quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais uma mentira de Roseana desmascarada: Maranhão teve apenas 6.931 novos empregos nos últimos 14 meses

Vocês lembram de ter assistido na TV nos últimos dias um informe publicitário do "novo" governo do Maranhão que afirma que nos últimos 12 meses foram criados mais de doze mil novos empregos por mês no Maranhão, num total de mais de 140 mil novos empregos no período.

Pois bem como a mentira tem perna curta, preciou vir um intelectual independente e mestre em Economia Empresarial. o professor Aristides Lobão Neto, para repor a verdade.

Um artigo escrito por Lobão Neto esclarece que enquanto foram criados 144.734 novos postos de trabalho de março de 2009 a março de 2010, foram demitidos no mesmo período 137.734 trabalhadores, o que significa o superavit de apenas 6.931 novos postos no mercado de trabalho maranhense.

Leia o artigo do professor Lobão Neto na íntegra. que recebi de um amigo por Email, e entenda porque uma meia verdade quase sempre é uma mentira inteira:

"Recentemente o Governo do Estado do Maranhão começou a divulgar propaganda na qual relata vários feitos já realizados no Estado em seu curto tempo de trabalho, entre eles o surgimento de mais de 140.000 postos de trabalhos formais, de acordo com informações disponíveis pelo CAGED.

De fato, ao analisarmos os números da série histórica disponibilizada pelo CAGED que vai de março de 2009 a março de 2010, constata-se que a economia maranhense gerou nesse período exatos 144.734 postos de trabalho formais o que de certa forma confirma o que vem sendo vinculado pela propaganda oficial.

A grande questão é que “esquece” o Governo do Estado que a atividade econômica não só no Maranhão, mas no Brasil e no Mundo, gera, além das admissões, as tristes demissões. Mesmo em uma economia em franca expansão como a brasileira e a chinesa, mês a mês há registros de pessoas que foram empregadas e outras que perderam os seus empregos.

No caso do Maranhão enquanto foram admitidos novos 144.734 trabalhadores na economia local no período acima citado, 137.734 perderam os seus empregos, e isso a propaganda não cita.

O Governo do Estado deveria divulgar para a população o saldo final entre empregados e desempregados que foi de apenas 6.931 pessoas deixando o Maranhão apenas na 22° colocação entre todos os estados brasileiros, e não somente divulgar um lado desse processo.

O Governo Federal divulga que o a economia brasileira vem batendo sucessivos recordes de geração de postos de trabalhos formais e, assim como o Governo do Estado do Maranhão, tem como fonte os dados disponibilizados pelo CAGED. A diferença é que no caso do Governo Federal ele sempre se reporta ao saldo final e não somente ao número de admitidos.

Caso a propaganda oficial do Governo Federal divulgasse que entre março de 2009 e março de 2010 a economia brasileira gerou um número recorde de 17.074.853 postos de trabalho formais, a oposição ao governo Lula poderia muito bem divulgar que o número de demissões também foi recorde, na ordem de 15.364.733. Nesse caso, nenhum dos lados estaria contando uma mentira, mas estariam deixando de contar a verdade inteira, pois o que interessa no final do processo é o seu saldo.

Assim sendo, tomara que na próxima propaganda oficial o Governo do Maranhão não esqueça de mostrar a verdade inteira e trabalhar com o saldo final entre admissões e demissões de trabalhadores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário