domingo, 13 de junho de 2010

Greve de fome de Dutra e Manoel da Conceição completa 48 horas

A greve de fome do deputado federal Domingos Dutra e do líder camponês e fundador do PT, Manoel da Conceição, iniciada sexta-feira à noite no plenário da Câmara Federal, em Brasília, em protesto contra a decisão do diretório nacional petista que obriga o PT/MA a se coligar com o PMDB de Roseana Sarney, completou 48 horas agora a pouco, no início desta noite.

Conceição tem 75 anos e foi o terceiro brasileiro a assinar o manifesto de criação do Partido dos Trabalhadores no final dos anos 70. Sua assinatura aparece logo depois das assinaturas de Mário Pedrosa e de Apolônio de Carvalho,nomes históricos da esquerda brasileira e fundadores do PT, já falecidos.

Manoel da Conceição tem uma longa história de lutas pela terra no Maranhão. Nasceu em Pirapemas em 1935 e na juventude já combatia o vitorinismo, no final dos anos 40 e nas décadas de 50 e 60.

Em conflito armado contra a polícia do então governador José Sarney, na segunda metade da decada de 60, perdeu uma perna por causa de um tiro, foi barbaramente torturado e mantido preso.

Foi exilado do país e na sua volta ajudou a fundar o PT no final da década de 70, pelo qual foi o primeiro candidato a governador de Pernambuco, nas eleições de 1982.

Recentemente sofreu um AVC e participou ativamente do movimento em defesa do mandato do governador eleito do Maranhão, Jackson Lago.

Manoel vive em Imperatriz e na sexta-feira esteve na reunião do diretório nacional do PT que decidiu o futuro da legenda no Maranhão. Seguranças tentaram barrar sua entrada na sede do PT, quando ele reagiu exigindo respeito a sua condição de fundador do partido.

Mas seu apelo e suas palavras não foram ouvidas pelos dirigentes nacionais petistas que por 44 votos a 30 decidiram entregar o partido da estrela vermelha no Maranhão à oligarquia mais atrasada e conservadora do Brasil.

Inconformado e decepcionado com a decisão do partido que ele ajudou a criar e dedicou mais de 30 anos de sua vida para construí-lo, Manoel da Conceição não teve dúvidas e no final da tarde de sexta-feira se juntou ao deputado federal Domingos Dutra, no plenário da Câmara Federal para iniciar uma greve de fome.

Vejam agora o depoimento dos dois petistas gravado em vídeo na Câmara Federal hoje no início da tarde:



Nenhum comentário:

Postar um comentário