandatos de deputados na justiça eleitoral

O diretório regional do PSB vai entrar com processo no TRE do Maranhão exigindo a devolução dos mandatos dos deputados estaduais Afonso Manoel Borges Ferreira e do professor José Lima dos Santos Filho que se elegeram pela legenda em 2006 e anteontem se filiaram ao PMDB e PV respectivamente.

A informação foi dada hoje ao blog pelo presidente do diretório regional do PSB/MA advogado José Antonio Almeida, pelo presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, deputado Marcelo Tavares e pelo ex-governador do Estado, José Reinaldo Carneiro Tavares.

Tanto Afonso (71.372 votos) como Lima (27.124 votos) se beneficiaram muito do prestígio dado pelo ex-governador José Reinaldo Tavares na campanha de 2006 para se elegeram, sendo que Afonso Manoel foi o deputado mais votado naquelas eleições.

Nos dois anos e 17 dias de gestão do governador cassado Jackson Lago, os dois deputados também foram muito beneficiados, indicando aliados para cargos no governo do PDT.

Até a manhã de hoje, sexta-feira, o deputado estadual Paulo Roberto Almeida Neto (29.257 votos) ainda não tinha decidido se ficará no PSB ou se filiará ao PV. Caso ele mude de partido, o PSB/MA também vai exigir seu mandato de volta na justiça. Neto recebeu também muito apoio dos dois últimos ex-governadores do Maranhão, principalmente durante todo o processo de investigação da possível participação de Paulo Neto no assassinato do prefeito de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu, mais conhecido como Bertin, do PSC.

Se o processo a ser impetrado pelo PSB do Maranhão for aceito pelo TRE/MA, deverão assumir os mandatos de Afonso Manoel, José Lima e Paulo Neto os suplentes Luana Maria da Silva Costa (3.ª suplente com 10.600 votos e esposa do deputado federal Ribamar Alves, do PSB); Roberto Dourado Câmara Ferreira (4.° suplente com 6.638 votos e filho do ex-prefeito de São José de Ribamar, J. Câmara); e Francisco das Chagas Gomes (5.° suplente com 5.996 votos e presidente do diretório municipal do PSB de Chapadinha).

Os dois primeiros suplentes de deputado estadual do PSB nas eleições de 2006, Conceição Andrade (14.861 votos) e Othelino Filho (13.899 votos) não assumirão os mandatos porque também saíram do PSB. Conceição até hoje de manhã ainda na tinha se filiado a um novo partido e Othelino se filiou ao PPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário