sexta-feira, 11 de junho de 2010

Flávio Dino é mais candidato do que nunca a governador do Maranhão

O deputado federal Flávio Dino, do PC do B, reagiu indignado hoje à tarde à decisão tomada pela direção nacional do PT de forçar a secção maranhense a apoiar a candidatura de Roseana Sarney ao governo do estado.

A posição tomada hoje em Brasília por 44 votos a 30 anulou a decisão tomada no final de março no encontro estadual dos petistas maranhenses, que, por 87 votos a 85, tinha resolvido que o PT se coligaria com o PC do B e o PSB em torno da candidatura de Dino a governador.

Na reunião nacional do PT de hoje, os grupos da esquerda do PT, que têm como principais líderes o secretário geral do partido, deputado federal José Eduardo Cardozo, de São Paulo, Walter Pomar, Renato Simões e os seguidores do ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, se posicionaram a favor da manutenção da decisão de março passado.

Já o grupo de Lula, Dilma, Zé Dirceu e Genoíno teve apoio dos seguidores da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e alcançaram 54% dos votos dos presentes.

O encontro não poderia deliberar uma intervenção no diretório regional do PT/MA, porque a decisão precisaria ter o apoio de um quorum qualificado de 60% dos presentes, ou 45 votos.

Em conversa telefônica com Bira do Pindaré, um dos líderes do PT/MA que apóiam Flávio Dino, fui informado que nenhum dos petistas que não querem a coligação com Roseana deverá se candidatar a cargo eletivo em 2010.

“Não serei candidato a qualquer cargo e tenho a certeza de que a candidatura de Flávio crescerá muito. O PT que apóia Roseana não elegerá deputados através do voto consciente e de opinião. Só se forem eleitos através de esquemas com prefeitos, os chamados currais...”, disse Pindaré.

Logo depois do término da reunião do diretório nacional do PT, o deputado Flávio Dino divulgou a seguinte nota:

“ SOBRE A DECISÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PT

1- Como parceiro de tantas lutas e militante da esquerda brasileira, lamento o equívoco político da maioria da direção nacional do PT. Tão grave erro tem consequencias táticas e estratégicas igualmente graves, como a história demonstrará. Manifesto também a indignação contra o tratamento desrespeitoso ao PSB, ao PCdoB e ao PT do Maranhão.

2 – Não há qualquer motivo jurídico ou político que sustente a decisão da maioria da direção nacional do PT.

3 – Agradeço a confiança das direções nacionais e estaduais do PSB e do PCdoB, que desde o começo do processo manifestam-se a favor de um Maranhão justo e desenvolvido. Do mesmo modo, o meu reconhecimento aos companheiros do PT do Maranhão, os quais, em sua imensa maioria, permanecem determinados a renovar e mudar a política maranhense.

4 – Prossigo na pré-campanha no Maranhão, com o PCdoB, o PSB, os petistas e os movimentos sociais. A esperança está mais viva do que nunca. Quem conhece o sofrimento e a pobreza do povo do Maranhão, e se indigna com essa situação vergonhosa, não se permite ter medo.

5 – Amanhã (sábado) estaremos debatendo nosso Programa de Governo nos municípios de Colinas, Mirador e Dom Pedro. No domingo, participarei do Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS), em São Luís.

6 – Faremos nossa Convenção Estadual no dia 26 de junho, em São Luís. Vamos vencer as eleições. A esperança sempre vence o medo.

Em 11 de junho de 2010.

Flávio Dino
Vice-líder do PCdoB na Câmara e pré-candidato a governador do Maranhão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário