sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começa a 19.ª copa do mundo de futebol na África do Sul

E a 19.ª copa do mundo de futebol começa hoje. A disputa Europa e América do Sul poderá desempatar (está 9 a 9) ou o continente negro ganhará sua primeira copa.

São nove vitórias sul-americanas (Brasil cinco, Argentina e Uruguai duas cada) e outras nove européias (Itália quatro vezes, Alemanha três, Inglaterra e França uma vez cada).

Confesso que estou meio desmotivado pela primeira vez em minha vida.

A primeira copa que assisti pela TV, ao lado do meu saudoso pai, foi a do México, em 1970, quando nos sagramos tricampeões com aquele esquadrão de craques comandados por Pelé, Gérson, Rivelino, Tostão, Jairzinho e Carlos Alberto.

Acho que fiquei mal acostumado e na copa seguinte, a da Alemanha, de 1974, fiquei possesso com a soberba de Zagalo, que não via perigo na seleção holandesa e tomamos um vareio de bola de Cruiff e Cia. Ltda.

Zagalo demonstrou seu lado imbecil ao deixar Ademir da Guia no banco e escalar Valdomiro como titular e deixar o Edu, do Santos, na plenitude da forma no banco de reservas.

Em 1978 a CBF inventou Cláudio Coutinho que deixou Falcão no Brasil para levar Chicão para a Argentina. O técnico deveria ter sido Rubens Minelli, tricampeão pelo Internacional/RS (1975/1976) e pelo São Paulo (1977).

Em 1982 achei que seria a reedição do futebol-arte de 70. Foi o segundo melhor meio campo que vi jogar pelo Brasil: Falcão, Zico e Sócrates. O time ainda tinha Leandro, Oscar e Junior. Se Reinaldo ou Careca tivesse jogado a copa da Espanha, talvez tivéssemos sido campeões.

Quatro anos depois no México, tínhamos uma seleção boa, mas envelhecida. Zico e Sócrates não estavam bem e os volantes Elzo e Alemão eram sofríveis.

Telê Santana era um excelente técnico, mas não ganhou uma copa do mundo.

Em 1990 na Alemanha vi a pior seleção brasileira da minha vida. Um técnico medíocre, Lazaroni, que se preocupou mais em tentar revender jogadores do Vasco da Gama para o mercado europeu.

Em 1994 nos EUA o tetra com um time medíocre em que só Romário sobressaiu. Uma boa defesa, um volante leão de chácara eficiente (Mauro Silva) e três jogadores que diziam serem meias (Dunga, Mazinho e Zinho), mas jogaram como volantes.

Foi a copa da retranca e dos times ruins. Ganhou a seleção menos pior nos pênaltis, depois de um modorrento zero a zero nos 120 minutos de jogo. Ganhou a seleção com o atacante mais eficiente (Romário).

Ali começou a era do futebol de resultados de Parreira, Zagalo e Dunga, o único capitão canarinho que levantou a taça e não demonstrou alegria.

Em 1998 Zagalo nos enganou pela terceira vez. Em 1970 pegou o bonde andando e susbtituiu João Saldanha que já tinha montado a seleção. Em 1974 estava mais cego do que o Mister Magoo. Em 1998 se não fosse Ronaldinho Fenômeno e Rivaldo, não chegaríamos a nossa sexta final de copa do mundo. Se Romário não tivesse sido cortado, talvez a história do mundial da França tivesse um final feliz para nós.

Em 2002 fomos de Felipão, três zagueiros (Lúcio, Roque Junior e Edmilson), dois bons alas (Cafu e Roberto Carlos), um volante no esplendor da forma (Gilberto Silva jovem) e três avantes de primeira qualidade (Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo).

Fomos penta com muita justiça.

Em 2006 volta o retranqueiro Parreira que perdeu o controle sobre o grupo, que soberbamente já se considerava campeão antecipadamente.

Ronaldo e Adriano gordos, Roberto Carlos displicente, Kaká acanhado e Ronaldinho Gaúcho deslumbrado não renderam o esperado e perdemos de novo para Zidane e Cia.

Agora em 2010 é a vez de Dunga, discípulo dileto de Parreira e Zagalo. Poderá até ganhar a copa e reafirmar a eficiência do futebol de resultados.

A defesa é boa, mas a média de idade se Gilberto jogar na lateral esquerda será alta. Gilberto Silva está lento e Felipe Melo é uma invenção de Dunga: misto de violência com rebeldia; E o pior é que ele não sabe sair jogando com a bola e passa muito mal, além de mascarado.

Um vaticínio: Felipe Melo vai ser expulso nesta primeira fase da copa. Talvez até perca a posição para Josué ou Daniel Alves.

Elano é eficiente, mas não é craque na posição em que despontam Ronaldinho Gaúcho, Alex e Ganso.

Kaká não está 100 por cento e seu reserva Júlio Batista é um brucutu.

Mas o que irrita mesmo é a mediocridade dos reservas no meio campo: Josué e Kleberson não deveriam ter ido à África do Sul.

Ainda acho que no decorrer dos jogos Dunga vai escalar Daniel Alves na lateral esquerda ou no meio campo, no lugar de Elano.

A dupla de ataque, Robinho e Luiz Fabiano, é o ponto mais forte do time a acho que quem vai brilhar nesta copa é o santista, que está com fome de bola.

Se prevalecer a lógica e os favoritos vencerem seus jogos, poderemos enfrentar o Chile nas oitavas de final; a Holanda ou Paraguai nas quartas de final; o Uruguai, a Sérvia, a Inglaterra ou a Nigéria nas semi-finais; e a Argentina, Espanha, Itália, Portugal, França ou Camarões na grande finalíssima.

Ah! Mas eu gostaria mesmo era ver o garoto Neymar na copa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário