quinta-feira, 10 de junho de 2010

PT do Maranhão pode ter tratamento diferente do PT/MG

Matéria postada hoje no blog do jornalista Josias de Sousa, do UOL e da Folha de São Paulo, acena com a possibilidade da direção nacional do PT, que se reúne amanhã em Brasília, liberar o PT maranhense do apoio forçado à candidatura de Roseana Sarney, do PMDB.

Essa matéria demonstra a preocupação de Lula de não criar marola à campanha de Dilma Roussef, caso o partido interviesse no Maranhão e o deputado Domingos Dutra iniciasse uma greve de fome no plenário da Câmara Federal.

Pesou também na possível flexibilização de Lula em relação à sucessão maranhense, o relatório reservado elaborado pelo secretário geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, que esteve no Maranhão recentemente a confirmou a veracidade das denúncias de revista Veja, que afirmou que cabos eleitorais do grupo de Washington Oliveira usaram dinheiro sujo de Roseana para tentar comprar alguns delegados petistas que não concordavam com a coligação com o PMDB.


Há dois dias noticiei neste blog que um dirigente nacional do PT chegou a propor ao PT local a formação de uma chapa camarão, sem candidato a governador, mas com com candidatos a deputado federal e estadual. A idéia não prosperou e nem a possibilidade de candidatura própria do PT/MA, devido à beligerância entre os dois grupos que racharam literalmente o partido.

Leiam a postagem de Josias de Sousa:

"O PT do Maranhão deve receber da direção nacional da legenda um tratamento diferente do que foi dispensado ao petismo de Minas Gerais.

Ao diretório mineiro, impôs-se o apoio a Hélio Costa (PMDB).

O do Maranhão pode ser liberado para negar apoio à recandidatura de Roseana Sarney (PMDB).

Nesta sexta (11), reúne-se em Brasília o diretório nacional do PT.

Vai deliberar sobre as pendências que ainda sobrevivem nos Estados. Entre elas a do Maranhão.

Por maioria apertada –87 votos a 85— encontro estadual do PT-MA aprovara o apoio ao deputado Flávio Dino, candidato do PCdoB ao governo maranhense.

O PT federal tendia a obrigar o partido a rever a decisão. Dino seria lançado ao mar. E o petismo maranhense iria ao colo de Roseana, candidata à reeleição.




Roseana aflita ao constatar que poderá não ter o apoio do PT/MA a sua candidatura



Súbito, foi ao noticiário a denúncia de que os Sarney tentaram comprar o apoio de delegados petistas. As ofertas variaram de R$ 20 mil a R$ 40 mil.

A novidade fez o PT federal refluir. Vão à mesa na reunião do diretório três propostas:

1) A migração para Roseana; 2) A manutenção do apoio a Dino; 3) A neutralidade. Entre as três, a primeira é a que tem, hoje, a menor taxa de adesão.

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) ameaça entrar em greve de fome caso seja tomada qualquer decisão que leve à revisão do apoio a Flávio Dino."

Um comentário:

  1. Os petistas podem votar no Dino... e os maranhenses??? será que votarão nele?? Lembrem-se do que digo hoje: Dino terá mais votos na Ilha de são Luís, Jackson vai ter a melhor votação em Imperatriz e Roseana no restante do Estado. Resultado pode ser a eleição decidida no primeiro turno.

    ResponderExcluir