sábado, 24 de outubro de 2009

Elis Regina canta "O Bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Branc

Para mim a melhor cantora brasileira de todos os tempos foi a gaúcha Elis Regina, a nossa "Pimentinha". Dona de uma voz sem igual, Elis tinha muito presença de palco em qualquer lugar em que se apresentava.

Este vídeo foi produzido pela TV Globo em um circo no Rio de Janeiro e foi apresentado no programa dominical daquela emissora de TV, o Fantástico, em 1979.

A letra da música "O Bêbado e a equilibrista" foi composta pela dupla João Bosco e Aldir Branc e cita personagens da história recente do Brasil como Betinho, o irmão de Henfil, e Wladimir Herzog, jornalista barbaramente torturado e assassinads nas dependências do Doi-Codi em São Paulo, o marido de Clarice.

Neste vídeo Elis Regina está muito bonita, vestida com um longo preto, uma gargantilha preta com um adorno prateado em volta do pescoço, um par de brincos cor de prata e cabelos soltos.

No início e no final do clipe de três minutos e quarenta e três segundos, Elis veste um fraque preto e com uma cartola preta na cabeça. O rosto de Elis está esbranquiçado pela maquiagem e uma sombra escura rodeia seus lindos olhos negros.

E pensar que em 1982 quando eu já morava em Fortaleza, fui a São Paulo no dia 19 de Janeiro para resolver um problema familiar da minha irmã mais velha que morava nos Jardins. Quando soube da morte de Elis pelo noticiário da rádio Jovem Pan AM me desloquei de táxi até a porta do prédio dela, na rua Melo Alves.

Como tinha muita gente no local, fui para casa da minha mãe no Campo Belo e só depois, à noite, fui até o velório que aconteceu no teatro da Tv Bandeirantes, na Avenida Brigadeiro Luiz António, no centro da cidade.

Confesso que chorei quando vi Elis no caixão. Boa parte da minha adolescência e juventude foi embalada pela voz marcante de Elis Regina. Assisti a quatro apresentações dela em quatro dias, quando ela se apresentou no TUCA, Teatro da Universidade Católica, onde eu estudei, nos anos 70.

vejam agora essa performance incrível de Elis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário