sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pelé eterno

E ainda tem gente, até no Brasil, que diz que Maradona jogou mais futebol que Pelé.

As novas gerações brasileiras não conhecem Pelé e nem o viram jogando em campo. Eu assisti a mais de trinta jogos do Pelé, inclusive seu jogo da despedida na seleção brasileira em 1972, no Morumbi, contra a Iugoslávia.

Eu assisti jogos de Pelé no Pacaembu, Morumbi, Parque Antártica, Vila Belmiro e no campo do Juventus, na Rua Javari, na Móoca.

O gol mais bonito que vi Pelé fazer foi contra a Portuguesa de Desportos em 1974 no Pacaembu. O lateral esquerdo do Santos bateu um arremesso lateral para o Edu, que estava na ponta esquerda do ataque santista. Ele viu Pele na entrada da área da Lusa, mais pela esquerda e lançou a bola alta para Pelé.

Quando a bola chegou Pelé estava de lado em relação ao gol defendido pelo goleiro Zecão. Ela matou a bola no peito e girou o corpo em direção ao gol. Ele praticamente prendeu a bola no peito e girou junto com ela. A bola desceu e sem deixá-la cair no chão, Pelé emendou de esquerda e a bola entrou no ângulo direito da meta defendida por Zecão, que nem se mexeu.

Foi a última vez que assisti no campo, o nosso eterno camisa 10 saltando e dando um soco no ar com o mão direita para festejar mais um gol de sua carreira.

Eu fui mais de uma centena de vezes a estádios de futebol para ver Pelé, Coutinho, Dorval, Pepe, Mengálvio, Rivelino, Paulo Borges, Leivinha, Dudu, Dario Pereira, Pedro Rocha, Ademir da Guia, Gérson, Garrincha, Ivair, Djalma Santos, Carlos Alberto Torres, Zé Maria, Djalma Dias, Ramos Delgado, Luís Pereira, Leivinha, Toninho Guerreiro, Roberto Dinamite, Marinho Peres, Marinho Chagas, Leão, Rogério Ceni, Marcos, Roberto Dias, Manoel Maria, Tostão, Dirceu Lopes, Jairzinho, Paulo César Caju, Zico, Sócrates, Zenon. Casagrande, Ailton Lira, Pita, Cafu. Roberto Carlos, Rivaldo, Djalminha, Silas, Muller, Careca e Raí entre outros.

Para falar a verdade Maradona nem jogou mais bola que Zico, que teve azar na carreira e não foi campeão nas três copas do mundo (1978, 1982 e 1986) que disputou.

Veja agora um vídeo com uma seleção de gols de Pelé chutando de direita, de esquerda, de cabeça, de falta, de pênalti e aplicando todos os tipos conhecidos de dribles.

É um verdadeiro espetáculo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário